Resenha: Sombra do Paraíso de David S. Goyer & Michael Cassutt

Título: Sombra do Paraíso 
Série: Saga de Keanu #1
Autores: David S. Goyer & Michael Cassutt
Gênero: Ficção Científica 
Editora: Aleph
Páginas: 456
Ano: 2015
Sinopse: No ano de 2016, cientistas descobrem um astro de natureza desconhecida se aproximando da Terra. Batizado de Keanu, ele logo se torna o destino de uma corrida espacial em pleno século 21. A NASA e a coalizão Rússia-Índia-Brasil passam a concorrer entre si, em uma missão de descobrimento científico temperada com intrigas políticas. Em meio a conflitos pessoais e familiares, o comandante norte-americano Zack Stewart e sua tripulação enfrentam uma perturbação na já complicada rotina no espaço. Keanu é muito mais do que aparenta, e logo os cosmonautas da Destiny-7 e da Brahma veem sua importante missão se transformar em uma aventura perigosa, sem precedentes na história da humanidade. Com um enredo misterioso, envolvente e inquietante, Sombra do paraíso é o primeiro volume da saga de Keanu, escrita a quatro mãos por dois grandes nomes do cinema e da televisão. Uma obra surpreendente, rica em detalhes sobre viagens espaciais e indispensável para todos os amantes das ciências e de aventuras no espaço.

Oi pessoal. Tudo bem? Voltamos ao sci-fi. Para quem não conhece o David S. Goyer, ele é roteirista/diretor e trabalhou nos roteiros da trilogia Blade (dirigiu Blade Trinity) e na trilogia Batman do Christopher Nolan, além do roteiro de Cidade das Sombras de 1998 (filme ótimo) e do atual filme do Superman (Man of Steel). Já o Michael Cassutt, além de ser roteirista é também produtor de televisão. Seu trabalho pode ser visto nas séries: Além da Imaginação (The Twilight Zone), A quinta dimensão (The Outer Limits), entre outras séries.

Sinceramente, eu não sabia o que esperar do livro. Sempre vejo com estranheza uma obra escrita por quatro mãos. Porém, gostei bastante da trama e devorei Sombra do Paraíso. E sempre fico muito feliz de estar saindo coisa nova dentro da ficção cientifica. 

O livro é uma mistura de 2010: Uma odisseia no espaço 2, Encontro com Rama ambos do Arthur C. Clarke, Solaris do Stanislaw Lem com a narrativa a lá Michael Crichton. Não vejo isso como plágio ou cópia, mas sim como uma homenagem. Por exemplo, o astro de natureza desconhecida pode ser encontrado em Encontro com Rama, a disputa entre naves vem de 2010, só pra ficar nesses dois. Podia falar mais, entretanto, não quero dar spoilers. Existem referências a Matrix, Robert A. Heinlein, Mark Twain, entre outras tantas.

O começo me pareceu meio confuso. Depois de umas 30 páginas, a confusão se desfez e eu entrei de vez na leitura. O livro tem alguns capítulos um pouco maiores, mas no geral eles são curtos, o que me fez associar a escrita ao Michael Crichton, mas isso pode ser coisa da minha cabeça. A narrativa tem vários pontos de vistas: participantes da missão, familiares em terra, controle da missão, público exigindo respostas. 

Apesar de ser uma obra de sci-fi, pode-se perceber uma amplitude dramática na história ao se explorar temas como vida inteligente alienígena, vida pós-morte, exploração espacial, além do conflito entre os países responsáveis pelas duas naves. Outro ponto que eu gostei bastante foi o fato deles trabalharem a difusão de informação com as pessoas acompanhando em tempo real até certo ponto o que acontecia em Keanu. 

Fiquei surpreso com a qualidade do livro e ansioso pela continuação. 

P.S.: Livro recebido de parceria com a editora Aleph. Eles acertaram no alvo nesse primeiro exemplar enviado. Parece que me conhecem (HAHA)
P.S.2.: Omiti certas referências. Iam ser spoilers óbvios. 
P.S.3.: Gostei bastante do final.
P.S.4.: Até agora só tive boas leituras de sci-fi nesse ano. 

No mais, até a próxima resenha. 


4 comentários:

  1. estou me descobrindo uma superfã de ficção científica e a cada livro do gênero que leio fico mais fascinada por foguetes, missões espaciais e a vastidão do universo. e acho que toparia uma leitura do livro Sombra do Paraíso, achei interessate a resenha ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigado. Eu te entendo. Foi a mesma sensação que tive quando comecei a ler sci-fi.

      Abraço

      Excluir
  2. Gosto bastande de sci-fi, e sei que as primeiras páginas são difíceis, pois o autor tem que nos ambientar em suas tramas, e sempre haverá cenários e situaçõs as quais não estamos por dentro. No mais, é legal quando a Editora nos dar um presente como esses. Claro que viu querer ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, concordo, as primeiras páginas são sempre de estranhamento.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails