Resenha: Todo Dia de David Levithan


Título: Todo Dia
Autor: David Levithan
Editora: Galera Record
Ano: 2013
Páginas: 280
Compare preços
Sinopse: Neste novo romance, David Levithan leva a criatividade a outro patamar. Seu protagonista, A, acorda todo dia em um corpo diferente. Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia. Depois de 16 anos vivendo assim, A já aprendeu a seguir as próprias regras: nunca interferir, nem se envolver. Até que uma manhã acorda no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon. A partir desse momento, todas as suas prioridades mudam, e, conforme se envolvem mais, lutando para se reencontrar a cada 24 horas, A e Rhiannon precisam questionar tudo em nome do amor.

Oie gente! Hoje vim falar desse livro "uau" que é "Todo Dia"! Eu o li ano passado, fui sem medo, mergulhei de cabeça, pois já tinha lido praticamente todos do John Green (de quem sou fã assumida!) inclusive, "Will & Will" que é do David Levithan em parceria com o John Green. Pensei, só pode vir coisa boa daí, sério! E não me arrependi...

A História...
O livro fala de "A", isso mesmo, A, é o nome do nosso protagonista. Todos os dias, A, acorda em um corpo diferente, que passa a ser seu "hospedeiro". A única coisa regular sobre os seus "hospedeiros", é que sempre são adolescentes (16 anos). De resto, é tudo diferente! O A nunca sabe se será garoto, garota, homossexual, negro, branco, asiático, baixo, alto, gordo, atlético... Enfim, ele só sabe que será um ser humano e, adolescente. Ele consegue acessar os fatos, as informações, memórias básicas dos seus hospedeiros, mas não os sentimentos...


Imediatamente preciso saber quem sou. Não se trata apenas do corpo – de abrir os olhos e ver se a pele é clara ou escura, se sou gordo ou magro, garoto ou garota, se tenho ou não cicatrizes. O corpo é a coisa mais fácil a qual se ajustar quando se está acostumado a acordar em um corpo novo todas as manhãs. é a vida, o contexto do corpo, que pode ser difícil de entender.Todo dia sou uma pessoa diferente. Eu sou eu, sei que sou eu, mas também sou outra pessoa. Sempre foi assim...

A, desistiu de tentar entender o que ele é, ou o que acontece. Passou por tanta coisa, desde a infância que chegou a conclusão que o "melhor" era deixar assim mesmo. Questões como a sua existência, nunca fizeram sentido... Até acordar no corpo de Justin e conhecer Rhiannon (namorada de Justin) e o improvável acontecer, ele se apaixonar! Quando isso acontece, A, faz tudo ao seu alcance para que consiga "viver" esse sentimento. É onde começa toda a aventura... Tentar driblar a vida cotidiana de cada "hospedeiro" em que ele acordar e convencer Rhiannon de que ele "existe"...
Difícil? Uma loucura? Amor?

O que eu amei...
A, não tinha um rosto, um corpo, um toque, um passado... seu. Mas eu o achei tão real, tão encantador! Ele tinha qualidades, que em sua condição, é difícil de existir, ou de manter. Pureza é uma delas.
Que história é essa sobre o instante em que você se apaixona? Como uma medida tão pequena de tempo pode conter algo tão grande? De repente, percebo por que as pessoas acreditam em Dejà vu, por que acreditam em vidas passadas; porque não há meio de fazer com que os anos que passei na terra, sejam capazes de resumir o que estou sentindo...
A, poderia ser ou fazer qualquer coisa, devido a sua "condição", mas sempre optou pelo mais confortável para ambos (ele e seu "hospedeiro"), pelo mais simples. Ele não queria interferir na vida do "hospedeiro" a ponto de bagunçar tudo. Como ele mesmo dizia, não era justo... Isso era tão digno. A, me tocou por sua simplicidade, e ao mesmo tempo por sua complexidade. Ele "viveu" tantas experiências, sob perspectivas diferentes em uma única vida, e extraiu cada gota que pôde de cada uma delas. Esse é o A! Incrível!
É isso que o amor faz: que você queira reescrever o mundo, que você queira escolher os personagens, construir o cenário, dirigir o roteiro. A pessoa que você ama senta de frente pra você, e você quer fazer tudo que estiver ao alcance para tornar isso possível, infinitamente possível.
Eu não esperava amar tanto um livro, rir, chorar, torcer... Fiz tudo isso e muito mais! "Todo Dia" nos faz refletir sobre as relações em geral, de uma maneira crua, sem preconceitos. O que é importante? Exterior? Interior? Questões profundas... e rasas... feitas sem chocar ou cobrar respostas... Difícil?  Sr. Levithan conseguiu!

A capa é uma história a parte, certo?! Que capa é essa gente?! Perfeita pra história do A, apaixonanteeeee! A escrita do Levithan é magnífica! Envolvente, convincente, sensível, singular, delicada... flui tão perfeitamente que nem percebemos. Li em três horas. E confesso, queria mais! Aí está o problema...

O que me incomodou um pouco...
Quando caiu a ficha que o livro realmente havia chegado ao fim (e não tem continuação) fiquei meio enlouquecida... Como assim? Um sentimento de vazio enoooooorme... E não foi somente de "saudade das "aventuras do A", NÃO! Foi de "onde estão as páginas finais?" Eu fiquei cheia de dúvidas e questionamentos sem respostas... E essa não é a melhor sensação ao terminar um livro, não mesmo. E somente por isso, ele não é cinco estrelas. Pois ele, todo, é perfeito! Mas depois de ficar uns dias refletindo sobre ele, decidi, talvez uma continuação, não ficasse a altura do que foi "Todo Dia", então, aceito o final. E, é claro, super indico a leitura!

Melhor quote...
Na minha experiência, desejo é desejo, amor é amor. Nunca me apaixonei por um gênero. Apaixonei-me por indivíduos. Sei que é difícil as pessoas fazerem isso, mas não entendo por que é tão complicado, quando é tão óbvio.
Leiam "Todo Dia" e surpreendam-se! Vale taaaaanto a pena...

Beijo, beijo,

28 comentários:

  1. WAAAAAAA, quantas vezes, QUAN-TAS, lerei resenhas desse livro que me farão sentir uma ENORME vontade de correr à livraria e comprá-lo!?
    Menina, adorei sua resenha. Foi muito legal lê-la. Quando vi que deu apenas 4 estrelas para esse livro, pensei: "Hm, ela tem uma opinião diferente da geral", porque a maioria dos blogueiros deu 5 estrelas e incluíram a obra entre os seus favoritos. (rs)
    Mas, na sua última crítica entendi por quê. Achei muito prudente sua avaliação sobre o final do livro… É a primeira vez que li uma opinião sobre isso, com tal sentimento de que houve lacunas na leitura que não foram preenchidas pelo autor.
    Meu quote favorito da sua resenha, haha: "A, não tinha um rosto, um corpo, um toque, um passado... seu. Mas eu o achei tão real, tão encantador!" -------POXA, preciso desse livro.
    Beijos, flor!

    www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francine!
      Obrigada!!! *---*
      Fico feliz que entendeste as minhas 4 estrelas... Ele ainda assim, é incrível pra mim...
      Beijossss

      Excluir
  2. Ouvi muita gente falando bem desse livro. Para ser bem sincera, eu fiquei com vontade de ler só pela capa. Não tinha ido olhar sinopse e nem resenhas. E... poxa, que tema diferente para se tratar num livro. E pelo visto, tratado de uma forma muito boa. Agora fiquei com (ainda) mais vontade de ler. Isso de ir contra os preconceitos e amar os indivíduos e não os gêneros deveria ser mais tratado na literatura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa!
      Leia sim! Vale taaaaanto a pena! Depois me conta...
      Beijoossss

      Excluir
    2. Tô tão arrependida de não ter o comprado numa promo por 14 reais :( hahaha

      Excluir
  3. Oie Lili!
    Eu li Todo Dia no ano passado, mas não consegui morrer de amores por ele, heheheh. Achei que ficou um pouco sem explicação o que acontece com A, o tem do livro, a escrita e os personagens são maravilhosos, mas a explicação de quem era A que não teve foi muiito chato. Eu também achei lindo a mensagem que o David transmitiu com a obra que foi o amor, será que amamos as pessoas pelo seu exterior? No livro isso é algo lindo, o amor é pelo interior, por que a pessoa é e não pelo que ela tem. Fiquei me perguntando quando terminei a leitura, conseguiria eu amara a alma, o coração de alguém? mesmo não vendo seu corpo, seu rosto e mesmo sabendo que aquela matéria não era ele, será que eu conseguiria ainda assim amá-lo? Enfim Todo Dia não foi uma das minhas melhores leituras, mas confesso que gostei!!!
    Beijos!

    http://meudiariojk.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Jullyane!
      Seus sentimentos em relação a Todo Dia, são semelhantes aos meus... Pensei também tanto depois... Me fiz as mesmas perguntas... Obrigada por comentar!
      Beijo, beijo!

      Excluir
  4. Já tinha lido algumas resenhas sobre este livro e ele parece mesmo muito interessante! Ainda não li nada do autor, nem do John Green mas fiquei com vontade de ler Todo dia e saber como terminará esta estória. Que pena que o livro termina com muitas perguntas, mas ainda sim, parece mesmo valer a pena! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!
      Leia sim, até mesmo os do Green! São incríveis!
      Beijo, beijo!

      Excluir
  5. Nossa o livro é totalmente diferente do que eu pensava, sei lá achei que a historia era outra, mas também essa é a primeira resenha que vejo dele, e parece que é muito interessante, eu curti, quero saber o que A vai fazer para conquistar a sua amada, pela resenha devo considerar que o livro é muito bom mesmo.
    Beijos e valeu pela dica!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Camila!
      Eu super recomendo a leitura...
      Beijo, beijo!

      Excluir
  6. Esse livro parece ser muito intenso e forte.
    Isso do personagem se chamar apenas A. e não ter um corpo, ou melhor, acordar em vários corpos diferentes foi uma sacada e tanto do autor. Bela criatividade!
    Eu estou loucamente precisando ler este livro.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ieda!
      Também amei a criatividade do tema proposto... Mais interessante ainda a leitura... Leia! Vais amar...
      Beijo, beijo!

      Excluir
  7. eu ganhei um marcador deste livro que inclusive é lindo *----* ai então pensei: preciso conhecer o livro hahaha
    e aqui está esta resenha que li e me interessei e vou ler sim sim e sim, já estou com muita vontade ler a tempos!
    A capa é linda imaginei isto pelo marcador u-u hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhhh Janaira! Eu não tenho um marcador de Todo Dia! Já quero! Rs...
      Leia sim! Vais amar... ;)
      Beijo, beijo!

      Excluir
  8. Por um momento, ao ler esse livro, lembrei-me de 'A Hospedeira', de Stephanie Meyer. Mas muito pelo contrário, o livro de David Levithan me pareceu ser muito mais profundo, mais inspirador. O mistério que ficou no ar sobre 'A' é que me entusiasmou para essa leitura. Espero ler em breve!

    ResponderExcluir
  9. Oi Michelle!
    O A, é realmente inspirador... Leia! :)
    Beijo, beijo!

    ResponderExcluir
  10. Uau, amei o estilo desse livro! Precisando dele pra ontem! HUSAHUSA
    Tipo, "A"? (Me lembrou um pouco de PLL rs)
    Amei a resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando vi "A" também me lembrei de PLL hehe.

      Excluir
    2. Obrigada Gabriela!
      A sinopse também me remeteu a Hospedeira... Rs... Mas garanto, é diferente!
      Beijo, beijo!

      Excluir
  11. Nossa, se ele for tão bom quanto o melhor quote tenho certeza que vou amar.
    Obrigada pela indicação, pretendo ler ele logo.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh Larissa... Tem tantos outros durante todo o livro... Espero que você ame sim... Leia!
      Beijo, beijo!

      Excluir
  12. Bem nao li o livro ainda, mas pude notar que o autor se inspirou bastante nesse livro, pois os outros dele nao teve tanto alvoroço como esse.
    Gostei da trama e dos personagens espero poder ler logo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica!
      Eu achei tão intrigante... Ainda não tinha lido nada parecido... A narrativa do Levithan é singular! Leia sim, depois me conta!
      Beijo, beijo!

      Excluir
  13. Até então não tinha me interessado pelo livro... achei que era mais um romance tipo Nicholas... e até gosto, mas prefiro outros generos... achei que era muito diferente o livro, agora fiquei mega curioso pra ler... a historia me interessou demais, quero conhecer "A" logo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Douglas!
      Fico tão feliz quando leio um comentário assim... Significa que consegui transmitir minha mensagem. E acredite, não tem nada de Sparks! Rs... Conheça o A, depois me conta!
      Beijo, beijo!

      Excluir
  14. Uau...!!!mas um livro pra ler,parece ser muito interessante tipo aqueles livros que lemos em alguma horas né Lili!? mas quando vi o livro nem passou pela minha cabeça essa história e então como sempre sua resenha me causou uma super curiosidade ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Lu!
      Sim, li em pouco tempo... Foi tão rápido, que voltei as melhores partes... Acredito que você vá amar! Depois me conta! Obrigada viu?!
      Beijo, beijo!

      Excluir

Related Posts with Thumbnails