Resenha: Um Estranho numa Terra Estranha de Robert A. Heinlein

Título: Um estranho numa terra estranha
Autor: Robert A. Heinlein 
Gênero: Ficção Cientifica
Editora: Aleph
Páginas: 569
Ano: 2017

Compare preços
Classificação: 5/5



Sinopse: Valentine Michael Smith é um humano criado em Marte. Ao ser trazido à Terra, ele entra em contato pela primeira vez com seus iguais e se esforça para entender os costumes, a moral e as regras sociais que defi nem os estranhos terráqueos. Em meio a diversas barreiras, o homem de Marte se esforça para grokar esse mundo tão alienígena a ele, enquanto procura explicar à humanidade seus próprios conceitos fundamentais, bem como suas concepções de amor e respeito.

Olá pessoal, tudo tranquilo? Hoje vamos falar de Um estranho numa terra estranha. Livro escrito pelo genial Robert A. Heinlein. Pra quem não conhece o homem, ele é considerado por muitos um dos 3 maiores escritores de ficção cientifica da história e ajudou alicerçar o gênero como literatura séria. 

Um Estranho numa terra estranha conta a história Valentine Michael Smith, um humano nascido em Marte. Seus pais faziam parte da tripulação da primeira nave a pousar no planeta vermelho. Devido a complicações todos os tripulantes morreram e Mike terminou sendo criado pelo povo marciano. Muitos anos depois outra nave é enviada e acaba trazendo o rapaz para a Terra, porém ele já absorveu os costumes, a cultura e a língua marciana. Ao chegar ele tem que se acostumar com tudo que nos faz humanos, além do fato dele ser o único herdeiro de uma fortuna em ações de companhias que são de setores estratégicos para o governo.   

O Robert A. Heinlein foi agraciado com o prêmio Hugo por esse livro, ele já havia ganho antes por Tropas Estelares, que vocês podem ler a resenha aqui. Quando foi publicado em 1961 Um Estranho fez muito sucesso com os hippies por causa da temática abordada. Sei que o autor se inspirou n'O Livro da Selva do Rudyard Kipling, onde uma criança é criada por lobos. além de tirar o título do capítulo 2:22 do livro de Êxodos da bíblia. 


Êxodos 2.22: A qual deu à luz um filho, a quem ele chamou Gérson, porque disse: Peregrino fui em terra estranha.

Considero Um estranho numa terra estranha um livro de contracultura. O personagem principal é criado com outros costumes e se ver lançado dentro de uma cultura que não entende e que questiona sempre. Ele é estranho aos nossos olhos e nós somos tão diferentes quanto aos olhos dele. 

O livro tem uma forte critica ao sistema religioso e ao capitalismo através das atitudes do personagem principal. Apesar disso é uma leitura divertida e satírica. As melhores partes estão nas conversas de Mike com Jurbal, um dos personagens mais interessantes da história. 

Vejo 
Valentine Michael Smith como o Übermensch (além-homem) de Nietzsche, um ser humano superior que tenta elevar outros para o mesmo nível através do ensino da linguagem e dos costumes marcianos. Além de como citei acima as conversas e Mike e Jurbal serem ótimas, elas têm um quê de dialogo platônico.

Gostei muito de Um estranho numa terra estranha. Ri em algumas partes, embora o exagero de certas partes não achei o livro cansativo. O que ficou claro pra mim é que o Robert A. Heinlein é um escritor de mão cheia. Acho que ele tem mais verve de escritor que os outros dois clássicos, Asimov e Clarke, além de ser bastante versátil. Digo isso porque ao publicar tropas estelares foi acusado de fazer uma ode ao fascismo, ao militarismo. Entretanto com o lançamento de Um estranho numa terra estranha foram invertidas as acusações, ele pregava agora o comunismo e o sexo livre. Isso deixa claro o seguinte: nunca confunda o escritor com sua obra. 

P.S.1: Livro recebido de parceria com a Editora Aleph.

P.S.2: Vocês grokaram essa resenha?

No mais, até a próxima resenha. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails