Paralimpíadas Book Tag

Oi pessoal, como estão?? Voltamos com mais uma TAG para responder e dessa vez ela mistura esportes com livros!! A Aninha foi  quem sugeriu fazer essa TAG após vê-la no blog Meu Amor pelos Livros e cá estamos nós!! A TAG original se chama Olimpíadas Book TAG do canal Estante Alada, e foi adaptada pelo canal Magia Literária e também pelo blog Meu Amor Pelos Livros, então o que resolvi foi, pegar um pouquinho de cada um desses blogs e readaptar a TAG aqui pro blog. Como as Olimpíadas já acabaram e as Paralimpíadas estão aí, resolvemos adaptar o título também.


A TAG consta em responder perguntas que envolvam as Paralimpíadas e livros. Vamos conferir?


1- Cerimônia de abertura –  um dos primeiros livros que você leu!

Ana - Acho que Harry Potter e a Pedra Filosofal. Já tinha lido algumas coisas antes, mas foi esse que me fez, sei lá, sentir que estava lendo de verdade. Além de querer procurar outros livros.

Andresa - Eu tenho um sério problema de memória, então não lembro qual foi meu primeiro livro lido, mas lembro que um dos primeiros que li e me animei foi A Marca de Uma Lágrima do Pedro Bandeira.

Rafael - Estrela Solitária: Um brasileiro chamado Garrincha do Ruy Castro.

Lili - Lembro de muitos da minha infância, um dos que me marcaram foi O príncipe e o mendigo, de Mark Twain. Excepcional! Pode ser também Pollyanna, de Eleanor H. Porter...


2- País sede (Brasil) – seu livro de literatura nacional favorito.

Ana - Não sei se tenho um, mas queria destacar o Belleville, do Felipe Colbert, porque lembrei dele agora e é muito fofo.

Andresa - Pergunta muito difícil para responder. Nacional eu só leio contemporâneo, nada dos clássicos (não curto) e acho que minha resposta seria: Procura-se Um Marido da Carina Rissi e As Batidas Perdidas do Coração da Bianca Briones.

Rafael - Nessa eu fico dividido entre Dois Irmãos do Milton Hatoum, Barba Ensopada de Sangue do Daniel Galera e O Exercito de um Homem Só do Moacyr Scliar.

Lili - Desisto de fazer tag, muito difícil isso, gente! Sou libriana, indecisa por natureza, não consigo escolher só um, chega a ser tortura, aff... Poderia fazer uma lista nessa categoria, mas não consigo escolher só um. Sou velha! Leio há mais de 20 anos, como assim um livro favorito? Tenho um favorito por ano! Ou mês?! Rs... Me lembrei de, Eu, de Augusto dos Anjos. Lembrei desse pois reli recentemente, e foi com novos olhos... Poderia citar qualquer um de Assis, Ramos ou Lispector... Aff! Quero mais brincar não! Rs...


3- Seleção masculina – um livro com um personagem masculino que você admira.

Ana - Já correndo para o google procurar nome de personagem porque é difícil eu lembrar de algum. Philip, de Os Pilares da Terra. Sou apaixonada por esses livros e por esse personagem maravilhoso. Ele acredita nos seus ideais com tudo o que tem e dá tudo isso nas diversas lutas que enfrenta, contra qualquer pessoa que tente impedir. Ele é determinado e resiste aos fracassos. Enfim, indico sempre.

Andresa - Meu queridinho é uma admiração antiga: Jesse Walker da série Lost and Found da Nicole Williams. Infelizmente a série não foi lançada no Brasil e eu duvido muito que um dia seja. Ele, além de irresistível, trabalha duro, é cowboy, é educado, gentil... aiai um exemplo de personagem.

Rafael - John Galt do livro A Revolta de Atlas da Ayn Rand.

Lili - Difícil, hein?! Eu me apaixono fácil, sou muito volúvel, rs...


4- Seleção feminina – um livro com um personagem feminino que você admira.

Ana - Violet de A sociedade dos meninos gênios. Esse livro é uma delícia e a Violet é forte e encantadora, cheia de personalidade e claro, brilhante.

Andresa - Preciso citar a personagem do meu único livro lido em agosto (época de Olimpíadas eu não li absolutamente nada): Lily de It Ends With Us da Colleen Hoover. Não é a toa que eu amo essa autora, ela escreveu um livro incrível, muito real e com uma personagem incrível. Espero que ele seja lançado no Brasil logo, porque é um dos melhores livros da autora. Eu tentei fazer resenha, mas não consegui :(

Rafael - Aomame do livro 1Q84 do Haruki Murakami.

Lili - Difícil também, rs... Mas pra eu não ficar a "chata velha cheia de gatos", vou escolher um recente, a Caro, Caroline Piasecki, da duologia, Profundo, Intenso.


5- Delegação estrangeira – um livro escrito por um autor(a) estrangeiro que você gostou muito.

Ana - Nada a invejar, sobre histórias de pessoas comuns que fugiram da Coreia do Norte. Esse livro literalmente abriu meus olhos para várias coisas, indico fortemente. Além de que é muito bem escrito e envolvente.

Andresa - E dessa vez vou ter que repetir resposta: It Ends With Us da Colleen Hoover. Livro maravilhoso. Favorito. Cinco estrelas. Aborda um tema muito atual e difícil.

Rafael - O Túnel do Ernesto Sabato.

Lili - Eu amo muitos autores gringos. Tenho paixão por vários, Colleen Hoover é maravilhosa. Tive boas surpresas esse ano... Não consigo escolher só um. Também posso citar minhas divas de época, Julia Quinn, Lisa Kleypas, Lotetha Chase... E a diva maior, Jane Austen?! Rs...


6- Maratona – um livro que você só leu por causa de alguma maratona, desafio ou indicação.

Ana - A casa das sete mulheres. Valeu muito a pena, é uma história super marcante.

Andresa - Vou citar um livro que eu li porque foi indicado pela Lili: Profundo da Robin York. Li, mas infelizmente não curti rs.

Rafael - A Nascente da Ayn Rand. Li por causa da indicação de um amigo.

Lili - Eu não tenho lido muito por indicação, muito menos maratonas ou desafios, mal dá tempo para os de parceria, rs... Acho que o último por indicação foi As Batidas Perdidas do Coração, da Bianca Briones. A Desa que me indicou. Ah! Também li por esses dias, Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, de Marçal de Aquino. O Rafael que me indicou, e me emprestou também. Pela primeira vez, penso em não devolver um livro....


7- Tocha olímpica – um livro que fez arder seus olhos por ficar horas acordado(a) lendo ou esperando o desfecho da história.

Ana - Enquanto Bela dormia. Comecei e não consegui mais parar, foi a madrugada toda e fiquei triste quando acabou.

Andresa - Não tenho o costume de ficar lendo de madrugada porque meu sono é maior que qualquer coisa, quando ele vem, eu desmaio e é isso. Mas eu lembro que teve um livro esse ano que me fez ficar acordada, só não lembro qual rs (eu já avisei por aqui no blog, péssima memória...).

Rafael - A trilogia Millenium do Stieg Larsson. Li todos atravessando madrugadas.

Lili - Muitos! Normalmente leio na madrugada... Então, pra não me comprometer com a minha lista infinita de favoritos, vou citar o que eu li essa madrugada, Arsen, da Mia Asher. Eu não consegui parar de ler, então virei a noite. Eu detestei e amei ao mesmo tempo. Ainda estou com sono...


8- Natação – um livro que você leu e que quase fez você perder o fôlego.

Ana - Marina, do Zafón. Gostei muito e foi uma grande surpresa.

Andresa - Uma Chama Entre as Cinzas de Sabaa Tahir. Livro maravilhoso.

Rafael - Ensaio sobre a Cegueira do José Saramago.

Lili - Vou citar um que li esse ano, foi Uma curva no tempo, de Dani Atkins. Super recomendo! Ainda posso dizer, 'todos da Jane Austen?!', rs...


9- Quadro de medalhas:
I-Medalha de ouro- um livro excepcional

Ana - As cores da vida, da Kristin Hannah. É uma leitura intensa, muito reflexiva. Preciso de um tempo para digerir os acontecimentos. Nem tudo foi perfeito, mas considero excepcional por tudo o que me fez sentir. Também virei a noite lendo.

Andresa - It Ends With Us da Colleen Hoover / Uma Chama Entre as Cinzas de Sabaa Tahir / Corte de Espinhos e Rosas - Sarah J Maas / Sr. Daniels de Brittainy C. Cherry.

Rafael - A insustentável leveza do ser do Milan Kundera.

Lili - Rumo ao farol, de Virgínia Woolf. 1984, de George Orwell. Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez. Otelo, Rei Lear, Sonetos, de Shakespeare. Persuasão, e Orgulho e Preconceito, ambos de Jane Austen... Gente, não consigo só um!!!


II- Medalha de prata – um livro que faltou pouco para ser excepcional

Ana - A livraria dos finais felizes. Gostei de várias coisas na história, mas algumas me irritaram e faltaram, não sei explicar muito bem. Me envolvi, achei a premissa e as ideias maravilhosas, mas alguma coisa no desenvolvimento da história deixou aquele "mas..."

Andresa - A Rainha Vermelha - Victoria Aveyard. Eu amei o livro, mas ficou faltando alguma coisa para ser excepcional.

Rafael - A morte do pai do Karl Ove Knausgård

Lili - Não sei responder essa...


III- Medalha de bronze – um livro que na sua opinião não é excepcional, mas merece ser lembrado.

Ana - O navio das noivas, da Jojo Moyes. Não me envolvi tanto, mas são histórias lindas, se cruzando de diversas formas, com personagens únicos e incríveis.

Andresa - November 9 da Colleen Hoover / Cinder & Ella da Kelly Oram / Seraphina de Rachel Hartman.

Rafael - Dentes Guardados do Daniel Galera.

Lili - Também não sei responder essa, rs...


10- Cerimônia de encerramento - um livro que você está lendo no momento.

Ana - Belgravia, ainda não peguei muito o ritmo, mas estou gostando.

Andresa - No momento não estou lendo nada (TCC e Paralimpíadas estão ocupando boa parte do meu tempo).

Rafael - A Rainha do Sul do Arturo Pérez-Reverte.

Lili - Pecados no Inverno, terceiro livro a série As quatro estações do amor, da Lisa Kleypas. Por sinal, tô amando! Essa série é incrível!!!



4 comentários:

  1. Gente, que tag difícil! Olha, to com a Lili: muitas das tags eu não saberia responder hahahahaha

    ResponderExcluir
  2. Oi.
    Amei a Tag, achei bem legal essa dinâmica que montou de colocar diferentes pessoas para responder, isso foi bem.interessante, enfim adorei a Tag.
    Boa tarde.

    ResponderExcluir
  3. A tag é bem complicada de responder, ainda mais que são várias pessoas respondendo, porém achei que a adaptação para paralimpíadas ficou ótima e pude tirar várias referências de livros que ainda não li.
    “Demore na dúvida...E descubra a sabedoria que insiste em se esconder na ausência de palavras.”(Padre Fábio de Melo)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de SETEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Adorei a tag, parabéns pela criatividade. As respostas ficaram ótimas e a dinâmica de serem respondidas por várias pessoas, ficou muito interessante. Claro que já anotei algumas dicas de leitura. Beijos.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails