Resenha: Invisível de Andrea Cremer e David Levithan

Título: Invisível
Autores: Andrea Cremer e David Levithan 
Editora: Galera Record
Gênero: Ficção Estrangeira
Páginas: 322
Ano: 2014
Compare preços

Sinopse: Stephen passou a vida do lado de fora, olhando para dentro. Amaldiçoado desde o nascimento, ele é invisível. Não apenas para si mesmo, mas para todos. Não sabe como é seu próprio rosto. Ele vaga por Nova York, em um esforço contínuo para não desaparecer completamente. Mas um milagre acontece, e ele se chama Elizabeth. Recém-chegada à cidade, a garota procura exatamente o que Stephen mais odeia. A possibilidade de passar despercebida, depois de sofrer com a rejeição dos amigos à orientação sexual do irmão. Perdida em pensamentos, Elizabeth não entende por que seu vizinho de apartamento não mexe um dedo quando ela derruba uma sacola de compras no chão. E Stephen não acredita no que está acontecendo... Ela o vê!

Pare um instante, feche os olhos, respire fundo e imagine. Imagine passar pela vida despercebido. Literalmente. Ao andar na rua, as pessoas não poderiam desviar de você, porque elas não lhe enxergariam. Da mesma forma elas não poderiam dar bom dia ou oferecer ajuda se você estivesse precisando. Escola, faculdade, um emprego, coisas aparentemente cotidianas, para você não passariam de sonhos distantes. Você não seria apenas esquecido, não, você simplesmente jamais teria existido. Ninguém se lembraria do seu sorriso, da sua forma única de ajeitar o cabelo ou da cor intensa dos seus olhos. Invisível. Essa palavra pesa e ecoa. Traz pensamentos sobre quando seu melhor amigo lhe ignorou ou aquela pessoa especial fingiu que você não estava ali, torcendo para que ela viesse dizer um oi. E dói. Ser invisível. Não significar nada. Sem possibilidade de mudança. Nunca.

Essa é a realidade de Stephen. Quando se encara no espelho, é como se ele não estivesse ali, só o que se reflete é o ambiente onde ele está. Ninguém pode lhe ver. Seu pai, sentindo que o peso daquela maldição era muito para seus ombros, simplesmente parte para viver com outra família. Após perder também a mãe, Stephen passa a vagar por Nova York, tentando ocupar seu tempo e conseguir para si o mínimo de normalidade que lhe é permitido. Em um dia vazio como qualquer outro, Stephen está retornando a sua casa, quando uma menina desconhecida, sua nova vizinha, tropeça nele e derruba suas sacolas. E o mais impressionante: Ela fala com ele. Naquele instante, ele acredita que finalmente a maldição que o aprisiona desde que nasceu esgotou-se, mas minutos depois, percebe que não, Elizabeth é a única a poder vê-lo. Por que será que ela e somente ela pode lhe ver? Stephen, Elizabeth e o doce Laurie, irmão da moça, veem, juntos, um novo mundo descortinar-se a sua frente. E terão que fazer escolhas e tomar decisões cruciais e difíceis para que tudo fique bem no final.
"Meus dias são muito parecidos uns com os outros. Acordo quando quero. E tomo banho, mesmo que seja difícil me sujar. Faço isso sobretudo para que possa me concentrar no fato de ter um corpo e, então, ter a sensação da água tocando minha pele."
Além da premissa, algo bem interessante nesse livro é o fato de ter sido escrito por dois autores, e o melhor, esses dois autores formam uma parceria brilhante. Os capítulos são apresentados um na visão de Stephen e o seguinte na de Elizabeth, assim sucessivamente, sempre em primeira pessoa. A escrita é extremamente envolvente, rebuscada e leve em proporções iguais, gerando assim um encaixe perfeito e principalmente, muito agradável. Simplesmente não dá vontade de parar de ler. A curiosidade e o envolvimento são grandes demais. 
"As pessoas dizem que o tempo escorre pelos dedos como areia. O que não reconhecem é que um pouco da areia gruda na pele. Essas são as lembranças que ficarão, memórias da época em que ainda havia tempo." 
Stephen é um personagem fantástico e complexo. E aqui parabenizo os autores, que souberam trabalhar o lado emocional da situação na medida certa para o leitor sentir e não achar dramático em demasia. Mas um personagem impressionante, divertido e realmente especial, que deu um tom descontraído e ao mesmo tempo doce a história foi Laurie, o irmão homossexual de Elizabeth. A forma que ele foi retratado foi perfeita. Levitan sempre procura mostrar em seus livros como é natural ter preferências diferentes das aceitas pela maioria da sociedade, e nesse não foi diferente. E posso dizer que ele mais uma vez teve sucesso. Laurie me cativou, com seu jeito franco, brincalhão e ao mesmo tempo protetor, terno, aberto e acolhedor. Elizabeth é forte, decidida e intensa.
"Depois de algum tempo, parei de me perguntar sobre os “por quês”. Parei de questionar os “comos”. Parei de notar os “o quês”. Permaneceu simplesmente minha vida, e eu simplesmente a conduzo. Sou como um fantasma que nunca morreu."
Essa é uma história surpreendente, que toma rumos difíceis de prever e tem a dose certa de romance. O final me deixou levemente insatisfeita, mas nada muito significativo. Bem fácil de superar. Creio que a complexidade do resto da trama mantém seu mérito.

Minha curiosidade por esse livro começou por já ter lido, e me encantado, por Todo dia, outro título de Levithan, dessa vez sozinho. Não me decepcionei. Ambos os livros são radicalmente diferentes, mas de certa forma parecidos, e me causaram o mesmo impacto e o mesmo tanto de reflexões.
"Tenho de aprender a ter consciência dela e consciência de mim ao mesmo tempo. Sou tão novato nessa coisa toda e desconfio profundamente de que isso seja o que as outras pessoas chamam de amor."
Me peguei pensando em tantas coisas ao decorrer dessa leitura. Refleti sobre as pessoas, suas atitudes, suas dificuldades. Discorri mentalmente sobre desafios, família, força, mas principalmente sobre amor. 

Invisível é uma história tocante, intensa e genial. Um enredo simples, transformado em páginas repletas de emoções, aventura, sentimentos e escolhas. Indicado a quem se deixará levar pela magia tão bem tecida por esses dois autores de talento ímpar.

*Sobre a capa: Ela é um pouco complicada de descrever. Tem seu fundo verde, título em amarelo, autores em branco e na metade de baixo vários traços amarelos, com exceção de um verde escuro ali entre eles. Pra mim, a capa representa que ele (seja um traço qualquer ou a representação do personagem) era o único diferente ali, no meio de tantos iguais, o único invisível. Não sei se foi realmente isso, mas foi assim que pude ver. (Andresa)



13 comentários:

  1. Eu também tenho muita curiosidade a respeito desse livro justamente por ter lido e adorado Todo dia.
    De início quando a editora divulgou eu não tinha gostado dessa capa, mais hj em dia até que acho bonita..rsrs

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Aninha.
    Adorei a trama de Invisível. Nem consigo imaginar como seria estar na pele de Stephen. Parece ser tão solitário.
    Também li Todo Dia de Levithan e adorei. Gostei da forma sutil e delicada como ele abordou os dilemas ''A".
    Li o primeiro volume da série Nightshades de Andrea Cremer e gostei bastante da sua escrita.
    Parece que a junção dos autores funcionou bem! Gostei bastante de saber que a narrativa é alternada. É sempre uma boa forma de saber o ponto de vista do personagem e deixa a leitura mais dinâmica =)

    ResponderExcluir
  3. Ei Ana,
    Esse livro tem uma trama diferente mesmo.
    Li em outra resenha, e que dá pra entendermos pela sinopse, que tem um certo toque de magia. Mas que depois esse plot fica meio de lado.
    Sei lá, pra mim eles misturaram as coisas. Na minha opinião acho que deveria ficar em aberto essa parte de ele ser invisível, e continuar abordando a parte "socialmente invísivel" de hoje. Como temos hoje diversos motivos para querer ser "invisível", isso deixaria pro leitor imaginar o pq de ele ser invisível e somente ela poder ver ele. Pra mim ficaria mais interessante assim. Mas é claro isso não desmerece a trama do livro. Só dando minha opinião. hehe =P

    Abs...

    ResponderExcluir
  4. Parece uma história muito boa assim como você descreveu em sua resenha. É a primeira que leio sobre o livro e gostei bastante. Já estava pensando em adiciona-lo a minha estante, só que agora colocarei outro também, Todo Dia, que você recomendou e parece ser muito bom também.

    Ótima resenha!

    bjos
    Leitura de Ouro - leituradeouro.blogspot.com
    @LeituraDeOuro

    ResponderExcluir
  5. Tenho que começar e já a ler os livros do Levithan, ele cada vez tem mais e mais livros sendo lançados por aqui. Assim não consigo acompanhar.
    Este parece ter uma história bem interessante também. Claro, quem já não quis ser invisível um dia? Mas ser invisível todos os dias deve ser bem solitário.

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana,
    Gostei muito da sua resenha sobre o livro,mas tenho que dizer que nunca li nada do David Levithan.Apesar de ser louco pra ler o tão famoso todo dia que diga-se de passagem nunca li e assisti nenhuma crítica negativa a respeito do mesmo,mas sua dica está anotada pra futuras leituras.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Esse livro vem para mostrar que para ser bom, não é necessário uma trama muito complexa e cheia de firulas. Precisa-se apenas de um autor que consiga, através de sua narrativa, transformar uma história simples em uma bela história. David Levithan é um dos poucos autores que tem esse dom. Também li o "Todo Dia" e me convenci de que todos os livros que ele lançar, eu quero ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  8. Creio que por esse livro ser tão diferente de diversas formas é que ele se mostra algo além do que esperar, então para mim trás muita expectativa e ao mesmo tempo não. Não li nenhum livro do Levithan, apesar de ser muito conceituado, tenho Todo Dia, espero lê-lo. Mas, esse parece que me prenderia mais do que Todo Dia.

    ResponderExcluir
  9. Eu li aquela primeira estrofe da resenha e ja fui add o livro como desejado la no skoob, adorei a resenha e acho q se eu tivesse esse livro aqui ele seria minha proxima leitura, tenho Todo dia aqui, mas ainda nao li, mas nao vou demorar, so tenho que arrumar um jeito de encaixar ele aqui.

    ResponderExcluir
  10. OI Aninha,

    Que diferente esse livro. Imagina mesmo ser invisível no mundo, se bem que o que tem de pessoas que passam por invisíveis por nós não é ? E eu acho incrivel esse dom que vocÊ tem de ler o livro e ficar relacionando com a vida real no momento da leitura. Eu não consigo fazer isso, acho que é minha pressa de sempre terminar a leitura.
    Fiquei com mil perguntas na cabeça, como foi o nascimento de Stephen? Seus pais tambem não podiam ve-lo? O que foi a maldição? Perguntas essas que me fazem desejar demais ler o livro.

    ResponderExcluir
  11. Fiquei fã do David desde que li Todo Dia, já a Andrea sou fascinada pela escrita dela a muito tempo...Quando vi a premissa, ela aguçou minha curiosidade pra saber mais sobre o livro e a cada parággrafo lido de sua resenha ,fui ficando mais e mias encantada pela história...Amei a abordagem diferente que eles deram no livro, sem contar que certas situações que ele viveu com certeza alguém já sentiu alguma vez... Eu amei de paixão o que li sobre esse livro e desejo tê-lo o mais rápido possivel... Parabéns pela resenha e valeu mesmo pela indicação...bjs

    ResponderExcluir
  12. Oie,

    Adorei o começo da resenha e me fiquei imaginando ser invisível. As vezes queremos sumir mesmo, mas aí seria ruim não ser notado, não ter uma palavra de consolo. Ainda bem que Stephen encontrou pessoas que lhe enxerga. Se fosse olhar pela capa não compraria o livro, mas depois de sua resenha fiquei querendo saber o final dessa estória.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Nossa, Aninha. Consegui me sentir na pele de Stephen com as suas descrições e imagino como deve ter sido difícil para ele passar por isso.
    Fiquei com vontade de ler. Parece carregada de emoções, sem dúvidas.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails