Li no Kindle #15: The Glass Arrow de Kristen Simmons

Título: The Glass Arrow
Autora: Kristen Simmons
Editora: Tor Teen 
Gênero: Distopia
Ano: 2015 
Páginas: 336
Classificação: 3 de 5 estrelas
Sinopse: O Conto da Aia encontra Caminhos de Sangue em "Glass Arrow". A história de Aya, que vive com um pequeno grupo de mulheres em fuga dos homens que as caçam e querem leiloar direitos de reprodução para o maior lance. Em um mundo onde as mulheres são escassas, caçadas e então compradas e vendidas no mercado pelos seus direitos de reprodução, Aya, de 15 anos, aprendeu a se esconder. Com um bando de outras mulheres e meninas, ela evitou com sucesso a captura e conquistou uma vida nômade, mas livre nas montanhas. Mas quando a sorte de Aya se esgota e ela é capturada por um grupo de empresários em uma expedição de caça, lutar para sobreviver assume um significado totalmente novo.

Li esse e-book no Kindle e infelizmente o livro só se encontra em inglês, nenhuma editora nacional demonstrou interesse em adquirir a obra ainda e acredito que nem irá, então é uma leitura recomendada para a galera que lê em inglês ou pra quem quer começar a se aventurar na leitura do idioma.

No mundo em que nossa protagonista Aya vive, mulheres são leiloadas e vendidas para aqueles que pagam mais. Os homens é quem possuem poder. As mulheres servem apenas para um propósito: procriar. 

Aya sempre viveu no mundo selvagem, longe das cidades e sua vida se resume a sobreviver, cuidar de algumas crianças mais novas e fugir para não ser capturada e levada para o Garden, local em que as mulheres ficam “presas” aguardando os leilões onde serão vendidas. Apesar de tudo isso, ela tem uma boa vida, até ser capturada e levada para o Garden. Lá, ela fará de tudo não só para sobreviver, mas para fugir dos leilões e ela não medirá esforços para conseguir voltar para casa.

Aya é valiosa exatamente por viver nas montanhas. As meninas da cidade tomam uma pílula suplementar desde pequenas e por ter seu útero mais “natural” e mais fértil, as chances de produzir um filho saudável são maiores para quem vive nas montanhas. Quando é capturada, ela faz de tudo para se livrar dos leilões - ela se machuca, entra em brigas, etc. Na sua última tentativa de fugir dos leilões, ela acaba recebendo como punição ficar um mês na solitária e é lá que ela vai conhecer alguém que vai tornar seus dias “menos sofríveis”, onde encontrará alguém com quem desabafar e alguém que tentará ajudá-la a escapar. 

O mundo construído por Kristen é horripilante para as mulheres. Elas não têm nenhum valor e devem se submeter aos homens. 

Algumas peculiaridades desse mundo:
  • As meninas da cidade são criadas desde pequenas para acreditar que o leilão é seu destino e que ser escolhida é um sonho. 
  • As virgens recebe um preço mais alto para venda.
  • As mulheres são escolhidas nos leilões e devem dar filhos a seus compradores. Filhos homens são o ideal. Mas ter uma filha leva a dois caminhos: ou ela vai crescer e ser vendida ou então se os homens acharem que a população feminina está crescendo muito a ponto de “ameaçá-los”, essa criança é morta. 
  • Após ter filhos elas podem ser devolvidas para o Garden, para serem compradas de novo se seu “dono” se cansar dela. E esse ciclo pode acontecer inúmeras vezes. E se a mulher não tiver mais condições de ter filhos, ela não tem mais serventia e os caminhos para ela são: ser morta ou vender o corpo na rua. A população de mulheres mais velhas é muito escassa no livro. 
  • Antes de ser leiloada, a menina pode ser apresentada a um potencial comprador. Nesse caso, eles ficam em um cômodo sozinhos. A ideia é que não aconteça nada demais, mas alguns compradores não aguentam esperar e as meninas acabam saindo de lá não mais virgens. O problema é que: se a menina foi prometida virgem e na hora de sua venda ela não estiver mais nessa condição, ela é punida, independente se a culpa foi dela ou não. Então, ela é marcada com um corte em formato de um X na bochecha e jogada na rua pra: ou tentar sobreviver sozinha ou se tornar prostituta. 

Isso não é tudo, mas já deu pra ver que esse mundo criado pela autora é assustador, horripilante e as mulheres não tem a menor chance. Independente disso, temos uma protagonista forte, que vai fazer de tudo para não ser leiloada e que vai lutar com unhas e dentes pra fugir. Ela nunca desiste, é inteligente, determinada e esperta. 

Foi um pouco difícil me situar em que época a história se passa, porque há tecnologias avançadas, mas ao mesmo tempo tem um toque de fantasia. Acho que o mais apavorante em conhecer esse mundo, foi imaginar parte do que acontecia ali no mundo real, não acho que seja algo tão longe da nossa realidade, como se num futuro distante pudesse realmente acontecer. 

Essa não é aquela típica distopia onde os protagonistas tem que salvar o mundo daquilo que eles foram impostos. A história foca na sobrevivência dos protagonistas. E o melhor: é livro único.

Um comentário:

  1. Amei! Como um livro que parece tão fantástico não foi publicado aqui ainda? Chorando. :(

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails