Resenha: Guerra do Velho de John Scalzi

Título: Guerra do Velho
Autor: John Scalzi
Gênero: Ficção Cientifica   
Editora: Aleph
Páginas: 368
Ano: 2016

Compare preços
Classificação: 5/5
Sinopse: A humanidade finalmente chegou à era das viagens interestelares. A má notícia é que há poucos planetas habitáveis disponíveis – e muitos alienígenas lutando por eles. Para proteger a Terra e também conquistar novos territórios, a raça humana conta com tecnologias inovadoras e com a habilidade e a disposição das FCD - Forças Coloniais de Defesa. Mas, para se alistar, é necessário ter mais de 75 anos. John Perry vai aceitar esse desafio, e ele tem apenas uma vaga ideia do que pode esperar. "Guerra do Velho" é frequentemente comparado a um dos maiores clássicos da ficção científica: Tropas Estrelares, de Robert Heinlein. O próprio Scalzi já confirmou que Heinlein é uma das suas maiores influências e que a obra foi escrita seguindo os princípios que ele acredita serem próprios da escrita do autor que tanto admira. Scalzi é um dos principais nomes da ficção científica contemporânea. Ganhador dos prêmios Hugo e Locus, o autor conquistou público, crítica e mercado. Em fevereiro de 2015, fechou um contrato com a editora Tor Books de cerca de $3,4 milhões, para publicar 13 livros nos próximos 10 anos. O canal SyFy está produzindo uma série de TV – chamada Ghost Brigades – como adaptação do livro, e a Paramount já comprou os direitos para levar a história para as telas do cinema.

Olá pessoal, tudo tranquilo? John Scalzi já é um autor reconhecido lá fora e está sendo descoberto por nós. Com os prêmios Hugo e Locus na bagagem, o homem não é qualquer um. 

Acho essa iniciativa da Aleph de publicar alguns escritores de sci-fi atuais ótima, até porque não dá pra se viver pra sempre com relançamentos de Asimov e Clarke.

Guerra do Velho é um livro de ficção cientifica militarista. Nele a terra já começou a colonizar outros planetas e acabou encontrando outras raças alienígenas, algumas amistosas e outras irascíveis. Nesse contexto, quem cuida das colônias humanas e de todo o aparato militar no espaço são as Forças Coloniais de Defesa (FCD). O protagonista, John Perry, é um senhor de 75 anos que se alista para combater nas fileiras da FCD. Falar mais que isso é spoiler.

Uma coisa interessante de Guerra do Velho é a atualização da ficção cientifica militarista. Tropas Estelares de Robert A. Heinlein é um dos clássicos obrigatórios dessa vertente, assim como Guerra Sem Fim de Joe Hadelman.

Apesar de Scalzi se inspirar em muitas ideias do livro do Heinlein, sua obra também tem voz própria. Apesar de ambos mostrarem o treinamento de seus protagonistas e serem livros que foquem em batalhas. Guerra do Velho busca a ação e o humor da escrita de John Scalzi, enquanto Tropas Estelares enseja numa busca filosófica mostrar uma sociedade militarizada. Não que Guerra do Velho não tenha seus momentos de reflexões, mas eles são em menor escala ou ficam diluídos entre a ação e o humor.

A comparação com Guerra Sem Fim pode ser encontrada na motivação da luta ou no momento que o protagonista de Guerra do Velho se questiona sobre sua humanidade. Em Guerra Sem Fim, Hadelman tem como objetivo mostrar como a guerra muda o soldado. O mundo que ele deixou para trás não é mais o mesmo e o lar para onde ele volta já não o acolhe da mesma forma.

Recomendo muito, apesar de achar Tropas Estelares superior como obra. Guerra do Velho atualiza muitos conceitos e é uma ótima porta de entrada para quem quer começar a ler ficção cientifica. Scalzi tem uma escrita ágil, um humor afiado e ótimas ideias.

P.S.1: Livro recebido de parceria com a Editora Aleph.
P.S.2: Tropas Estelares também foi publicado aqui pela Editora Aleph.

No mais, até a próxima resenha e também me alistarei aos 75 anos.    








Um comentário:

  1. Rafael!
    O mais interessante é ver uma guerra estelar ser feita com 'pessoas' com mais de 75 anos, achei a ideia inusitada e deve ser um livro bem agitado além de nos fazer entender a motivação dos mais velhos em se candidatarem para ir para guerra.
    “Não ganhe o mundo e perca sua alma; sabedoria é melhor que prata e ouro.” (Bob Marley)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails