Resenha: A Europa Alemã de Ulrich Beck

Título: A Europa alemã: A Crise do Euro e as Novas Perspectivas de Poder
Autor: Ulrich Beck 
Gênero: Ensaio
Editora: Paz & Terra
Páginas: 128
Ano: 2015
Compare preços
Nota: 3 Estrelas de 5
Sinopse: Em um famoso discurso proferido em Hamburgo em 1953, Thomas Mann advertiu os alemães sobre o perigo de quererem voltar a almejar uma “Europa alemã”. E que muito menos catastrófico seria que conseguissem obter uma “Alemanha europeia”. Mas no rastro da crise do euro, foi justamente o que aconteceu. Com uma política “Merkiavélica”, brinca o autor em referência à liderança de Angela Merkel, a Alemanha se tornou hegemônica na Europa, tanto do ponto de vista político como do ideológico. Como líder econômica do continente pode ditar aos países da zona do euro as condições para a obtenção de novos créditos, incluindo o esvaziamento dos direitos de coparticipação dos parlamentos grego, italiano, espanhol e até mesmo do alemão. Quais as consequências da polêmica política de contenção alemã para o equilíbrio de poder europeu? Que soluções são possíveis no conflito entre os arquitetos da Europa e os ortodoxos do Estado nacional? Como conciliar os imperativos da solução da crise e da democracia face ao risco-Europa? São essas as questões que Ulrich Beck aborda. E ele conclui que é preciso um novo contrato social europeu: um contrato que, através da própria ideia de Europa, garanta mais liberdade, mais segurança social e mais democracia.

Olá pessoal, tudo tranquilo? Vamos falar de Europa, economia, sociologia? 

O Ulrich Beck é um sociólogo alemão (1944 - 2015), cujo trabalho versou sobre temas como: globalização, individualização, modernização, problemas ambientais, sociedade do risco, transformações no mundo do trabalho e desigualdades sociais. 

O livro traz um tema que me interessa bastante. Gosto bastante de conversar com meus amigos sobre politica, economia, geopolítica, ideologias, entre outros assuntos, seja durante almoços, jantares, rodinha de bar. 

A União Europeia consiste na relação econômica e política de 28 Estados-membros. A UE origina-se na Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) e na Comunidade Econômica Européia (CEE). A formação inicial contava com apenas seis países (1957). Nos anos posteriores, o território da UE foi acrescido pela adesão de novos Estados-membros, concomitantemente enquanto crescia sua esfera de influência por meio da inclusão de novas competências políticas. 

O nome União Europeia foi instituído pelo Tratado de Maastricht em 1993 e a ultima revisão de princípios constitucionais foi pelo Tratado de Lisboa em 1999. Bruxelas é a capital de facto da EU. 

A EU opera por meio de uma estrutura de instituições supranacionais independentes e de decisões intergovernamentais acordadas entre os Estados-membros. O Parlamento Europeu é eleito a cada cinco anos pelos cidadãos da EU. Dentro da UE, as instituições mais relevantes são a Comissão Europeia, o Conselho da União Europeia, o Conselho Europeu, o Tribunal de Justiça da União Europeia e o Banco Central Europeu. 

Depois desse breve resumo, o ensaio do Ulrich Beck versa sobre um momento delicado para a Europa: o crescimento da influência alemã dentro do velho mundo e o estremecimento das relações democráticas entre os países devedores e os credores devido à crise do euro e à crise grega.

O ensaio de Beck tenta mostrar como a política nacionalista dos países europeus pode afetar a integração da União Europeia, e como a Alemanha tem um papel decisivo na solução ou no agravamento de uma situação que pode deixar sequelas desagradáveis em diversos países, quiçá para toda a Europa. 

Gostei do livro. A forma de escrita é acadêmica, mas não é nem um bicho de sete cabeças. Acredito que um pouco de conhecimento sobre a história da Europa tornará o livro mais agradável a quem for experimentar a leitura. A obra traz questionamentos importantes. Achei ideal para quem quer se introduzir no assunto.

Sobre a capa: Achei bem chamativa. O mapa da Alemanha em preto contrastando com o vermelho da capa. 

P.S.: Livro recebido de parceria com o Grupo Editorial Record.
P.S.1: Vou aprofundar mais minha leitura sobre a UE. 

No mais, até a próxima resenha.




10 comentários:

  1. Estou conhecendo a obra agora, mas curto histórias verdadeiras e que nos ensinem algo, que nos traga uma visão de mundo. Acredito que no atual cenário político e econômico brasileiro, fará sentido aprendermos com outros exemplos. Parabéns.
    https://pontonoconto.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Obrigado. Concordo plenamente com você. Sempre procuro colocar livros desse tipo entre minhas leituras tentando ampliar a minha visão de mundo.

      Abraço

      Excluir
  2. gostei de conhecer o livro, e é sempre bom ler esses tipo de tema, eu particularmente adorei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, concordo. Livros desse gênero são tachados de serem chatos, porém alguns são interessantíssimos.

      Abraço

      Excluir
  3. Que livro diferente no meio da blogosfera!!! Genial! Adoro, sou professora de História esses temas me são carissimos, tenho obrigação de está constantemente atualizada sobre o que acontece no mundo, geralmente não encontro algo que ajude via blogosfera e nem espero por isso, mas quando encontro vibro.

    Parabéns pela resenha informativa!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Essa era a proposta da Andresa quando conversamos sobre os tipos de livros que eu faria resenha: Livros diferentes dos que eram resenhados normalmente por aqui. Meu perfil de leitor contribui bastante para isso. Quanto a blogosfera, infelizmente, o foco fica sempre em cima dos romances ficcionais.Enfim, também gosto bastante de romances, mas tento sempre ler algo que amplie a minha percepção do nosso mundo.

      Abraços

      Excluir
  4. Também não tinha lido nada sobre esse livro,mas gostei bastante, amooooo assuntos políticos, histórias, e de guerras, principalmente!
    A capa é lindíssima!
    Vou procurar aqui pra comprar.
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que legal, espero que goste da leitura. Adorei a capa também.

      Abraço

      Excluir
  5. Olá Rafael, tudo bem? Sempre interessante a gente ter a oportunidade de ler e conhecer livros e conhecer autores de um gênero que não estamos tão acostumados a ler, mas ainda sim, a gente acaba conhecendo a temática do livro. Não tenho tanta facilidade e costume de ler livros de gênero como este, mas interessante a resenha ( e acabei indicando para minha irmã ele, ela ama livros assim).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo ótimo e contigo? Sim, é sempre interessantíssimo conhecer novos gêneros e autores. Espero que sua mãe goste do livro.

      Abraço

      Excluir

Related Posts with Thumbnails