Resenha: A 5ª Onda de Rick Yancey

Título: A 5ª Onda
Série: Quinta Onda #1
Autor: Rick Yancey
Gênero: Ficção Científica, Distopia, Romance, Young Adult
Editora: Fundamento
ISBN: 9788539506644
Ano: 2013
Páginas: 368
Classificação: 4 de 5
Sinopse: Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora inicia-se A QUINTA ONDA. No alvorecer da quinta onda, em um trecho isolado da rodovia, Cassie foge deles. Os seres que parecem humanos, que andam pelo campo matando qualquer um. Que dispersaram os últimos sobreviventes da Terra. Cassie acredita que, estar sozinho é estar vivo, até que conhece Evan Walker. Sedutor e misterioso, Evan Walker pode ser a única esperança de Cassie para resgatar seu irmão — ou até a si mesma. Mas Cassie deve escolher entre a esperança e o desespero, entre a rebeldia e a entrega, entre a vida e a morte. Entre desistir ou contra atacar.

Li A 5ª Onda pela primeira vez em 2013, ano em que o livro foi lançado no Brasil e achei muito bom. Aproveitei a estreia da adaptação para os cinemas para reler e relembrar de vários detalhes, porque sinceramente já esqueci quase tudo do livro. 

Em A 5ª Onda, conhecemos Cassie, uma jovem de 16 anos que está vivendo num mundo pós invasão alienígena. A primeira onda de ataques destruiu toda forma de comunicação e tudo movido a bateria e energia, o segundo foram tsunamis que varreram bilhões de pessoas da Terra, o terceiro foram aves contaminadas que espalharam um vírus mortal, levando quase o restante total da população que sobrou. A quarta onda se aproxima e todos vão descobrir que eles estavam entre nós e confiar em qualquer um se torna impossível. O 5º ataque está mais próximo do que parece e já não restam muitos sobreviventes no mundo. 

A vida de Cassie vira do avesso quando ela perde sua família e somente seu irmãozinho sobrevive, mas é levado junto com outras crianças. Ela vai tentar sobreviver sozinha até chegar a hora de tentar resgatar seu irmão. Em sua jornada ela é atacada e quase morta, mas Evan Walker a encontra e cuida dela até que se recupere. Juntos, eles irão enfrentar vários obstáculos para encontrar e salvar Sam, o irmão de Cassie. 

De outro lado da história conhecemos outro narrador, chamado de zumbi, ele contraiu o vírus mas sobreviveu e foi recrutado pelos militares para ser treinado e ir para a guerra contra os alienígenas. Mas nem tudo é o que parece e ele em breve vai perceber que pode ter escolhido a decisão errada.
Alternando entre alguns pontos de vista, somos levados a várias histórias paralelas, uma mais interessante que a outra. Com bastante ação, o livro tem surpresas e um pouco de suspense. 

Uma dos pontos positivos do livro é a alternação entre os pontos de vista, pois de um lado vemos o que acontece no Campo Abrigo, onde crianças e adolescentes estão treinando para lutar, enquanto isso Cassie está na jornada dela, que envolve conhecer um cara e aos poucos vai surgindo um sentimento entre eles. Mas como nem tudo é o que parece, as coisas se complicam ao longo do caminho e é aí que a ação entra e tudo fica mais interessante. 

Cassie é uma menina esperta. Sam tem apenas cinco anos, mas tem mais coragem que muito adolescente no Campo Abrigo. Zumbi é um dos meus personagens favoritos, ele deixou de ser um adolescente qualquer para se tornar alguém com coragem para enfrentar o que vier, ele é forte e tem bastante destaque. 

O livro começa calmo, com a explicação do que aconteceu ao mundo após a invasão alienígena e aos poucos a história vai se moldando e nos conquistando. A escrita de Rick Yancey é fluída, o livro é dividido em partes com subcapítulos. É interessante ver que cada personagem tem sua jornada e que elas de alguma forma acabam se ligando em algum momento, são situações complementares a outra. 

Tem romance, tem ação, tem adrenalina e muitos outros elementos que podem agradar a vários públicos. Meu único ponto negativo está no romance, que achei um pouco forçado e desnecessário. 

Agora sobre o filme, eu me decepcionei. Eu adoro o livro, mas o filme não chegou nem perto de ser bom como ele. Eu esperava mais ação e o que encontrei foi algo mais “juvenil” e outra coisa que me incomodou foi um vibe que eu senti à la crepúsculo em pelo menos 2 momentos. Não sei bem explicar porque eu não gostei tanto do filme, mas ele não me fez sentir algo como o livro fez. E algumas mudanças do livro para o filme, me incomodaram também. As pessoas saíram do cinema desanimadas, deu pra sentir esse clima quando o filme acabou e pelos comentários que ouvi quando ia embora. É uma pena, porque o livro vale muito a pena de ser lido e eu recomendo para quem curte o gênero!

4 comentários:

  1. Estou doida pra ler esse livro, curto muito Ficção Científica e Distopia, cada resenha que leio dele me deixa ainda mais ansiosa em conferi essa história e depois assistir o filme.

    ResponderExcluir
  2. Eu ia assistir o filme primeiro, mas se tem muuuuuitas muitas mudanças então vou ler o livro primeiro .
    Porque tb aconteceu isso com o filme Eragon quem já leu o livro e viu o filme cortam muitas coisas que fazem parte do universo do livro .
    Só espero que o segundo livro da quinta onda não demore muito para sair pq fica muito ruim quando tem um grande tempo de lançar a continuação pq fica acabando esquecendo alguns detalhes da historia .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kagome!
      Na verdade o segundo livro já foi lançado no Brasil e se chama "O Mar infinito". Somente o terceiro não foi lançado ainda, nem no exterior e deve sair por lá em maio!
      Bjs.

      Excluir
  3. Olá!
    Nem curto muito distopias mas esse eu quero ler, são tantos comentarios sobre esse livro que fiquei curiosa.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - SORTEIOS NO BLOG! PARTICIPE :)

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails