Resenha: Star Wars: Marcas da Guerra de Chuck Wendig

Título: Star Wars: Marcas da Guerra 
Série: Trilogia Aftermath #1
Autor: Chuck Wendig
Gênero: Ficção Científica 
Editora: Aleph
Páginas: 408 
Ano: 2015
Classificação: 3 de 5
Sinopse: O que aconteceu depois da destruição da segunda Estrela da Morte? Qual o destino dos remanescentes do Império Galáctico e dos antigos Rebeldes, agora responsáveis pela fundação da Nova República? Marcas da guerra é o primeiro livro do cânone oficial a mostrar o que acontece depois do clássico Episódio VI: O retorno de Jedi, dando pistas sobre o que podemos esperar da nova trilogia que se inicia com o O despertar da Força, a ser lançado nos cinemas em dezembro.

Olá pessoal, tudo tranquilo? Marcas da Guerra é um dos primeiros vislumbres que temos desse novo cânone de Star Wars sobre o que aconteceu após a derrota de do Império em Endor no Episódio VI – O Retorno de Jedi.

Aqui vemos o Império esfacelado, ao perder seus dois líderes Palpatine e Darth Vader, tentando se reestabelecer, absorver o choque e se posicionar contra o crescimento da Nova República. 

A principal qualidade de Marcas da Guerra é mostrar as cicatrizes que se formam quando se há uma guerra civil, e como mesmo após a derrota em Endor o Império ainda permanece uma ameaça. Todas essas marcas da guerra são apresentadas através de flashs de batalhas por todo o universo. 

O livro tem personagens interessantes, mas pouco carismáticos. Destaque meu para Almirante Rae Sloane que aparece também em um Novo Amanhecer, e para Snap Wexley que faz uma rápida aparição em O Despertar da Força. Esses dois personagens são os que melhor funcionam para mim. A primeira tentando restabelecer a ordem de um Império em frangalhos e outro lutando para amadurecer após o retorno da mãe que o abandonou para lutar ao lado dos rebeldes.

Não esperava muitas respostas nesse livro, e sim um panorama geral de como estavam as coisas após a destruição da segunda estrela da morte. Essa contextualização Marcas da Guerra me entregou. Vemos personagens conhecidos dos fãs como Wedge Antilles e o Almirante Ackbar. 

No fim Marcas da Guerra é um livro mediano. Vale a pena, mas não é obrigatório. Como fã curti, mas por ser uma trilogia muito mistério e poucas respostas. Espero que a continuação nos dê mais respostas.

Sobre Chuck Wendig: É escritor de romances e roteiros e designer de games. Publicou muitos livros, incluindo Blackbirds, Atlanta Burns, Zer0es e a série Heartland. É coautor do curta-metragem Pandemic e da narrativa digital Collapsus, indicada ao Emmy. Atualmente vive nas florestas de Pennsyltucky com a esposa, o filho e um cão vermelho. (Retirado da orelha do livro). 

P.S.1: Livro recebido de parceria com a Editora Aleph.
P.S.2: Que venha a continuação.

No mais, até a próxima resenha e que a força esteja com vocês. 


2 comentários:

  1. Rafael!
    Mesmo sendo um livro mediano e mostrando o que aconteceu depois que a saga terminou, para quem é fã, sempre quer ler tudo que se relaciona a Star Wars.
    “Não há nada que faça um homem suspeitar tanto como o fato de saber pouco.” (Francis Bacon)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Que pena que o livro não lhe agradou tanto... Mas como amo Star Wars, pretendo ler este livro.
    Abraços!
    https://letrasmaislivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails