Recomendo #4: Amor Plus Size de Larissa Siriani


Minha ideia para essas postagens veio desse problema que eu tenho de não conseguir resenhar alguns livros que eu adoro, mas ao mesmo tempo quero recomendá-los para vocês. Entendem? Portanto vou falar um pouco sobre o livro sem resenhá-lo, de um jeito diferente.

PS: peço desculpas antecipadamente porque a postagem ficou grande rs.

"Acredite em si mesma, mesmo quando ninguém mais acreditar em você. E corra atrás do que quiser, mesmo que pareça loucura."

Uma das minhas leituras de outubro foi Amor Plus Size, da paulistana Larissa Siriani. Eu já a conhecia, apesar de ainda não ter lido nenhum obra dela. Fiquei muito feliz quando ela conseguiu ser contratada pela Verus para lançar esse livro e desde então me interessei por ele. Eu gostei muitoooo do livro, mas não consegui escrever uma linha sobre ele desde que terminei a leitura. Isso acontece quando gosto muito de um livro, então resolvi tentar essa coluna mais uma vez, pra ver se consigo pontuar o que mais me agradou no livro e indicar pra vocês. 

Amor Plus Size é um livro ótimo para qualquer tipo de leitor. Ele aborda temas importantes e reais e que muita gente vai se identificar. Se uma dessas coisas não aconteceu com você, você provavelmente conhece alguém que passou ou passa por isso. 

"Eu nunca tinha me sentido bonita, bonita de verdade. Já tinha me sentido bem, até simpática, mas nunca olhei para mim mesma e pensei que era alguém que pudesse chamar atenção - pelo menos não por um bom motivo. Desde sempre eu tive por base aquilo que aparentemente todo mundo enxergava de mim: Maitê, a gorducha, a caladona, a desajeitada, a mal-arrumada, a garota que deixa a mãe comprar as próprias roupas, que tem belos olhos perdidos em uma cara torta. Eu estava tão acostumada a todo mundo botando defeito em mim que aquilo tinha se tornado natural, parte de quem eu era."

Maitê Passos é uma adolescente que tem a vida resumida a seu peso. Ela não está apenas acima do seu peso, ela tem um quadro de obesidade, pesando mais de 100 quilos. Sua mãe é praticamente obcecada com seu emagrecimento, dietas, visitas ao endocrinologista e controle do que ela come. Na escola ela sofre bullying, especialmente de Maria Eduarda, uma garota magra que a maioria diria ter “um corpo perfeito”. Ela também tem uma paixonite pelo garoto mais bonito da escola, Alexandre, que nunca deu sinal de que a notou antes, até que eles precisam fazer um trabalho juntos. E tem também seu melhor amigo Isaac, aquele com quem ela cresceu e tem uma paixão por fotografia. Seu peso se torna exatamente o que muda completamente a sua vida. E ela vai descobrir que não precisa ser magra ou igual às outras meninas para ser feliz. Ela passa por uma jornada de autoconhecimento, aceitação e empoderamento, que serve de exemplo para todos nós. 

Porque eu acho que vocês deveriam ler!

  • É de uma autora nacional, gente como a gente, que curte ler, ver séries de tv e é simples e acessível. Além de escrever muito bem. 
  • Aborda o empoderamento. Um tema tão atual, importante e relevante. 
  • Também fala do bullying, que infelizmente assola a vida de tantas pessoas ao redor do mundo. É sempre um tema importante a ser abordado, seja num livro, filme, série, música, whatever! Tenho certeza que muitos vão se identificar de alguma forma com essa situação. O Ensino médio mesmo é uma fonte inesgotável de bullying. Se você é diferente do que as pessoas consideram “padrão” você é atacado, se você tem a cor de pele diferente você é atacado, se você não tem o “corpo perfeito” você é atacado, sua orientação sexual é atacada, sua religião, e por aí vai. 
  • A pressão para ser perfeita (o). Muitos de nós estamos sempre buscando a chamada “perfeição”. 
  • Aceitação e autoconhecimento. Dois temas que podem não parecer tão relevante para alguns, mas que são extremamente importantes. Quantos de nós realmente nos aceitamos como somos e nos conhecemos realmente? 
  • Aborda um pouco dos distúrbios alimentares. Outro assunto atual e algo muito perigoso, em que precisamos ficar atentos. Pode estar acontecendo com você ou alguém próximo e o quanto antes for identificado, maiores as chances de tratamento e resultados positivos. 
  • Amor platônico e amor não correspondido. Quem aqui nunca teve aquela “quedinha” pelo gatinho(a) da escola? E quem aqui também achou que esse crush nunca fosse te notar? Sabe aquela pessoa que gosta de você e você nem percebe? Ela pode estar mais próxima do que você imagina, bem debaixo do seu nariz e você nem nota! Típico! Quem nunca passou por essas situações, que levante a mão! Rs. 
  • Quantos livros vocês conhecem que tem a protagonista fora dos padrões de beleza que a sociedade impõe? É por isso que Amor Plus Size é tão significativo. 
  • Quantos livros tratam de diversos assuntos pertinentes sem ser pesado, maçante e na verdade acabam sendo bem divertidos? 
  • Sabe aquele melhor amigo(a) para quem podemos contar tudo, que nos apoia e que está sempre ao nosso lado? Aquele que ficamos na torcida pra se tornar mais que amigo(a)? Olá Isaac!!!! rs 
  • Referências: o livro tem referências a várias coisas legais como os Vingadores, Game of Thrones e por aí vai... 

Resumindo o que eu quis dizer acima, é que provavelmente todos nós nos encontramos em situações parecidas com essas em algum momento da vida e iremos nos identificar muito com tudo que Maitê passa. É um livro pra ler e absorver e que eu acredito que possa ajudar muitas pessoas que se encontrem em alguma dessas situações. 

E pode parecer que o livro é pesado, por abordar todas essas coisas que eu citei, mas ele não é. Quero deixar isso claro. Não é uma leitura pesada, longe disso. Larissa aborda esses temas de forma sutil, inspiradora. Ele tem aquela dose ideal dentro do texto, que nos ajuda a nos aceitar mais, a construir nossa autoestima. É um livro divertido, real, com personagens cativantes e bem desenvolvidos, com romance, amizade verdadeira e que nos dá esperança de que as coisas vão melhorar, independente da situação em que nos encontramos. Esse é um livro essencial de se ter na estante porque ele traz a mensagem: “ame e acredite em si mesmo”.

Alguns quotes: 
[...] – Você que decidiu que eu tenho que emagrecer, você que escolheu como. Ninguém nesta casa me pergunta se eu tô feliz assim!
- Me engana que eu gosto, Maitê! Você acha que eu não noto a sua cara feia quando vai provar uma roupa e ela não serve? Quando vamos a praia e você não quer sair do hotel de shorts? Você está se escondendo cada vez mais e nem ao menos admite!
- Quem sabe se você tentasse me ajudar de verdade, em vez de só me colocar pra baixo, eu não precisasse me sentir tão horrível! 
"- Eu não quero perder peso, eu não quero mudar, eu quero me sentir bem do jeito que eu sou. Eu quero me sentir bonita. Quero conseguir olhar no espelho e não ter vergonha do tamanho do meu manequim."
"O abraço dele tinha o estranho poder de fazer com que eu me sentisse em casa, protegida."
"E me perguntei o que ele via quando olhava para mim. Eu estava longe de ser a garota mais bonita do mundo, mas, quando Isaac me olhava daquele jeito, me sentia capaz de ser."
"- Quero que pensem o seguinte: como se veem é um reflexo do que são, ou do que gostariam de ser?"
E para finalizar, vou deixar um vídeo aqui da banda Simple Plan. A letra da música Crazy tem muito dessa coisa de nos influenciarmos pela opinião dos outros, das loucuras que fazemos para parecermos perfeitos e por aí vai!










Um comentário:

  1. Andresa!
    É verdade, o livro traz um enredo inusitado, com uma protagonista diferente das que vemos nos padrões exigidos pela sociedade, e, o melhor: é de uma autora nacional.
    Deve ser uma ótima leitura.
    “Não há nada que faça um homem suspeitar tanto como o fato de saber pouco.” (Francis Bacon)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails