Resenha: Tropas Estelares de Robert A. Heinlein

Título: Tropas Estelares
Autor: Robert A. Heinlein
Gênero: Ficção Cientifica 
Editora: Aleph
Páginas: 364
Ano: 2015
Compare preços
Classificação: 5 de 5
Sinopse: Alistar-se no Exército foi a primeira – e talvez a última – escolha livre que Juan Rico pôde tomar ao sair da adolescência. Apesar do árduo e rigoroso treinamento pelo qual é obrigado a passar, o perseverante recruta está determinado a tornar-se um capitão de tropas. No acampamento militar, ele aprenderá a ser um soldado. Mas apenas ao final de seu treinamento, quando, enfim, a guerra chegar (e ela sempre chega), Rico saberá por que se tornou um. Vencedor do prêmio Hugo e um dos maiores clássicos da ficção científica mundial, Tropas estelares traz um enredo repleto de ação, tecnologia, superação de desafios, guerras espaciais e complexas relações políticas e humanas. A obra foi adaptada para o cinema pelo diretor Paul Verhoeven. 

Olá pessoal, tudo tranquilo? Vamos matar alguns insetos hoje? Esse livro foi uma releitura para mim. Eu o li a primeira vez numa edição antiquíssima da série Argonauta, e o título era diferente: Soldado no Espaço. Voltando pro presente... Essa releitura só confirmou algo: A genialidade do Robert A. Heinlein.

O Robert A. Heinlein é considerado um dos três maiores escritores de ficção cientifica da história, junto de Isaac Asimov e Arthur C. Clarke. Nascido no Missouri – EUA em 1907 e em 1929 foi graduado pela Academia Naval norte-americana. Robert Heinlein é ganhador de quatro prêmios Hugo, sendo um por esse livro. 

Eu conheci Tropas Estelares por causa do filme de 1997 dirigido pelo holandês sanguinolento Paul Verhoeven. O filme é uma sátira do militarismo de forma exacerbada. Existem pontos em comum com o livro, mas o Verhoeven exagera na comicidade e gore, ficando a parte filosófica escondida atrás de tanto sangue

A trama acompanha Juan Rico, nosso narrador, que se alista por causa do amigo e de uma garota, contrariando a vontade de seus pais. A partir desse momento vemos seu treinamento, a saudade de casa, os questionamentos sobre a sociedade e a guerra.

Apesar de ter um tom futurista, Tropas Estelares, foca na parte filosófica do que faz uma sociedade. Tudo isso pelo viés militar. O que é liberdade? O que é ser um cidadão? Entre outros pontos.

No livro, as pessoas só podem ingressar na politica ou votar depois de passarem dois anos servindo ao exército. Dessa forma, a sociedade é toda comanda por militares. Não existe obrigação em servir, mas ao não servir a pessoa não consegue o status de cidadão. 

Gosto muito desse livro, pois aborda tantos temas complicados de forma interessante. Quem espera cenas de ação como no filme pode não gostar, mas eu recomento fortemente esse livro. Então, alguém quer ser cidadão? HAHA. Você quer saber mais? Leia o livro. A edição está belíssima. A capa com esse tom vivo e o negrume no centro chamam muita atenção;

P.S.1: Livro recebido de parceria com a Editora Aleph.

No mais, até a próxima resenha. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails