Top Piriguetagem Literária 2012

Todo fim de ano aparece alguma lista de retrospectiva. Melhores livros, filmes, séries, restaurantes, micos e o que mais lhe der na telha.



Nanda do blog Viagem Literária criou uma lista muito original chamada TOP Piriguetagem Literária 2012. E toda bookaholic que se preze já deu uma piriguetada básica em algum personagem de livro.

Para quem não conhece o termo ele está no Aurélio TOC Livros e segundo a Luciana Mara:
“De acordo com o dicionário Aureliânus sofre de piriguetismo literário aquele(a) que troca de paixão platônica fictícia toda semana, e usa a expressão 'é meu' quando descreve algum personagem. Este tipo de piriguete usa ou usará óculos e sente frio (característica principal que a diferencia das outras espécies).”

Inspirada no post dela nós do Leituras & Fofuras fizemos nosso Top Piriguetagem Literária 2012. Vamos relembrar o que teve de melhor para pegar nas páginas dos livros. 


TOP Piriguetagem Literária 2012 - Andresa Dias


Fiz minha listagem sem uma ordem específica! Não consegui criar em uma ordem de preferência, sorry. Escolhi 10... não tenho culpa se não consigo resistir a esses personagens literários que me tiram o fôlego rs. Espero não ter esquecido de nenhum! 


Tobias de Insurgent (Veronica Roth). Ele já entrou na lista de 2011 quando li Divergent e é claro que entraria de novo! Four continua o mesmo fofo de antes, apaixonado, cuidadoso, teimoso, muito mais intenso que no livro anterior. 




Perry de Under the Never Sky (Veronica Rossi). O mundo em Under the Never Sky é totalmente devastado, temos tempestades de éter que destroem tudo o que passa pela frente e é nesse mundo que encontramos Perry. Ele é um caçador, selvagem, corajoso, sobrevivente, protege aqueles que ama e é muito bom no que faz. Não consegui resistir rs. 


Day de Legend (Marie Lu). Apesar de ser o homem mais procurado da República no livro, ele é inteligente, ágil, cativante, faz de tudo para sobreviver e proteger sua família, é bem-humorado e dedicado. Um dos personagens mais fortes que conheci esse ano.  




Jem Carstairs de Anjo Mecânico (Cassandra Clare). Enquanto muitas cairam de amores por Will (que tem uma personalidade parecida com o Jace de Instrumentos Mortais), eu me apaixonei pelo caçador de sombras Jem, que era fofo, calmo e determinado. Ele tem um ótimo humor, toca violino, é sensato, amável e confiável *-*  #TeamJem


Chase Sullivan de Um Olhar de Amor (Bella Andre). Ele é educado, gentil, lindo, com um sorriso sem vergonha de tirar o fôlego, cavalheiro e tem instinto protetor. Difícil resistir com todas essas qualidades.  


Marcus Sullivan de Por Um Momento Apenas (Bella Andre). Ele é cavalheiro, se preocupa e cuida de sua família, é carinhoso, lindo e irresistível. Ele tem seus defeitinhos na trama, mas ainda assim é um grande homem. 


Igor de Do Seu Lado (Fernanda Saads). Ele é o típico melhor amigo com quem podemos conversar sobre qualquer coisa, que adora te perturbar, que te faz rir quando você menos espera, é bonito, cavalheiro daqueles que abrem a porta do carro pra você e inteligente. Um relacionamento com alguém que é seu melhor amigo parece ser demais *-* 


Theodoro Brasil de Malas, Memórias e Marshmallows (Fernanda França). Theo é o típico vizinho que queríamos ter (ele é vizinho da protagonista do livro). Charmoso, amigo, fofo, simpático, lindo, cavalheiro, companheiro e encantador. 


Príncipe Maxon de A Seleção (Kiera Cass). O livro segue um triângulo amoroso, mas eu gostei mesmo foi de Maxon. Príncipe, fofo, educado, gentil e disposto a dividir seu "reino" com sua futura esposa. #TeamMaxon


Adam Kent de Estilhaça-me (Tahereh Mafi). Enquanto a maioria das leitoras gostou do vilão Warner, eu curti mesmo foi o mocinho Adam. Ele é  forte, corajoso, protetor e faz de tudo para ficar com a garota por quem se apaixonou ainda criança, aquela que foi rejeitada por todos. Eu adoro personagens bad boys, mas homens como Adam que são doces e gentis me conquistam mais facilmente em muitos casos. 


TOP Piriguetagem Literária 2012 - Renata Leite


Assim como a Desa, fiz a minha lista sem uma ordem específica. Sério, não sei qual é o meu preferido, o certo é que todos mexeram comigo de alguma forma e conquistaram o meu coração. Não são muitos, são poucos e bons (bota bom nisso).


Akiva de Feita de Fumaça e Osso (Laini Taylor). Ele é lindo, grande, forte. Tem o olhar da cor de brasa, é um exímio lutador, um verdadeiro Anjo! Tem como não amar??


Jack de Caminhos de  Sangue (Moira Young)Misterioso, lindo, forte, corajoso. Ele e Saba formam um dos casais mais bem humorados e sexys de todos os livros que já li! Quero um desses pra mim, gente!


Cricket Bell de Lola e o Garoto da Casa ao Lado (Stephanie Perkins). Ele é tímido, nerd e fofo, e foi me conquistando aos poucos. Sério, tô apaixonada!


Quince de No Fundo do Amor (Tera Lynn Childs). Ele vive atrapalhando a vida da mocinha, mas no fundo morre de amores por ela. Atencioso, fofo, preocupado. Quince é puro amor. <3


Jem Carstairs de Anjo Mecânico (Cassandra Clare). Faço das palavras da Desa as minhas, e apesar da maioria das meninas preferirem o Will, foi o Jem com seu jeito calmo, reservado, fofo e determinado quem me conquistou. Sério, não sou dessas que gosta de sofrer gente e Jem é feito do amor da cabeça aos pés!

E aí galera, alguma de nós tem o mesmo gosto que você? Qual seria a sua lista? Escreva nos comentários para sabermos quem vocês escolheram e quem sabe assim poderemos conhecer mais personagens para a próxima listinha rs.

Beijos.


11 comentários:

  1. HAHAHAH Adorei a matéria, e esse termo é bem conveniente e foi muito bem aceito ao meu vocabulario.

    Acho super normal cada livro que agente lê, sempre tem aquele personagem que nos atrai, com que nos indentificamos e ficamos de piriguetagem.

    acho que esse ano o meu top piriguetagem desse ano foi o Peeta Mellark do Jogos verozes. normalmente eu não gosto muito dos protagosnistas, mas acho que pelo Peeta ter a mesma idade que eu e por passar a imagem de personagem bonzinho que ajuda por outros eu acabei gostando muito dele. kk
    Também tiveram os meninos mascarados do SAN (sábado a noite) -v- .

    Akiva do Feita de Fumaça e Osso também foi um que eu piriguetiei demais kk. Ele me tira o fôlego kk xD

    ResponderExcluir
  2. Ei meninas,


    Adorei as escolhas, eu também prefiro o Jem em Anjo mecânico, e tinha esquecido completamente do Four afff rsrs. Legend eu ainda não li, adorei saber que o mocinho é bom rsrsrs.


    Louca para ler Lola, está na fila.


    bjs

    ResponderExcluir
  3. Esse meme tá bombando na blogosfera, kkkk

    ResponderExcluir
  4. Só não gostei da escolha do Adam, não gosto dele haushaushaushau'
    Awn, Tobias e Maxon ♥

    ResponderExcluir
  5. Haha adorei essa postagem! =) Infelizmente não conheço muitos dos personagens mencionados. O único é o Adam Kent de Estilhaça-me, livro que estou devorando no momento. Esse já me fisgou também kkk Me surpreendi em saber que as demais blogueiras preferem o Warner. Não fui nada com a cara dele ¬¬


    Bjs
    @Tibiux

    ResponderExcluir
  6. E lele não conheço nenhum dos que voces listaram (;/) só acho que faltou o Travis.

    ResponderExcluir
  7. Haha, adorei o post, me diverti demais! Apesar de não ter lido os livros mencionados, que bela escolha!
    O meu queridinho deste ano não tem nada de atraente, rsrs... me apaixonei pelo seu romantismo, sua simplicidade e dedicação à amada. Senhor de 64 anos, Cipriano Algor do livro 'A Caverna', de José Saramago, é o meu preferido, rsrsrs...

    ResponderExcluir
  8. Não me lembro de imaginar dando uns pegas em alguma gata das páginas não. Nas próximas leituras vou prestar mais atenção nisso. Rsrsrs

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  9. O Jem de Anjo Mecânico é perfeito mesmo, mas ainda fico com o Will. O meu primeiro lugar também ficou com o Adam, ele foi O personagem do ano. Também AMEI o príncipe Maxon! Mas fico tão em dúvida entre ele e o Aspen, preciso me decidir.

    Ainda não conheço o Cricket, mas só de saber que é um personagem da Stephanie Perkins, sei que vou me apaixonar.

    Também fiz o meu TOP Piriguetagem literária, meninas. Se quiserem ver...
    http://vidadaleitora.blogspot.com.br/2012/12/top-piriguetagem-literaria-2012.html
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. bom minha lista é bem grande, então la vai:
    Principe Maxon de A Seleção (Kiera Cass)
    Waner de Estilhaça - me (Tahereh Mafi)
    Patch de Sussurro (Becca Fitzpatrick)
    Scott de Crescendo (contunuação de sussurro)
    Daniel e Cam de Fallen (Lauren Kate)
    Damen da serie Imortais (Alyson Noel)
    Ethan de Dezesseis Luas (margaret S. E Kami G.)
    Leo de Fazendo meu Filme (Paula Pimenta)
    Damon de Diarios do vampiro (L.J. Smith)
    Peeta de Jogos Vorazes (Suzanne Collins)
    Ky de Destino (Ally Condie)
    Hugo de Liberte meu Coração(Mia Thermopolis e Meg Cabot)
    Lucien e Alaric de Insaciavel(Meg Cabot)
    Briam de Dearly Departed (Lia Habel)
    Julian de A Vidente (Hannah Howell)
    Lorde Ashton de A Sensitiva (Hannah Howell)
    Will de A Ultima Musica (Nicholas Sparks)
    Percy J. de O Ladrão de Raios (Rick Riordan)
    Jason de Os Herois do Olimpo (Rick Riordan)
    Simon de Sereia (Tricia Rayburn)
    OBS: a minha lista nao ta na ordem, pois é impossivel escolher quem eu amo mais e quem amo menos
    by: leticia colarino (leeh col)

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails