Resenha: A Herdeira de Kiera Cass

Título: A Herdeira
Série: A Seleção #4
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
ISBN: 9788565765657
Gênero: Romance, Young Adult
Ano: 2015
Páginas: 361
Nota: 3
Sinopse: No quarto volume da série que já vendeu mais de 500 mil exemplares no Brasil, descubra o que vem depois do “felizes para sempre”. Vinte anos atrás, America Singer participou da Seleção e conquistou o coração do príncipe Maxon. Agora chegou a vez da princesa Eadlyn, filha do casal. Prestes a conhecer os trinta e cinco pretendentes que irão disputar sua mão numa nova Seleção, ela não tem esperanças de viver um conto de fadas como o de seus pais… Mas assim que a competição começa, ela percebe que encontrar seu príncipe encantado talvez não seja tão impossível quanto parecia.

A Herdeira se passa 20 anos após os acontecimentos de A Escolha e é o quarto livro da série A Seleção. É impossível falar sobre ele, sem dar spoiler dos anteriores, até porque o próprio título já é um spoiler pra quem não leu a série. Mas não se preocupe, não há spoiler de A Herdeira

Depois de ficarem juntos em A Escolha, America e Maxon se tornam rei e rainha antes do previsto, devido aos acontecimentos finais. Vinte anos mais tarde eles têm 4 filhos e a mais velha, Eadlyn (que raios de nome é esse?) será a nova rainha. Ela tem um irmão gêmeo, mas por ter nascido 7 minutos antes dele, a sucessão do trono será sua e Illéa terá pela primeira vez uma governante mulher. 

"Por acaso não sabiam quem eu era e para que haviam me treinado? Eu era Eadlyn Schreave. Nenhuma pessoa era tão poderosa quanto eu."

Preciso admitir que o início da história já me fez ficar com o pé atrás com a protagonista. Em certos momentos ela parecia uma menina mimada que se achava o último biscoito do pacote. Outra coisa que me incomodou inicialmente foi o motivo pra ter outra seleção. Ela surge da seguinte forma: após Maxon acabar com o sistema de castas durante seu reinado, as coisas parecem estar indo bem, até que nos últimos anos elas começam a sair do controle, com algumas pessoas tendo certos preconceitos com outras por algo que já foi “extinto”. Para acalmar o povo, Maxon acredita que uma seleção para escolher o marido de sua filha e futura rainha é o ideal. 

Por nascer com essa responsabilidade, Eadlyn deveria ser uma personagem forte, confiante, determinada, dentre outras várias qualidades, mas ela é prepotente. Como tem esse gênio forte e é independente, ela fica indignada com a ideia de uma seleção para escolher seu marido e fará de tudo para sabotar sua seleção.

Algo que achei um pouco peculiar é que Marlee e Lucy, amigas de America nos livros anteriores, vivem no palácio com seus maridos e no caso da Marlee com seus dois filhos também. Eady não gosta dos filhos de Marlee, especialmente Josie, de 15 anos. Mas devo admitir que shippei de cara Eady e Kile (filho da Marlee), o problema é que ela não gosta dele e se sente superior e o que eu mais gostava era quando ele a colocava em seu lugar. Shippei na hora >.<  

Uma cosia que achei bem bizarra foi não gostar da protagonista, adorar alguns selecionados e shippá-los com ela. Tipo, se a odeio e os adoro, porque diabos ia querê-los juntos? Não fazia sentido e ainda assim eu não podia evitar esse sentimento rs. 

O objetivo de Eady é não deixar nenhum selecionado se aproximar e conhecê-la melhor e ela inicialmente faz de tudo para não deixá-los entrar em seu coração, mas isso vai ficando cada mais difícil conforme os vai conhecendo. E é aí que as coisas começam a ficar difíceis pra ela. 

Quanto a parte distópica da história, assim como nos outros, não há quase nada. Senti que nesse tem ainda menos, mas bem devagar começamos a ver que as coisas não estão muito bem, mesmo após o dissolvimento das castas e que algumas pessoas ainda tem problemas contra a monarquia, que por sua vez, não sabe como lidar com elas e nada é resolvido nesse livro. Se passa apenas 1 mês de seleção no primeiro livro e ainda tem muitos candidatos tentando a mão da princesa. Os problemas do lado de fora do palácio também não se resolvem e até o momento nem parece ter solução. 

O final foi angustiante e o mais estranho de tudo é que mesmo não gostando de várias coisas ao longo do livro, especialmente da protagonista, o livro me fisgou e eu não sei explicar como. Eu gostei de várias coisas, principalmente de alguns selecionados e personagens secundários, e fiquei animada e ansiosa pelo próximo. Tive sentimentos bem contraditórios ao ler e terminei a leitura bem confusa exatamente por isso. É difícil explicar, porque nem eu sei o que aconteceu rs. 

Não duvido nada que Kiera vai inventar um livro pra cada filho e essa série vai durar uma eternidade. Mas recomendo para todos os amantes dos livros anteriores e sugiro que leiam os livros na ordem para compreenderem melhor os acontecimentos!


10 comentários:

  1. Não vai ter muitos mais livros não! HAHAHA
    Kiera disse que só fará mais um pra finalizar a história da Eadlyn e vai deixar o universo da Seleção para trás para investir em novas histórias.
    Geral não gostou da Eadlyn, mas eu gostei, acho que o peso de ser uma futura rainha e ter cada passo da vida determinado pra isso afetou a personalidade dela.
    De qq forma, estou ansiosa para ler o próximo livro!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. pelo que eu vi no tt dela ela disse que o proximo vai ser o ultimo do mundo da seleção dasilhlkdjs tomara.. nao gostei tb da eadlyn e nem desse livro mt nao, estou a espera de que o proximo seja melhor
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. eu estou mega atrasada com essa série.. só li até o momento A Seleção..
    muita gente tem reclamado da Eadlyn e eu acredito que no ultimo livro ela melhore.. rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. OLá querida, tudo bem? Li também somente o primeiro livro da série, pois ainda não tive oportunidade de comprar as continuações, então somente dei uma "espiada" da tua resenha....Uma pena mesmo quando criamos muita expectativa...Espero poder acompanhar logo. Beijoo

    ResponderExcluir
  5. Oi, Andresa.
    Já ouvi muitos comentarios negativos(principalmente de amigos) sobre essa continuação da serie, comecei a leitura com um pé atrás, achando que iria odiar, mas surpreendentemente AMEI, para mim esse livro foi cinco estrelas. ok,ok, Eadlyn é mimada e arrogante,mas ela foi criada para ser uma rainha...o proprio Maxon em certo momento da historia chega a comentar sobre um pretendete da seguinte maneira: Ele não seria bom o suficiente , por que não conseguiria ficar no plano de fundo para a futura rainha. -Então,vejamos, Eadlyn foi criada para ser o centro das atenções, a culpa não é da garota.
    Outra coisa, mas para mim a Eadlyn dá de dez a 0 na America. Kiera Kass conseguiu criar uma personagem com personalidade...kkk
    Amei a resenha
    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Hummmm não sei não esse nome é bem estranho hein Eadlyn, quem colocaria um nome desse na filha? Eles estavam doidos quando deram esse nome a ela? Bom, eu ainda não li nenhum livro da série, porém tenho, A seleção, A elite, e Contos da seleção em casa, estou esperando adquirir A escolha para que eu comece a ler a série, espero gostar dos livros, esse quarto volume me parece ser interessante, pois serão os meninos a passarem pelo processo de seleção, vamos ver no que vou achar né, gostei da resenha.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha!
    Bom eu li os livros de A Seleção e adorei demais, fiquei super envolvida na leitura e no romance, e para mim foi uns livros com uma leitura leve e bem fácil de se ler, e estou ansiosa demais para ler A Herdeira, vi comentários que a Eadlyn era a próxima Celeste, e pela resenha que você citou que ela se acha superior aos outros da pra ver que sim, ela é uma Celeste, mas em fim, ansiosa demais para ler este livro.

    ResponderExcluir
  8. Aii menina, aconteceu o mesmo comigo!
    Eu odiei e amei a Eadlyn kkkkkkkk tem horas que ela é insuportável, e tem horas que a gente até entende ela, mas me decepcionei com o livro.
    Principalmente com aquele final, Geeeente, minha diva Meri, o que acontecerá com ela?? To preocupada kkkkkkkk
    Parece que a Eadlyn é uma mistura de Celeste, rei Clarkson e sei lá, mais quem kkk
    não vejo a hora de chegar no últimmo (assim espero) livro. Esse é o problema de séries, as x os autores puxam tantos ganchos que fica fora de linha.
    To relendo a série agora, to no A Escolha, só não tenho A Herdeira, porque li o e-book.
    bjooos

    ResponderExcluir
  9. Andresa!
    Tenho o maior desejo em ler essa série e pelo visto os livros podem ser lidos de maneira independente.
    Adoro romances e com algum drama e muita amizade ainda melhor.
    E sua resenha só fez aguçar ainda mais minha curiosidade para ler esse exemplar.
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não li a série de A Seleção, mas pretendo ler ainda este ano. E essa capa é muito diva! Mesmo não tendo agradado tanto quanto a série anterior, eu preciso ler esse livro, pois não consigo ficar sem saber tudo de uma história.
    (Síndrome de jornalista?! Preciso saber a fofoca toda! Hahahahaha)

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails