Resenha: O Poderoso Chefão de Mario Puzo

Título: O Poderoso Chefão 
Autor: Mario Puzo
Gênero: Romance
Editora: Record
Páginas: 462
Ano: 2016
Classificação: 5 Estrelas de 5. Favorito
  
Sinopse: Publicado em 1969, a saga O poderoso chefão é, até hoje, a mais perfeita reconstituição das famílias mafiosas de Nova York. O carismático Don Vito Corleone é o chefão de uma delas. Apesar de implacável, Don Vito é, essencialmente, um homem justo. Padrinho benevolente, nada recusa aos seus afilhados: conselho, dinheiro, vingança e até mesmo a morte de alguém. Em troca, o poderoso chefão pede apenas o respeito e a amizade de seus protegidos. Assim, todas as suas vontades se tornam realidade. Porém, ninguém pode vencer o tempo. Quando seus inimigos atacam juntos e tudo que sua família significa estiver por um fio, o velho Corleone terá de escolher, entre seus filhos, um sucessor à altura. E Mario Puzo constrói de maneira hábil um mundo de intrigas, decisões cruéis e honra, num legado de tradição e sangue.

Olá, pessoal. Tudo tranquilo? 

Um dos maiores clássicos do cinema. O Poderoso Chefão está no top 10 da maioria dos cinéfilos. E a sua contraparte escrita não deixa a desejar em nenhum momento.

O livro narra a história da família Corleone, cujo chefe é Vito Corleone, o Don. Vito representa para todos que o cercam, lealdade, respeito e poder. Os Corleone tem seu poder sustentado pelo controle dos jogos ilegais e tráficos de bebidas alcoólicas escondidos sobre a fachada de uma exportadora de Azeite. Essa calma acaba quando tentam assassinar o Don e as cinco famílias de Nova Iorque entram em guerra.

O Poderoso Chefão é um dos meus filmes favoritos. O livro também está na minha lista de favoritos. Um complementa o outro. A parte literária contém inúmeros detalhes que a obra cinematográfica deixou de fora. Coisas que não cabiam no filme, mas que estofam a trama literária. 

Outro ponto que faz O Poderoso Chefão ser uma obra impar é a qualidade da escrita do Mario Puzo. O homem tem o domínio da narrativa. Esse é um livro difícil de largar. Olha que eu estava relendo essa história e não conseguia tirar meus olhos das páginas, mesmo sabendo de cabo a rabo o roteiro. 

O Poderoso Chefão é um livro para: ler, reler, ler de novo ser favorito pra vida, tirar lições de vida, decorar frases.

Recomendo fortemente.

Sobre o Mario Puzo: Nasceu em Nova Iorque, filho de Imigrantes italianos. Estudou na New York School for Social Research e cursou a Universidade de Columbia. Além de romances aclamados, Puzo também escreveu diversos roteiros para o cinema, incluindo Terremoto, Superman e os três filmes baeados em seu Best-seller O Poderoso Chefão. O autor morreu em 1999. (Retirado da orelha do livro).

P.S.: Livro recebido de parceria com o Grupo Editorial Record.

No mais, até a próxima resenha e a vida é tão bela. 




3 comentários:

  1. Eu assisti ao filme e gostei muito. Aliás, Marlon Brando no papel de chefe da familia mafiosa estava perfeito.Ainda não li o livro e espero que ao ler eu goste tanto dele quanto gostei do filme.

    ResponderExcluir
  2. Rafael!
    É um verdadeiro clássico, tanto no cinema como no livro.
    Apesar de fazer parte da máfia ou tê-la criado,Dom Corleone era tradicionalista, não aceitava as drogas em seus negócios e seu intuito era apenas proteger 'a família', acho isso admirável nele.
    Desejo um ótimo domingo!
    “Um saber múltiplo não ensina a sabedoria.” (Heráclito)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Rafael, eu nunca vi "O poderoso chefão", só percebia algumas referências sobre ele em alguns filmes desconexos do contexto da história mas sempre tive vontade de ler o livro. A história parece ser bem interessante, todo esse contexto de máfia, Segunda Guerra Mundial e supremacia de uma máfia italiana na América do Norte é incrível, o autor sobre como encaixar todos esses três temas em um clássico aplaudido pelos cinéfilos e leitores.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails