Lançamentos de Abril do Catálogo do Grupo Editorial Record

Olá pessoal? Tudo tranquilo? Aqui estão os livros que eu recebi ou vou receber pelo mês de abril da parceria com a Editora Record. O Primeiro foi um presente de inicio da parceria e os outros 3 foram solicitados por mim. Escolhi estes livros, primeiro, pois quero conhecer o estilo e a obra do Modiano (fiquei curioso depois do nobel de 2014), segundo, como tenho formação em administração, assuntos econômicos e políticos me interessam. 

Uma praça em Antuérpia - Luize Valente. "Um romance histórico pertinente e comovente – e contado com uma admirável fluência de escrita." – Richard Zimler Após sua estreia literária com O segredo do oratório, sucesso de público e crítica, Luize Valente volta a mergulhar, de maneira ainda mais surpreendente, na história de uma família de migrantes em Uma praça em Antuérpia. Com domínio da narrativa, que vai e volta do ano-novo de 2000 em Copacabana para os anos da eclosão da Segunda Guerra na Europa, Luize reconstitui a desgraça imposta pelo nazismo aos judeus, razão pela qual muitos deles viriam fazer a vida no Brasil. Reunindo sensibilidade pelo drama humano e extensa pesquisa histórica, Luize retrata a chaga do nazismo na miudeza do cotidiano, na intimidade das famílias alemães e europeias, com bárbaros desdobramentos em Portugal, no lar de Clarice e Olivia, de onde a narrativa parte para ganhar o mundo e o Brasil. Acompanhamos a fuga de Clarice e seu marido, o pianista judeu Theodor, por grande parte da Europa, sempre um passo à frente da perseguição nazista, fuga que leva parte da família a cruzar o oceano. Como se não bastasse essa narrativa de tirar o fôlego, Luize presenteia o leitor com um final emocionante e totalmente inesperado.


Primavera de cão - Patrick Modiano. O mais misterioso livro de Patrick Modiano Aos dezenove anos, numa manhã da primavera de 1964, o narrador encontra o fotógrafo Francis Jansen. Ele trabalha em Paris para uma revista norte-americana, foi amigo de Robert Capa, encontrava-se com uma mulher chamada Colette Laurent que agora o procura incessantemente, guarda todas as suas fotos em três maletas, e desaparece sem deixar vestígios. Homem evasivo e misterioso, Jansen faz parte da galeria de tipos que, como só Patrick Modiano é capaz de descrever, prefere o silêncio e as reticências às palavras. O narrador retorna a bairros afastados, tenta reencontrar pessoas perdidas, e busca romper a camada de silêncio e de amnésia ao seu redor. As silhuetas lhe escapam; depois de trinta anos, os rostos já não estão nítidos. Ele deseja recuperar o passado, para que se torne algo além de fragmentos distantes e ausentes. Tudo lhe causa uma sensação de irrealidade. E é na busca do passado, de Francis Jansen e de tantos outros, que sua identidade é rememorada.


Flores da ruína - Patrick Modiano. Em 24 de abril de 1933, dois jovens cônjuges se suicidam em seu apartamento em Paris. Naquela noite, eles teriam se encontrado com diversas pessoas e foram dançar. Trinta anos depois, o narrador tenta reconstruir a história deles, que parece se cruzar com a sua própria. Cada pergunta suscita outras, como um eco, ao curso de andanças fantasmagóricas por Paris, de lembranças que retornam à memória...





A Europa alemã: A crise do euro e as novas perspectivas de poder - Ulrich Beck. Em um famoso discurso proferido em Hamburgo em 1953, Thomas Mann advertiu os alemães sobre o perigo de quererem voltar a almejar uma “Europa alemã”. E que muito menos catastrófico seria que conseguissem obter uma “Alemanha europeia”. Mas no rastro da crise do euro, foi justamente o que aconteceu. Com uma política “Merkiavélica”, brinca o autor em referência à liderança de Angela Merkel, a Alemanha se tornou hegemônica na Europa, tanto do ponto de vista político como do ideológico. Como líder econômica do continente pode ditar aos países da zona do euro as condições para a obtenção de novos créditos, incluindo o esvaziamento dos direitos de coparticipação dos parlamentos grego, italiano, espanhol e até mesmo do alemão. Quais as consequências da polêmica política de contenção alemã para o equilíbrio de poder europeu? Que soluções são possíveis no conflito entre os arquitetos da Europa e os ortodoxos do Estado nacional? Como conciliar os imperativos da solução da crise e da democracia face ao risco-Europa? São essas as questões que Ulrich Beck aborda. E ele conclui que é preciso um novo contrato social europeu: um contrato que, através da própria ideia de Europa, garanta mais liberdade, mais segurança social e mais democracia.

No mais, logo vocês lerão resenhas deles por aqui.
Até a próxima.

40 comentários:

  1. Todos os livros parecem ser interessantes, mas me interessei mais por Primaveras de cão e Flores da ruína *u* Esperando resenhas aqui, haha :)
    Kissus
    www.penseicliquei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito de A Europa alemã, pois fala da Europa e o contexto histórico é muito interessante e Flores de ruína pois tem assassinatos.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Achei interessantíssimo esse livro sobre a Alemanha. Logo tem resenha dele por aqui.

      Abraço

      Excluir
  3. Quero ler Flores de ruína, pois é um suspense investigativo, amo livros misteriosos
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, fiquei interessado também por causa disso. Flores da Ruína e Primavera de Cão fazem parte de uma trilogia.

      Abraço.

      Excluir
  4. É verdade, os do Patrick foram os que mais me interessaram. Pela sinopse, parece que ele te convida a participar da investigação com ele, algo que vai se montando como um jogo de lógica. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, estou curioso também. Nunca li nada dele. Espero gostar.

      Abraço

      Excluir
  5. A principio a sinopse de nenhum desses lançamentos achou a minha atenção, vamos ver depois de conferi as resenhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, bora ver se você muda de opinião nas resenhas. Também estou curioso quanto aos livros.

      Abraço

      Excluir
  6. Inicialmente nenhum desses livros chamou a minha atenção, então vou esperar pelas resenhas para ver se mudo de ideia.
    beijos.

    ResponderExcluir
  7. Não foram livros que me encheram os olhos, mas achei "Primavera de Cão" e "Flores da Ruína" até que interessantes. Vou aguardar resenhas pra saber se dou uma chance a eles.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que as minhas resenhas despertem o teu interesse.

      Abraço

      Excluir
  8. Todos parecem ser muito bons, fiquei curiosa por A Europa Alemã.
    Vou querer ver suas resenhas sobres as obras.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que eu estou vendo serão ótimas leituras. Logo saem as resenhas.

      Abraço

      Excluir
  9. Olá!
    Diferente de muita gente ai, não me interessei por nenhum desses lançamentos. Raramente me pego lendo um livro da Record, os livros dessa editora não fazem muito meu estilo, então esses não são diferentes.
    Deixo pra o pessoal que gostou.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, entendo, mas espero te convencer a dar uma chance aos livros pelas resenhas. Haha

      Abraço

      Excluir
  10. eiii
    o livro Primavera de cão me chamou a atenção pela sua história e sua capa adorei
    Não gostei do livro - A Europa alemã: A crise do euro e as novas perspectivas de poder,sabe não e o tipo de leitura que gosto é eu achei que a capa ficou a desejar muito simples mas para quem gosta deste assunto é um bom livro. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, os livros do Modiano foram os que mais me chamaram a atenção.

      Abraço

      Excluir
  11. Oi Rafael, tudo bem? Não me interessei por nenhum dos livros, não fazem muito meu estilo. Mas irei aguardar as resenhas para ver se mudo de opinião. Boas leituras!! =)

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaella, tudo tranquilo e contigo? Obrigado, acho que vou gostar das leituras. Espero mudar algumas opiniões sobre os livros haha.

      Abraço

      Excluir
  12. Estarei aqui para ler as resenhas, pois essas sinopses não me atingiram kkkk

    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigado por esperar as resenhas. Achei as sinopses meio genéricas também.

      Abraço

      Excluir
  13. Achei esses lançamentos interessantes e espero conseguir ler as resenhas deles. Pois fiquei curiosa a respeito.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, assim que eu terminar de lê-los escrevo a resenha.

      Abraço

      Excluir
  14. Eu li Flores da Ruína e vou te dizer uma coisa...
    Minha vontade era de tacar FOGOOOOOOOO! A história começa muito promissora, mas depois o autor...sei lá...surta e começa a divagar sobre a vida dele...filosofar sobre os problemas dele. P*****!!!! Cadê a solução do caso de assassinato que é mostrado no início do livro?! Tô tentando entender como esse livro ganhou um Nobel até agora! Ou eu sou muito burra...ou os caras da Academia tb não entenderam nada e deram o prêmio só porque eles queriam parecer inteligentes! Essa é a única justificativa que acho pra esse livro ter ganho um prêmio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, sério? Não posso dizer nada sobre Flores da Ruína porque ainda não o li. E quanto ao nobel, o prêmio não é dado apenas a um livro, mas ao conjunto da obra daquele escritor. A acadêmia premia a obra inteira desse escritor, seus principais livros, sua mentalidade, seu estilo e suas filosofias, não distinguindo uma obra em particular. Esse livro pode ser uma obra fraca do Modiano enquanto as outras são ótimas. Bem, isso tudo são conjecturas. Assim que lê-lo darei meu veredito. Espero não concordar contigo, porém se o livro for ruim, que assim o seja.

      Abraço

      Excluir
  15. Eu confesso que não me interessei tanto por esses livros. O único que me interessou um pouco foi Uma Praça em Antuérpia. Mas vou esperar resenha deles pra conhecer melhor :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, espero gostar dos livros que pedi. Mas logo saem as resenhas. Espero que você se interesse por algum.

      Abraço

      Excluir
  16. O que mais gostei foi o Flores da ruina, parece ótimo, com mtoooo mistério!! huuuuuuum, amooo!!
    Falando nisso, me deu uma saudade de ler Agatha Christie *-*rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, logo descobrirei se o livro é bom ou não. Você acredita que eu nunca li nada da Agatha Christie. Aproveitando, me indica algo dela?

      Abraço

      Excluir
  17. Mesmo não sendo o que eu costumo ler achei bem interessantes os livros.Uma praça em Antuérpia foi o que mais me chamou a atenção,a sinopse me deixou curiosa para saber mais sobre a história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Um praça em Antuérpia parece mesmo interessante. Essa mistura de ficção com fatos históricos sempre me interessou bastante.

      Abraço

      Excluir
  18. Infelizmente nenhum dos livros me chamou a atenção e me despertou o interesse de ler, eles não fazem muito o meu estilo apesar das histórias serem boas... Para aqueles que gostam que possa ser uma boa leitura, no meu caso fica para uma próxima!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigado pela participação. Espero escrever alguma resenha de algo que esteja dentro do seu gosto literário futuramente.

      Abraço

      Excluir
  19. Olá Rafael! Desses títulos fiquei curiosa apenas por Uma praça em Antuérpia de Luize Valente, por ser um romance histórico com uma premissa bem interessante, sem dizer que o livro retrata a eclosão da segunda guera, outra temática que eu amo em livros! Ótimas leituras! beijos!

    Meu Diário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, comecei a me interessar pela temática da II Guerra recentemente. Espero que o livro seja bom.

      Abraço

      Excluir
  20. Gostei muito da sinopse do livro Flores da ruína - Patrick Modiano, estórias com andanças fantasmagóricas me surpreende e gostei da temática abordada no livro.. ^.~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, essa temática dele me chamou a atenção também. Estou curioso quanto ao livro. Estou torcendo para ser uma ótima leitura.

      Abraço

      Excluir

Related Posts with Thumbnails