Resenha: Star Trek: Portal do Tempo de A. C. Crispin

Título: Star Trek: Portal do Tempo 
Série: Saga Passado #1
Autor: A. C. Crispin
Gênero: Ficção Cientifica
Editora: Aleph
Páginas: 256
Ano: 2016
Classificação: 3 Estrelas de 5
Sinopse: Capitão Kirk, Spock e dr. McCoy descobrem que, durante uma viagem ao passado, Spock teve um filho. Agora, estão prestes a viajar mais uma vez através do portal do tempo a fim de resgatar esse filho, antes que seu planeta seja destruído. Resgatado, o garoto tentará aprender tudo sobre a Federação e sobre a cultura vulcana, enquanto a tripulação da Enterprise o conhece e se acostuma à sua presença. Mas seus dias de aprendizado são interrompidos quando uma invasão romulana pode mudar perigosamente o curso da história.

“Espaço: a fronteira final. Estas são as viagens da nave estelar Enterprise. Em sua missão de cinco anos... para explorar novos mundos... para pesquisar novas vidas... novas civilizações... audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve”.

Olá pessoal, tudo tranquilo? 

Não sou um grande conhecedor de Star Trek. Assisto episódios aqui e acolá, tanto da série clássica quanto da Nova Geração. Vim prestar mais atenção com os novos filmes. Mas Kirk, Spock e a Enterprise são figuras icônicas dentro da cultura pop.

Star Trek sempre foi uma série que colocou o questionamento cientifico, filosófico, social e histórico dentro da pauta de seus episódios. É uma ficção cientifica mais cabeça, pé no chão, sem tanta ação. Apesar de ter momentos aventurescos, seu foco nunca foi esse e sim questionar. O livro segue o tom da série. 

Portal do tempo tem conexões diretas com dois episódios da série clássica: “Cidade à Beira da Eternidade” e “Todos os Nossos Ontens”. O primeiro sendo considerado um dos melhores episódios de toda a franquia.

Em a Cidade à beira da eternidade, a tripulação da Enterprise se encontra com o Guardião da Eternidade, uma estrutura desconhecida que trabalha como um portal de viagem no tempo. Ocorre um acidente, o dr. McCoy volta ao passado e causa um paradoxo no tempo criando um futuro sem viagens espaciais. Spock e Kirk usam o portal para ir ao século XX para desfazer a bagunça temporal feita pelo doutor.

Em Todos os nossos ontens, Kirk, Spock e McCoy visitam o planeta Sarpeidon, que está na iminência de ser destruído pelo seu sol. A estrela está prestes a ser tornar uma supernova. Objetivo do trio é resgatar os habitantes de Sarpeidon, mas ficam atônitos ao descobrir que todos desapareceram. Durante a investigação acabam por se deparar com uma maquina do tempo que acidentalmente os manda para o passado de Sarpeidon. Kirk vai parar numa era medieval e McCoy e Spock na era glacial. Nesse período frio que Spock conhece Zarabeth, por quem se apaixona.

Ufa. Voltando ao Portal do tempo, a história gira em torno da descoberta de Spock de que seu romance com Zarabeth gerou uma criança. E ele por meio do Guardião da Eternidade procura voltar no tempo para resgatar seu descendente. Vou ficar por aqui, pois a trama tem mais reviravoltas e não quero estragar com spoilers.

Eu gostei do livro. Achei tranquilo me situar dentro do universo, apesar de pouco conhecê-lo. Quem sabe eu também não viro fã de Star Trek?

Sobre A. C. Crispin: Escreveu mais de 20 livros, incluindo romances ligados aos universos de Star Trek, Star Wars, Piratas do Caribe e V, além de mundos originais. Entre suas obras mais aclamadas estão o romance de estreia Portal do tempo e a trilogia Han Solo. Nascida no estado de Connecticut, nos Estados Unidos, Crispin foi diretora da Science Fiction and Fantasy Writers of America, lecionou escrita e assessorou novos escritores, além de se engajar na luta pelos direitos dos autores. Faleceu em setembro de 2013, aos 63 anos. (Retirado da orelha do livro)

P.S.1: Livro recebido de parceria com a Editora Aleph.
P.S.2: Sério que Piratas do Caribe tem um universo expandido?

No mais, até a próxima resenha e Vida longa e próspera. 


3 comentários:

  1. Rafael!
    Sempre fui bem fã da série desde a adolescência (acho que você nem era nascido...kkkk).
    Bem feliz em saber que a editora Aleph está lançando um série com os livros.
    Tomara que seja parecida com a série dos filmes.
    “A música é uma revelação superior a toda sabedoria e filosofia.” (Ludwig van Beethoven)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de SETEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Oi.
    Eu particularmente gostei bastante da premissa do livro, toda essa coisa de viagem no tempo para buscar seu filho é impressionante, irei dar uma chance com toda certeza, amei.
    Boa tarde.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Rafael!
    Sou fã de Star Trek, mas já faz um bom tempo que não assisto a filmes e séries. Então, sou uma fã um pouco desatualizada. Mas de qualquer forma, adoro esse universo e saber desses livros, é uma notícia fantástica. Claro que vou querer na minha estante! Sua resenha está ótima, parabéns. Abraços.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails