Resenha: 172 Horas na Lua de Johan Harstad

Título: 172 Horas na Lua 
Autor: Johan Harstad
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581637099
Gênero: Young Adult, Terror, Mistério, Ficção Científica
Ano: 2015
Páginas: 288
Classificação: 3 de 5
Sinopse: O ano é 2018. Quase cinco décadas desde que o homem pisou na Lua pela primeira vez. Três adolescentes comuns vencem um sorteio mundial promovido pela NASA. Eles vão passar uma semana na base lunar DARLAH 2 - um lugar que, até então, só era conhecido pelos altos funcionários do governo americano. Mia, Midore e Antoine se consideram os jovens mais sortudos do mundo. Mal sabem eles que a NASA tinha motivos para não ter enviando mais ninguém à Lua. Eventos inexplicáveis e experiências fora do comum começam a acontecer... Prepara-se para a contagem regressiva.

É 2018 e em uma reunião secreta, a NASA resolve fazer uma expedição à lua. O propósito da expedição não fica claro de início e é aí que começa o mistério em torno do que exatamente eles querem encontrar na lua. Fica ainda mais instigante a ideia de levar três adolescentes na expedição junto a alguns astronautas. A missão vai durar 172 horas. Adolescentes de todo o mundo participam de um sorteio para serem escolhidos para essa missão e três deles são sorteados. 

Mia tem 16 anos e é uma norueguesa, faz parte de uma banda e é inscrita contra sua vontade no sorteio, mas no fim das contas aceita seu destino, que pode trazer fama para sua banda. Midori tem 15 anos e é japonesa, seu sonho é sair do Japão, onde sofre bullying na escola. Ela vê essa missão como sua escapatória. Antonie é um francês de 17 anos que teve o coração partido pela namorada, que o troco por outro e vê essa viagem como uma oportunidade pra se afastar daquela que tanto o magoou. Os três vão passar por treinamentos e em 2019 embarcar na expedição que vai mudar suas vidas para sempre. 

O livro é dividido em três partes: A Terra, O Céu e Depois. O início vai mostrando a vida dos três adolescentes, a época em que participam do sorteio, quando ganham, pra só depois eles finalmente irem à lua e as coisas acontecerem realmente. Mas o bom foi que cortaram a parte do treinamento, senão seriam muitas páginas sem desenvolver realmente a trama. Então antes da metade do livro é que as coisas começam a esquentar. 

O livro tem um toque de mistério e suspense que agradou bastante, pois nos deixa curiosos para saber o que vem em seguida. Após um tempo na lua, eles começam a perceber que não estão sozinhos e é aí que a coisa fica sinistra. Várias situações estranhas e perturbadoras começam a acontecer com cada um dos personagens e a única coisa que podemos fazer é ficar na torcida pra que eles sobrevivam e voltem pra casa. 

Mas como nem tudo são flores, algo que me incomodou foram os personagens. Não gostei nem me conectei com nenhum deles e isso dificulta um pouco a leitura porque no fim das contas eu não fico torcendo por nenhum deles. Senti que eles não contribuíram em nada para a história. Acredito que o autor poderia ter trabalhado melhor em alguns aspectos do livro porque a ideia da história é muito boa, mas não achei de todo um livro ótimo, apenas bom. 

A narração é em terceira pessoa pelo ponto de vista de vários personagens. E foi uma narrativa interessante, pois não ficávamos presos apenas na mente dos personagens. 

A diagramação está bem acabada, páginas amarelas, letras em bom tamanho e algumas imagens/fotografias de descrições feitas pelos personagens, plantas baixas da base lunar e páginas pretas pra dar um toque especial. A capa é bem interessante e bonita.


Depois que as coisas melhoram e a história começa a nos deixar a beira de nervos é que tudo fica interessante. No fim das contas, mesmo não me conectando com nenhum dos personagens, eu ficava torcendo para que conseguissem voltar a Terra. O final é um caso a parte e foi surpreendente. Eu não esperava acontecer o que aconteceu e esse foi um dos pontos altos do livro pra mim. É um livro que não responde todas as perguntas que ficam no ar, mas ele se torna diferente do que há por aí e por isso acho que vale a pena ser lido. Portanto, recomendo a leitura para quem gosta de se surpreender, quem curte mistério/suspense e para qualquer outro leitor. 



8 comentários:

  1. Oiee!!
    Quando vi que a Novo Conceito ia apostar nesse livro fiquei meio receosa, ficção cientifica não é muito minha praia, mas apos algumas resenhas positivas fiquei até que curiosa!!
    Concordo com você quando não nos conectamos com os personagens a leitura fica mais dificil, talvez se o autor tivesse desenvolvido mais, focado mais nele a historia poderia ter sido ainda mais prazerosa!!
    Essa capa me dá arrepios !! =/
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oiii!

    Eu não queria ler esse livro a principio pela capa dele que é um pouco feia HUSAHSU. Mas com as resenhas eu fui me interessando. Uma pena que o livro não te agradou tanto quando o restante da galera, só estou lendo elogios, acho que como é o primeiro livro de uma série, é normal que seja mais cheio de perguntas.
    Gostei da resenha e da sua sinceridade!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Lembro que quando o livro lançou eu desisti na hora de ler por ter achado a capa mega bizarra, mas depois de ver alguns pontos da sua resenha fiquei curioso novamente. Gostei de saber que cortaram parte do treinamento, afinal, ninguém merece ficar o livro todo com eles só treinando e espaço que é bom nada HAHAHA. Outro ponto que me agradou foi essa diagramação, achei bem detalhada e gostei muito desses efeitos com folha preta. Parabéns pelo texto.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. A verdade é que a única coisa que me agradou de verdade nesse livro foi a diagramação... rs... não curti nenhum pouquinho acontecerem essas coisas sinistras, seja lá o que forem, não gosto de me sentir à beira de um ataque de nervos não. Além disso, esse negócio de não conseguir me conectar com os personagens costuma me atrapalhar muito. Não leria.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  5. Olá Andresa, ao contrário de você, eu não curti a capa não, achei bem feia pra falar a verdade e bem estranha rsrsrsrs.... porém a história me chamou muito atenção, porque eu curto essa pegada de ficção científica... então mesmo com as suas ressalva - respeito por serem totalmente pessoais - eu ainda tenho a pretensão de ler rs... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá? Parabéns pela resenha! Estou louca para ler este livro, ano esta temática, principalmente quando se trata dos mistérios do universo! O que mais me chamou a atenção foi o fato dessa expectativa em torno da trama: será que eles vão voltar? E se não voltarem? Louca para ler. Beijos!

    http://www.livrosepergaminhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ola Andressa lindona um dos poucos temas que não me atrai para leitura é esse sobre Lua nave, extraterrestre e por isso o livro não me chamou atenção para ler. Mas meu elogio vai para as ilustrações que gostei muito. Ficção Cientifica é um gênero que já tentei ler mas não flui uma pena. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Andresa, sua linda, tudo bem
    Adoro ficção científica e fiquei super empolgada para ler esse livro, que pena que não conseguiu se conectar aos personagens, que o autor não se aprofundou neles, mas se apesar disso, foi surpreendente, volto a ficar animada para ler. Estou roendo as unhas para descobrir o que aconteceu com eles nessa viagem. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails