Resenha: Keynes X Hayek de Nicholas Wapshott

Título: Keynes X Hayek: As origens e a herança do maior duelo econômico da história
Autor: Nicholas Wapshott
Gênero: Biografia, Economia e Finanças
Editora: Record
Páginas: 448
Ano: 2016
Compare preços
Classificação: 5 de 5
Sinopse: Dois dos maiores economistas da história, John Maynard Keynes e Friedrich Von Hayek estiveram em lados opostos da maior batalha econômica de todos os tempos: se os governos deveriam ou não intervir nos mercados. Nas ruínas da Primeira Guerra Mundial, ambos estudaram o crescimento e a queda do ciclo de negócios, chegando a conclusões muito diferentes: Hayek achava que alterar o “equilíbrio natural” da economia resultaria em inflação galopante, enquanto Keynes acreditava que o desemprego em massa e a miséria que marcavam o fim de um ciclo poderiam ser encurtados com gasto governamental. Os dois discordariam pelo resto de suas vidas. E suas ideias ganhariam e perderiam o apoio de políticos – de Franklin Roosevelt a George W. Bush –, além de influenciar a vida e o sustento de milhões. Da Grande Depressão à Segunda Guerra Mundial, e da recuperação do pós-guerra aos dias atuais, o veterano jornalista Nicholas Wapshott examina, neste “Keynes x Hayek”, os animados debates entre esses dois gigantes do século XX cujas visões divergentes moldaram a ascensão e a queda de economias em todo o mundo.

Olá pessoal, tudo tranquilo? 

Keynes x Hayek, além de uma biografia é um livro sobre a evolução do pensamento econômico, e capítulo após capítulo vai relacionando a vida desses dois economistas com a nossa historia contemporânea e as principais teorias econômicas do momento vivido por ambos.

No canto azul, Friedrich August von Hayek, foi um economista austríaco. Conhecido por sua associação com a Escola Austríaca, foi defensor do liberalismo clássico. Em 1974, Hayek recebe o Nobel de Economia “por seu trabalho pioneiro na teoria da moeda e flutuações econômicas e pela análise penetrante da interdependência dos fenômenos econômicos, sociais e institucionais". 

No canto vermelho, John Maynard Keynes, um dos principais economistas do mundo. Suas ideias mudaram a teoria e pratica da macroeconomia, assim como as políticas econômicas dos governos. Lutou contra a economia neoclássica e suas ideias liberais. O keynesianismo defende um estado intervencionista, nos quais os governos através de medidas fiscais e monetárias diminuiriam os efeitos das recessões, depressões e booms. 

Quem ganha a luta? Leiam. Achei interessantíssimo. Cada um tem um ponto de vista de como a economia deve funcionar e isso causa ótimos debates. O tom texto é divertido e professoral, chega até a explicar conceitos e termos econômicos, o que achei fundamental. 

Recomendo.

Sobre Nicholas Wapshott: É jornalista e autor de Ronald Reagan and Margareth Thatcher: A Political Marriage. Ex-editor sênior do London Times e do New York Sun, vive em Nova Iorque. (Retirado da orelha do livro).

P.S.: Livro recebido de parceria com o Grupo Editorial Record.

No mais, até a próxima resenha. 



Um comentário:

  1. Não é o tipo de leitura que eu mais gosto. Na verdade, é diferente do que normalmente leio, mas eu achei interessante essa "divergência". Dois economistas com pontos de vista diferentes, um dos quais ganhou um Nobel.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails