Resenha: Medo de Michael Grant

Título: Medo
Série: Gone #5
Autor: Michael Grant
Editora: Galera Record
Gênero: Young Adult, Ficção Científica, Sobrenatural, Terror
Ano: 2014
Páginas: 448
Compare preços
      
Sinopse: Já faz mais de um ano desde que todos os adultos simplesmente desapareceram. E apesar das mentiras, da praga e da fome que assolaram as crianças de Praia Perdida, de alguma forma elas foram capazes de sobreviver. No entanto, dessa vez as ameaças são ainda mais aterrorizantes do que antes. Dentro de LGAR, a Escuridão começa a dominar, e a luz do sol fica cada vez mais escassa. No escuro, enxergar torna-se impossível, assim como plantar e colher alimentos. O pânico e a ameaça da fome levam os moradores à beira da loucura.

Quatro meses se passaram desde o último livro e tudo parece estar em paz, mas é claro que num no mundo criado por Michael Grant, paz não é uma palavra recorrente e ela está prestes a acabar. Evitei ao máximo falar qualquer spoiler para quem não leu os últimos, já que esse é o 5º livro.

Ninguém com mais de 5 anos estava desarmado. Havia facas, facões, bastões de beisebol, cassetetes com grandes pregos atravessados, correntes e armas de fogo.

Há mais de um ano todos os adultos sumiram, ficando somente as crianças e adolescentes de até 14 anos no que elas chamaram de LGAR (Lugar da Galera da Área Radioativa). Depois de tudo que eles passaram, agora eles estão divididos em dois grupos: um na Praia Perdida e outro no Lago Tramonto, cada um liderado por alguém. Tudo está tranquilo nos últimos meses, mas a verdade é que não dá pra ficar totalmente despreocupado quando há a possibilidade de a Escuridão e Drake estarem vivos em algum lugar, só esperando para atacar. 
Merecia o inferno. E tinha a suspeita terrível de que o bebê dentro dela era o demônio enviado para leva-la até lá.

Além disso, quase todos humanos e criaturas vivas sofreram algum tipo de mutação e algumas das crianças tem poderes, desde mover coisas com a mente à super velocidade. Os animais também mudaram e alguns são terríveis, vemos desde cobras voadoras à insetos que comem os humanos de dentro para fora. Eles mais uma vez vão enfrentar vários problemas. E agora uma das meninas está grávida, só que o bebê está crescendo mais rápido do que supostamente devia e é certo que tenha poderes que parecem ficar mais forte com o tempo.

- Escuridão completa - disse Sam, para ouvir, para ver se conseguia aceitar. - Nada vai crescer. Não vamos poder pescar. Vamos... vamos vaguear no escuro até morrer de fome. As crianças vão deduzir isso. Vão entrar em pânico.
- Talvez a mancha pare.
Mas Sam não estava escutando.
- É o fim do jogo.

Após a parede que os cerca começar a mudar e escurecer, o pânico começa a invadir e o medo a tomar conta de todos. Como se não bastasse todos os problemas que enfrentaram, que estão enfrentando e os inimigos já conhecidos, um novo inimigo (completamente psicopata) com um grande poder, está surgindo e ele quer vingança contra aqueles que o ignoraram.

[...] Você sente o que essa escuridão faz com a gente? O modo como ela nos enclausura? De repente o pessoal percebe que está num grande aquário redondo. Medo do escuro, medo de estar trancado. A maioria vai ficar bem durante um tempo, mas o problema não é a “maioria”. São os elos mais fracos. Aqueles que já estão no limite.

A narração continua a mesma, sob a visão de vários personagens e isso não é confuso, na verdade é ótimo, porque uma história assim pede esse tipo de narrativa para sabermos o que acontece em todo canto. A única coisa que não entendi foi a capa nacional, que achei belíssima (prefiro as nacionais do que as originais sem graça), porque nos quatro livros anteriores a capa fez sentido pra mim, mas nessa há três criaturas das quais eu não consegui identificar na história. No máximo, os que parecem lobos, poderiam ser os coiotes (que falam e comem humanos), mas a do meio que mais parece um lobisomem ou algo do tipo eu não identifiquei. 

Algo que achei bem interessante é que haviam capítulos que mostravam o lado de fora do LGAR, da redoma/cúpula que prendia as crianças do lado de dentro e pudemos saber mais sobre o que acontecia do lado de fora. As pessoas sabiam que havia uma redoma ali? Alguém estava tentando fazer alguma coisa? Onde estavam os adultos que sumiram no dia que a redoma cercou Praia Perdida? O que acontecia com as crianças que completavam 15 anos e sumiam? Temos algumas dessas respostas e parece que teremos muito mais no último livro da série. 

A série Gone é aquele tipo de série que quando você acha que não pode mais ser surpreendido, você acaba sendo. O título faz jus a história. Claro que medo é algo que todos sentem desde o início de tudo, mas o MEDO com que se deparam nesse livro é mais horripilante.

[...] Drake não era Caine. Caine era um sociopata sem coração, implacável, que faria qualquer coisa para aumentar seu poder. Mas Caine não se jubilava com a dor, a violência e o medo. Por mais que fosse amoral, Caine era racional.

É incrível como o autor conseguiu fazer crianças, tão cruéis, maldosas, psicopatas, insanas e nesse livro (e em todos da série) eu fiquei apavorada com algumas coisas das quais elas eram capazes. Todo livro foi uma surpresa e nesse eu ficava esperando algo de bom acontecer (no sentido de o bem superar o mal), mas as coisas só desandavam e posso resumir tudo em uma palavra: CAOS! 

Mais um ótimo livro da série Gone e eu quero o último livro, Light (Luz) pra ontemmmm! Preciso desesperadamente saber como acaba essa história. O final foi WOW... PRECISO DO PRÓXIMO! Eu definitivamente recomendo a série para aqueles que como eu, amam coisas horripilantes, que tem estômago forte, que não tem problema com violência de todo tipo ou que não se assustam facilmente. Não é um livro para todo o público. A série Gone é sombria, pois envolve crianças tentando sobreviver, crianças matando crianças, crianças bebendo ou se drogando pra esquecer a vida sofrida que estão vivendo e muito mais. 

Eu tive alguns problemas ao longo da leitura, nem tudo foi perfeito, havia momentos que eu queria que a coisa seguisse e tinha um pouco de enrolação, pelo menos pra mim, que estava ansiando ação, ação e mais ação! Mas é uma série fantástica, que aprendi a amar desde o primeiro livro e acho que apesar de 6 livros no total, vale muito a pena ser lida. 



Resenhas dos anteriores:
  1. Gone (resenha da Renata - que criou o blog)
  2. Fome
  3. Mentiras
  4. Praga




10 comentários:

  1. Eu adoro este serie, mas a cada livro lido é um sofrimento, de onde o autor tira tanta coisa ruim para acontecer com estes jovens rsrs, fico ansiosa a cada livro lido, o que é ótimo pois a leitura é super rapida,
    Eu so li até o terceiro livro, e estou muito ansiosa para ler o quarto e quinto,
    com medo do que o autor vai aprontar, pois nada é facil neste universo criado pelo autor.
    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Ei Andresa, eu tava até pensando em começar a série Gone, mas depois que li que é para os que "amam coisas horripilantes, que tem estômago forte, que não tem problema com violência de todo tipo ou que não se assustam facilmente.", vi que num é pra mim hehe. Não é que eu tenha medo, mas num curto muito as partes sanguináreas, ainda mais com crianças. =X
    Geralmente não leio resenhas que falam de um livro de uma série que ainda nem comecei, mas quis ler essa pra tirar as dúvidas. rsrs
    Esse eu passo.

    Abs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha então... bem, eu acho violento sim, mas tem livro mais violento por aí. Não acho que seja qualquer um que leria, mas é bom demais pra deixar de ler a série!!
      Tem alguns momentos que são de arrepiar sim, pq são crianças, mas eu recomendo muito a série rs. Acho que você poderia tentar ler o primeiro, se conseguir e gostar, dá pra terminar a série kkkk.

      Excluir
  3. Oii Andresa !
    Não conhecia a série, e nem sei se iria gostar ..
    Achei sim um pouco terrível demais o livro, só de imaginar crianças sozinhas tendo que lutar contra inimigos tão terríveis assim, já é complicado ! Uma criança grávida de uma criança com mutação? Ah, é pior ainda ! Achei até interessante o livro, mas não gostei do desenrolar da história, e como se trata de uma coleção, acho que eu não conseguiria passar do segundo livro! A resenha ficou ótima, deu pra ter uma boa noção do que se passa no livro !
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  4. Oi Andresa. Olha, nunca li livros nesse tema, mas eu AMO filmes assim, de terror e que sejam muito bizarros haha. Então acho que vou gostar dessa série. Não conhecia antes de ver aqui no seu blog.
    Deve ser um pouco estranho do que estou acostumada, por envolver crianças em um sofrimento desses, mas ainda acho que vale a pena a leitura.
    Realmente, pelo que você descreveu na resenha, eu também não entendi muito essa capa, não.
    Agora estou ansiosa para ler a série hehe.
    Beijos

    http://entrelinhaslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Pronto, mesmo não querendo mais uma série aumenta minha lista. Gente, eu amo esse tipo de livro, bem terror, bem estomago forte. Só me deixa com um pé atras que é com crianças, mas é só lembrar que é ficção, ou pelo menos tentar.
    Quando vi a capa, pense que o livro falaria de lobisomens tambem, capa estranha, rss.
    Vou procurar a resenha dos outros para entender bem a série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katia :)
      Você é das minhas, então acho que vai gostar da série \o/
      Adicionei os links das resenhas dos anteriores... a do primeiro livro não fui eu quem fiz, pois ainda nem estava no blog rs.

      Bjs.

      Excluir
  6. Eu tenho o livro 4 e recentemente ganhei esse quinto livro, ta faltando os 3 primeiros =/
    nao li sua resenha por inteiro, com medo de algum spoiler, por menor que seja, mas pelo que vi vc ja esta ansiosa pelo proximo né...rsrs
    eu ja quero ler essa série, parece ser ótima.

    ResponderExcluir
  7. Essa série é incrivel mesmo!!
    Alguém tem idéia de quando a editora pretende lançar o último livro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é incrível, mas por enquanto não há nenhuma previsão para o lançamento do último volume :(

      Excluir

Related Posts with Thumbnails