Resenha: Raio de Sol de Kim Holden

Título: Raio de Sol
Autora: Kim Holden
Gênero: Romance, New adult
Páginas: 446
Editora: Planeta / Selo Outro Planeta
Compare preços
Classificação: 4,5 de 5

Sinopse: Segredos.
Todo mundo tem um.
Alguns são maiores que os outros.
Alguns, quando revelados,
Podem curar você...
E outros podem acabar com você.
Faça épico, costuma dizer Kate Sedgwick quando quer estimular alguém a dar o melhor de si. Nascida numa família-problema, com direito a mortes e abandono, a garota de dezenove anos sempre buscou fazer a diferença. Em vez de passar os dias lamentando os infortúnios da vida, como tantos fariam em seu lugar, sempre vê as coisas pelo lado positivo não é por outro motivo que Gus, seu melhor amigo, a chama de Raio de Sol. E é por isso que, quando passa na faculdade e se muda da ensolarada San Diego, na Califórnia, para a fria cidade de Grant, em Minnesota, ela leva consigo apenas boas lembranças e perspectivas. O que ela não espera é que será surpreendida pelo amor único aspecto da vida em relação ao qual nunca quis ser otimista ao conhecer Keller Banks, um rapaz que parece corresponder aos seus sentimentos. Acontece que tanto ele quanto ela têm um segredo. E segredos, às vezes, podem mudar tudo.

Kate é uma garota de dezenove anos prestes a realizar um de seus sonhos, cursar a faculdade para ser professora. No entanto, acaba por encontrar muito mais do que desejava na gelada cidade de Grant. Ela faz amigos, arranja um emprego e um lugar perfeito para buscar seu café preto de todos os dias. É nesse mesmo lugar que conhece Keller, um garoto que lhe faz pensar na única coisa que se esforça para evitar, o amor. Duas almas feridas, procurando abrigo sem saber, mesmo fugindo. Eles vão enfrentar a si mesmos para tentar superar os segredos que escondem um do outro. E podem perceber que talvez fosse o que eles sempre precisaram, afinal. No entanto, há coisas contra as quais nem com toda a determinação do mundo é possível lutar. Decidi ler este livro por indicação da Andresa, aqui do blog. Uma indicação bastante empolgada, aliás. Curiosa, fui ler sem praticamente nem saber dos detalhes. O fato de eu ter gostado do título ajudou também.

A escrita da autora é bastante informal, com palavrões e gírias, o que pode ser igualmente muito bom ou ruim, dependendo do gosto de cada um. No meu caso, achei que combinou com a proposta da história. O ritmo é envolvente, gostoso, embora em certas partes seja denso, cheio de emoções borbulhando e transbordando.

“Não julgue. Nós todos temos nossas merdas. Cuide de sua vida e não meta o nariz onde não é chamado. E se você for chamado, ajude, não julgue.”

Kate é uma personagem incrível, encantadora. Daquelas otimistas até o fim e que faz amizade e quer ajudar quase todo mundo, o que confesso que chegou a me irritar um pouco, mas depois percebi que ela, afinal, também tinha seus momentos de raiva. E, ao ir descobrindo seus segredos, isso fica ainda mais claro. São todos personagens dolorosamente humanos, com suas bagagens e formas de reagir a elas. Gostei muito da amizade entre os personagens e do destaque que a música teve na história.

“— Estou sempre aqui. Você vai fazer coisas incríveis, Raio de Sol. Vai ser a melhor professora que o mundo já conheceu. Não vibro com elogios nem com encorajamento, mas meu coração incha quando ele diz isso. Eu sempre quis ser professora de crianças com necessidades especiais.”

A partir de certa parte já consegui imaginar o que ocorreria, um tanto quanto previsível. Mas também houveram boas surpresas. Algumas coisas são clichês, outras achei quase forçadas, nada que incomodou muito, no entanto, talvez só meu jeito cético mesmo. O romance é tudo o que um bom romance deve ser e ainda mais. Duas pessoas machucadas que encontram um jeito de se reconstruírem, juntas. Os segredos, a dor do passado que os dois têm dificuldade de lembrar, tudo é convertido em amor.

“Eu me encosto na cadeira e só olho para ela. Sabe quando você pensa que conhece alguém? Que por estar perto entendeu quem ela é? Que sabe que tipo de pessoa ela é lá no fundo? Dava para me derrubar com uma pena depois do que acabei de ouvir. A mulher sentada ao meu lado nesse avião é a pessoa mais incrível que já conheci.”

Poderia ser apenas mais um de tantos livros adolescentes que circulam por aí, especialmente nos últimos tempos. Poderia ser aquela nossa velha conhecida história de menino e menina com problemas. Poderia ser. E é, em certa medida. Mas muito, muito melhor. Muito além disso. As personagens são singulares e cativantes, as conversas são interessantes e inteligentes. Isso faz a diferença. A autora soube muito bem jogar com o que já faz sucesso, mas com um toque próprio.  É um mundo confortável de se estar, o que não significa que seja tudo cor de rosa, pelo contrário, a autora toca em diversos temas sérios, tais como homofobia e bullying.

É simples e ao mesmo tempo impressionantemente profundo, também. É sensível, doce e triste. É aquele livro que traz uma imensa vontade de ser amigo dos personagens, abraçá-los e ir à cafeteria com eles em um dia de neve. Indico para passar o tempo com uma ótima leitura, mas também indico para se envolver, se divertir, se apaixonar e refletir muito. É lindo, singular e tocante.  É épico, nas palavras da própria Kate.

“Eu nunca pensei que estar com alguém pudesse dar uma sensação tão grande de coisa certa. Mas pode. Pode.”

Nota da Andresa: No exterior o livro tem uma continuação chamada "Gus", que é a história do Gustov, melhor amigo da Kate (e meu segundo personagem preferido). Agora é torcer para a editora trazer o livro para o Brasil!!




Um comentário:

  1. Tbm li por indicação e essa sinopse não dá dimensão do que é a história, só lendo mesmo. Gosto de histórias fortes, sensíveis e espero muito de cada personagem, mas Kate tbm me irritou com todo aquele otimismo, sempre pronta a ajudar, mas no decorrer da história vc vai percebendo os contrastes.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails