Autor: Mario Puzo
Gênero: Romance
Editora: Record
Páginas: 462
Ano: 2016
Classificação: 5 Estrelas de 5. Favorito
Sinopse: Publicado em 1969, a saga O poderoso chefão é, até hoje, a mais perfeita reconstituição das famílias mafiosas de Nova York. O carismático Don Vito Corleone é o chefão de uma delas. Apesar de implacável, Don Vito é, essencialmente, um homem justo. Padrinho benevolente, nada recusa aos seus afilhados: conselho, dinheiro, vingança e até mesmo a morte de alguém. Em troca, o poderoso chefão pede apenas o respeito e a amizade de seus protegidos. Assim, todas as suas vontades se tornam realidade. Porém, ninguém pode vencer o tempo. Quando seus inimigos atacam juntos e tudo que sua família significa estiver por um fio, o velho Corleone terá de escolher, entre seus filhos, um sucessor à altura. E Mario Puzo constrói de maneira hábil um mundo de intrigas, decisões cruéis e honra, num legado de tradição e sangue.
Olá, pessoal. Tudo tranquilo?
Um dos maiores clássicos do cinema. O Poderoso Chefão está no top 10 da maioria dos cinéfilos. E a sua contraparte escrita não deixa a desejar em nenhum momento.
O livro narra a história da família Corleone, cujo chefe é Vito Corleone, o Don. Vito representa para todos que o cercam, lealdade, respeito e poder. Os Corleone tem seu poder sustentado pelo controle dos jogos ilegais e tráficos de bebidas alcoólicas escondidos sobre a fachada de uma exportadora de Azeite. Essa calma acaba quando tentam assassinar o Don e as cinco famílias de Nova Iorque entram em guerra.
O Poderoso Chefão é um dos meus filmes favoritos. O livro também está na minha lista de favoritos. Um complementa o outro. A parte literária contém inúmeros detalhes que a obra cinematográfica deixou de fora. Coisas que não cabiam no filme, mas que estofam a trama literária.
Outro ponto que faz O Poderoso Chefão ser uma obra impar é a qualidade da escrita do Mario Puzo. O homem tem o domínio da narrativa. Esse é um livro difícil de largar. Olha que eu estava relendo essa história e não conseguia tirar meus olhos das páginas, mesmo sabendo de cabo a rabo o roteiro.
O Poderoso Chefão é um livro para: ler, reler, ler de novo ser favorito pra vida, tirar lições de vida, decorar frases.
Recomendo fortemente.
Sobre o Mario Puzo: Nasceu em Nova Iorque, filho de Imigrantes italianos. Estudou na New York School for Social Research e cursou a Universidade de Columbia. Além de romances aclamados, Puzo também escreveu diversos roteiros para o cinema, incluindo Terremoto, Superman e os três filmes baeados em seu Best-seller O Poderoso Chefão. O autor morreu em 1999. (Retirado da orelha do livro).
P.S.: Livro recebido de parceria com o Grupo Editorial Record.
No mais, até a próxima resenha e a vida é tão bela.
Eu assisti ao filme e gostei muito. Aliás, Marlon Brando no papel de chefe da familia mafiosa estava perfeito.Ainda não li o livro e espero que ao ler eu goste tanto dele quanto gostei do filme.
ResponderExcluirRafael!
ResponderExcluirÉ um verdadeiro clássico, tanto no cinema como no livro.
Apesar de fazer parte da máfia ou tê-la criado,Dom Corleone era tradicionalista, não aceitava as drogas em seus negócios e seu intuito era apenas proteger 'a família', acho isso admirável nele.
Desejo um ótimo domingo!
“Um saber múltiplo não ensina a sabedoria.” (Heráclito)
cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!
Rafael, eu nunca vi "O poderoso chefão", só percebia algumas referências sobre ele em alguns filmes desconexos do contexto da história mas sempre tive vontade de ler o livro. A história parece ser bem interessante, todo esse contexto de máfia, Segunda Guerra Mundial e supremacia de uma máfia italiana na América do Norte é incrível, o autor sobre como encaixar todos esses três temas em um clássico aplaudido pelos cinéfilos e leitores.
ResponderExcluir