Resenha: Cinder de Marissa Meyer

Título: Cinder
Autora: Marissa Meyer
Editora: Rocco
Gênero: Fantasia, Ficção Científica, Reconto, Young Adult
Ano: 2013
Páginas: 448
Sinopse: Num mundo dividido entre humanos e ciborgues, Cinder é uma cidadã de segunda classe. Com um passado misterioso, esta princesa criada como gata borralheira vive humilhada pela sua madrasta e é considerada culpada pela doença de sua meia-irmã. Mas quando seu caminho se cruza com o do charmoso príncipe Kai, ela acaba se vendo no meio de uma batalha intergaláctica, e de um romance proibido, neste misto de conto de fadas com ficção distópica. Primeiro volume da série As Crônicas Lunares, Cinder une elementos clássicos e ação eletrizante, num universo futurístico primorosamente construído.

Em um mundo futurístico, Cinder é uma humana/android de 16 anos. Ela é a mecânica mais reconhecida de Nova Pequim, mas suas peculiaridades fazem as pessoas se afastarem. Ela vive com sua madrasta e duas meias-irmãs. Peony é sua única amiga e boa com ela, mas Pearl, junto com a madrasta, não gosta dela. Num dia comum de trabalho ela recebe a visita do príncipe Kai para que conserte um ciborg antes do baile anual, onde há boatos de que o príncipe está em busca de uma noiva, mas antes de conseguir consertar o ciborg, algo inesperado acontece. 

Sua irmã Peony é infectada por um vírus que ainda não possui cura e está matando a todos que são infectados. Assim, sua madrasta a envia como "voluntária" a cobaia para a busca da cura, onde até agora ninguém sobreviveu. Ao começarem os testes com ela, os pesquisadores descobrem que ela é diferente de tudo que conhecem e que o motivo é algo pelo qual existam pessoas dispostas a matar para conseguir. 
Na parte inferior da tela surgiu uma informação: TAXA: 36%.
Ela era 36,8% inumana.
Nesse mundo criado por Marissa Meyer existem os seres lunares, que vivem na lua, são manipuladores e possuem um poder de controlar a mente dos humanos. Sua rainha atual, Levana, quer uma aliança com a Terra, através de um casamento com o príncipe Kai, em troca de não começar uma guerra contra eles. Ela é má, ditadora e manipula as pessoas a seu redor. A possível aliança que pode formar com Kai faria com que os humanos tivessem que se submeter a sua ditadura e maldade e a não aliança levaria a uma guerra, ou seja, de um jeito ou de outro as coisas não são boas para os terráqueos. Kai terá que decidir seu futuro e o de sua nação em breve, pois a rainha Levana chega a Terra querendo sua resposta. 
[...] Lunares eram pessoas cruéis e selvagens. Eles matavam suas crianças que nasciam sem o dom. Mentiam, trapaceavam e faziam lavagem cerebral uns nos outros porque podiam. Não se importavam com o mal que fariam, desde que fossem beneficiados.
A narração é feita em terceira pessoa, mas não somente sobre a visão de Cinder. Achei a linguagem um pouco complicada e a leitura não fluiu muito bem comigo, apesar da história estar interessante. Demorei a me acostumar com a narrativa, mas a história foi ficando melhor ao passar das páginas e isso ajudou muito. O acabamento do meu livro não foi bom, pois com apenas uma leitura as páginas pareciam que iriam descolar (não ia dizer não, mas meus livros da editora tem essa tendência  a descolar #ProntoFalei). Fiquei traumatizada depois de acontecer isso com meu livro preferido Jogos Vorazes (sorte que sou fã enlouquecida e coleciono em inglês, além de ter o box em português de "lembrança", porque gosto mesmo é de ler no original).

Cinder é uma personagem interessante, gostei de sua personalidade. Kai foi quem eu mais gostei. O pouco relacionamento que eles têm um com o outro foi uma das partes mais legais da história, porque era fofo e eu ficava torcendo por eles. 

Achei algumas coisas previsíveis e descobri as revelações finais já no início do livro, mas isso não tirou a graça da história que começou a me conquistar mesmo já quase na metade devido a narrativa que me cansou um pouco. O final deixa pontas soltas para a continuação, chamada Scarlet, onde além de Cinder temos uma nova protagonista.

Cinder foi uma versão voltada para Cinderela e Scarlet uma versão voltada para a história da Chapeuzinho Vermelho. Há ainda um terceiro livro, Cress, com Rapunzel e o quarto e último Winter (2015 no exterior) com Branca de Neve. Todos eles envolvem a personagem do primeiro livro Cinder. Além dos livros há 3 contos que se passam entre um livro e outro. 

Apesar das dificuldades iniciais com a leitura e a má qualidade da cola nas páginas, eu adorei a história e estou ansiosa pela continuação (que eu tenho em inglês). Foi interessante a mistura de conto de fadas, ciborgues, elementos distópicos e pós-guerra na história. Recomendo para quem gosta do gênero, de contos de fadas reescritos, e tudo mais que citei!





10 comentários:

  1. Tenho muita curiosidade de ler essa série, tenho uma amiga que já leu e amou e ela sempre fica me pedindo para ler.
    Realmente infelizmente alguns livros da ROCCO tem a qualidade péssima mesmo e o preço muito alto =/
    Espero ter a oportunidade de ler a série em breve.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa que legal *O*
    Eu sempre achei a capa desse livro muito bonita mas nunca tinha lido nenhuma resenha sobre ele.
    Agora que li me interessei bastante, parece ser uma leitura gostosa de se fazer. Apesar de alguns pontos que apontou como a linguagem um pouco complicada, acho que posso me dar bem com esse livro.
    Ótimo post!
    Um beijo
    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro, mas gostei bastante da capa e também da premissa. Uma releitura de clássico, mas ao mesmo tempo futurista me agrada demais.
    Quanto a narrativa difícil, isso não me incomoda em nada. Então, acho que leria sim o livro.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Menina esse livro me ganhou só pela resenha, eu amei todas essas coisas de lua, distopia, príncipe, ciborgues e tudo mas.
    Agora mas um entrou na minha lista. ^.^

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  6. Olá, Andressa.

    Eu comprei esse livro pra dar de presente de aniversário pra uma amiga, mas ainda não tive uma grande vontade de ler. Achei bem legal a premissa e tudo, mas tenho leituras que quero fazer antes. Aí ele sempre vai ficando pra depois.
    Nem me fale em páginas soltando que esses dias aconteceu isso comigo e eu fiquei com muita raiva.

    Visite: http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Eu to bem curiosa por esta serie, mas to aguardando sair os outros para começar a leitura,
    esta serie acho que vai ser uma que não vou querer esperar e sim ler tudo de uma vez rs,
    uma pena que a parte do romance pelo que percebi é pequena em relação ao resto, mas a autora criou um universo bem diferente e qeuro conhecer.
    A editora podia te dar outro livro né..uma pena isso.
    beijos.

    ResponderExcluir
  8. Já li uma resenha dessa série (acho que de Scarlet) e tinha achado interessante a história, mas com essa já não sei se gosto tanto assim... Não costumo gostar de distopias nem histórias muito fantasiosas, em compensação sou apaixonada por contos de fadas reescritos... Gostei do enredo desse livro, tem tudo para ser bom, só não sei se eu conseguiria terminar... Vai para a minha lista das possíveis leituras ;)
    Kisses =*

    ResponderExcluir
  9. Andresa, acredito que ocorra em alguns livros da editora isso que você apontou, não é só com você, comigo também, e normalmente os livros são caros, o que não entendo é isso. Mas, gostei da história de início mas não seria uma que estaria voltada a ler no momento, sou difícil de gostar de livros que possuem personagens de contos clássicos.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails