Resenha: Jovens de Elite de Marie Lu

Título: Jovens de Elite
Série: Jovens de Elite #1
Gênero: Literatura Fantástica, YA Medieval
Autora: Marie Lu
Editora: Rocco
Páginas: 261
Compare preços
Classificação: 5 de 5

Sinopse: Bestseller do The New York Times com excelente repercussão entre público e crítica, Jovens de Elite é o primeiro de uma série de fantasia ambientada na era medieval e protagonizada por jovens que desenvolvem estranhas cicatrizes e poderes especiais ao sobreviverem a uma febre que dizimou boa parte da humanidade. Entre eles está Adelina, que, após se rebelar contra o destino imposto a ela por seu pai, encontra um novo lar na sociedade secreta Jovens de Elite, vista por alguns como um grupo de heróis, por outros como seres com poderes demoníacos. Heroína ou vilã? Num mundo perigoso no qual magia e política se chocam, Adelina descobre o lado sombrio de seu coração. Da mesma autora da aclamada trilogia Legend, Marie Lu, Jovens de Elite é o início de uma saga arrebatadora. Perfeita para fãs de histórias de fantasia medieval como Game of Thrones, com vilões dignos de Star Wars e X-Men.

Adelina não é amada por ninguém, exceto sua irmã, e mesmo assim é um amor estranho. O pai, que deseja apenas livrar-se dela, sequer consegue encontrar um pretendente que a aceite. As pessoas viram o rosto quando a veem nas ruas, sentem medo, afastam-se. Tudo porque ela é uma malfetto. Uma das tantas pessoas atingidas por uma doença terrível alguns anos atrás. Seu único pecado foi sobreviver, e ficar marcada com uma cicatriz que horroriza a todos. No entanto, após tentar fugir do pai, Adelina percebe que talvez ainda haja uma saída, mesmo para alguém como ela. Os jovens de elite: Uma lenda, jovens com terríveis poderes das trevas? Fato é que Adelina descobre que ela é um deles. Ela faz parte do grupo de jovens que sobreviveram e ganharam estranhos poderes junto com suas marcas. E o seu poder especificamente, é muito especial e perigoso. Então ela busca refúgio junto aos seus, mas talvez perceba que realmente ser uma deles não será tão fácil assim. Escolhas, decisões, lutas e grandes reviravoltas. Quem sabe uma paixão, quem sabe sentimentos feridos. Adelina está recém começando a perceber o que é capaz de fazer e até onde pode ir, com ou sem poderes.

Gostei muito quando li Legend, fui com poucas expectativas e me surpreendi muito positivamente. Com esse, para minha alegria, foi o mesmo caso. É uma mudança enorme de estilo e gênero e, embora algumas características possam ser semelhantes, a autora se saiu maravilhosamente nesse salto para o desconhecido. Mostrou ser muito criativa e versátil. Aliás, mais do que criativa. A ambientação dessa história me encantou, as descrições, a arquitetura, as convenções sociais. Destaque especial para toda a questão dos poderes das personagens, achei fantástico, diferente do melhor jeito possível. A escrita é simples, mas fluida. Li muito rápido, não conseguia largar. Os capítulos não são longos, narrados ou por Adelina (primeira pessoa) ou por Rafaelle e Theren (terceira pessoa). Algo que não posso deixar de ressaltar é que a cada início de capítulo há um trecho de livro ou texto, mas nada que já exista, seriam escritos de pessoas que vivem no mundo da história. Muito legal, e além de ajudar na expectativa do que acontecerá, ajuda na ambientação.

Outro ponto que merece comentários são as personagens. Elas são complexas, com várias camadas e surpresas. Adelina me irritou um pouco com algumas decisões e comportamentos. Tem o temperamento fortíssimo e muitos defeitos. Ela não é uma mocinha típica, está mais para vilã, na verdade. E isso é uma coisa que permeia toda a trama, inclusive o final, que é impactante e radical de várias formas. Essa confusão entre bem e mal, certo e errado. As outras personagens também tem suas idiossincrasias, e acho que a autora deu uma atenção especial para isso. Há um drama envolvido, um pouco de romance, mas também uma realidade meio crua. Vingança, indecisões. O limite entre algumas coisas é bem tênue, o que faz pensar.

Um livro incrível, vertiginoso e muito envolvente. Não vejo a hora de ter os próximos da série, espero que seja uma trilogia. Encerra com um epílogo muito instigante, super gostinho de quero mais, muito mais. Indico para quem curte YA medieval, mas sou contra essas comparações que a sinopse faz, principalmente com Game of Thrones. Enfim, apaixonada por mais essa faceta da Marie Lu, que já tinha me conquistado e só reforçou isso nesse livro louco e maravilhosamente ambientado, com essas personagens que fazem coisas como controlar o ar e o fogo, de um jeito que eu ainda não tinha visto por aí. Volto a recomendar. Simplesmente imperdível.


* Descrição da capa: Como pano de fundo há o céu bem nublado, mesclando em tons de azul escuro, claro e branco. O nome da autora é escrito em amarelo e o título do livro na cor cobre e com uma fonte de estilo medieval e na letra i da palavra elite, ao invés da letra, há uma espada.

* A descrição da capa é um recurso, que nossa colunista Ana pediu para fazermos sempre que possível para que pessoas cegas ou com alguma deficiência visual possam ter uma noção de como são as capas dos livros que resenhamos no blog, já que utilizam um recurso de áudio para "ler" nossas resenhas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails