Sobre a digitalização de livros nacionais

Hoje venho abordar um assunto sério, a digitalização de livros nacionais. Existe uma campanha em prol da literatura nacional na internet, que visa incentivar a leitura de obras de autores nacionais como a Paula Pimenta, autora de Fazendo meu filme 1 e 2, Enderson Rafael, auotr de Todas as estrelas do céu, entre tantos outros que têm livros maravilhosos e que infelizmente poucos ainda conhecem.
A saga para um autor nacional conseguir ter seu livro publicado em uma editora reconhecida no mercado editorial é bastante longa e complicada. E tem alguns que mesmo lutando não conseguem e resolvem publicados de forma independente, ou seja, eles pagam todos os custos para verem seu sonho realizado.
As editoras preferem apostar em livros que já fizeram sucesso lá fora, por isso preferem publicar os livros estrangeiros. Fora que o brasileiro tem uma péssima mania de achar que tudo o que vem de fora é melhor. E nem sempre isso é verdade. Apesar dos problemas o nosso país tem coisas maravilhosas, e a literatura nacional é uma delas. Temos muitos escritores maravilhosos, livros nacionais pra americano nenhum botar defeiro. O problema é que precisamos descobrir esses nossos talentos e valoriza-los. Digitalizar os seus livros é não reconhecer todo o esforço que tiveram para que o livro fosse publicado!
Digitalizar obras de autores consagrados é totalmente diferente de digitalizar uma obra nacional que a cada dia luta para conquistar o seu espaço.
É uma grande falta de respeito com os nossos autores, com gente que é da gente!
Portanto, não digitalizem obras nacionais! Gostou do livro e quer que alguém conheça? Que tal dar de presente? Aposto que aquela sua coleguinha vai adorar!
Essa é a melhor forma de divulgar trabalhos maravilhosos de autores nacionais e de valorizar o que é NOSSO!

Portanto, diga NÃO a digitalização de livros nacionais e denuncie sempre que for preciso!

Pensem nisso! :)

3 comentários:

  1. Realmente brasileiro tem mesmo a mania de achar que tudo o que é de fora é melhor - e isso não é verdade. Temos excelentes autores brasileiros.
    Agora, se você me permite, eu vou descordar de você. Não é a digitalização que deveria ser banida. Os e-books pagos não são comuns no Brasil, mas para quem curte é uma ótima maneira de ler obras por um preço melhor. E isso seria até mesmo interessante para os autores brasileiros.
    A digitalização pirata de obras é que deveria ser completamente banida. Se você não pode comprar o livro, não leia, procure outro. Existem várias obras que são de domínio público que podem ser baixadas gratuitamente na internet sem estar burlando direitos autorais.
    Eu também não acho que porquê o autor já é consagrado as obras dele possam ser digitalizadas sem sua permissão - acho que isso é ultra errado também. Você acha que pegar um livro de Luis Fernando Veríssimo ou André Vianco na internet é legal só porque são autores mais renomados? Ou um livro so Stephen King ou Sophie Kinsella ou qualquer outro? Eu sou contra. Acho um absurdo. Acho legal ter um ou dois capítulos para poder conhecer a obra do autor, mas mesmo assim com a autorização do mesmos.
    Acho a digitalização de obras um crime horrível e uma falta de respeito. É claro que sou a favor do incentivo da leitura, e também a favor do incentivo da leitura de livros nacionais. Mas se você não tem dinheiro, procure alternativas legítimas: Machado de Assis, José de Alencar, entre outros, são autores cujas obras já são patrimônio público e podem ser lidas.
    Um livro é uma obra, um trabalho do autor. O autor vive disso e precisa receber o dinheiro pelo trabalho que realizou.

    Se você quiser saber um pouco mais sobre direitos autorais eu fiz um post sobre isso lá no meu blog: http://naniedias.blogspot.com/2010/06/livros-direitos-autorais-e-patrimonio.html

    Desculpe falar tanto, mas é que esse é um assunto que me deixa muito triste. Se não houvessem obras disponíveis para leitura, eu talvez pensasse diferente. Mas EXISTEM e muitas obras. E mais do que isso existe um montão de livros a preços muito bons. É o exemplo da série "A obra prima de cada autor" da editora Martin Claret, onde os livros custam R$ 12,90 e já são mais de 200 títulos. E se você comprar online ainda encontra mais barato. Ou seja, não há desculpa para ler online livros que tem direitos autorais...

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    O agBook, da AlphaGraphics, publica livros sob demanda de forma fácil e totalmente gratuita. Para publicar, basta acessar www.agbook.com.br e efetuar seu cadastro.
    O principal objetivo do agbook é apoiar novos escritores brasileiros e ainda oferecer todas as técnicas para que o autor não somente publique o seu livro como também o promova de maneira eficiente.
    Coloco meus contatos à disposição para qualquer dúvida pbaiadori@alphagraphics.com.br
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Quem não quer pagar o dinheiro pelo livro, empreste de alguém e leia kkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails