Resenha: A Rainha do Sul de Arturo Pérez-Reverte

Título: A Rainha do Sul 
Autor: Arturo Pérez-Reverte
Gênero: Romance
Editora: Record
Páginas: 518
Ano: 2016
Classificação: 4 de 5. Linguagem imprópria 
  
Sinopse: Teresa Mendonza nasceu em Culiacán, no México. Pobre e com pouco estudo, foi estuprada e quase morta depois de o namorado, piloto de avião que trabalhava para o cartel local, ser assassinado pelo chefe do tráfico. A jovem então se vê forçada a fugir para a Espanha, onde seu instinto criminoso vem à tona. Lá, ela não tem escolha a não ser aceitar uma realidade impiedosa, na qual não há bem ou mal, e sim o reflexo de um universo cruel, onde matar, morrer, enganar e corromper faz parte do cotidiano. Agora, a Mexicana, como é chamada no submundo do crime e pela imprensa, é a traficante mais poderosa da Espanha, dona de um império camuflado de transporte de drogas na Costa do Sol. Uma história de corrupção, amor e intriga que nos revela o melhor e o pior que existe no ser humano. Pérez-Reverte cria um retrato perfeito do submundo do tráfico na Espanha mesclando fatos e ficção, sexo, drogas e violência, numa narrativa avassaladora. A saga épica de Teresa Mendonza atravessa décadas e continentes numa história repleta de sensualidade, crueldade, amor, traição, vida e morte.

Olá, pessoal. Tudo tranquilo? 

A Rainha do Sul é uma história sobre drogas, amor e morte. Escrita pelo espanhol Arturo Pèrez-Reverte. 

A trama gira em torno de Tereza Mendoza, uma jovem mexicana que se envolve com um traficante chamado Ruço Dávilla. Depois que Ruço é morto por um rival, Tereza tem que correr para não ser morta. 

O livro tem um ritmo bastante interessante e intercala a narrativa em primeira e terceira pessoa. Em primeira pessoa temos o autor cavando a história de Tereza, procurando as pessoas que a conheceram para contar sua história. Já em terceira pessoa temos a história de Tereza.

Esse livro me chamou atenção por causa da série protagonizada pela Alice Braga. Gostei do trailer do que vi.

A Rainha do Sul é um livro pesado, com passagens densas e horríveis. Eu gostei do jeito que o Arturo escreve e como ele descreve o tráfico na América Latina e na Europa. 

Recomendo. 

Sobre o Arturo Pèrez-Reverte: É um dos mais importantes autores da língua espanhola na atualidade, nasceu em Cartagena, em 1951. Formou-se em ciências políticas e jornalismo e foi correspondente de guerra por mais de duas décadas, cobrindo conflitos em Moçambique, Nicarágua, Eritreia e Iugoslávia. Membro da Real Academia Española, recebeu inúmeros prêmios por seu trabalho jornalístico e é autor de diversos romances, entre eles O Tango da Velha Guarda, publicado pela Editora Record e o Capitão Alatriste, que ganhou as telas de cinema em uma produção estrelada por Viggo Mortensen. (Retirado da orelha do livro).

P.S.: Livro recebido de parceria com o Grupo Editorial Record.

No mais, até a próxima resenha.


Trailer da série de TV baseada no livro



2 comentários:

  1. Rafael!
    Assisti o filme, muito bem feito e interpretado.
    Livros que giram em torno de tráfico de drogas, carteis, submundo são sempre interessantes para conhecermos como tudo se forma e o que está por trás de tudo.
    Espero que o livro seja tão bom quanto o filme.
    Desejo uma semana alegre e feliz!
    “Um saber múltiplo não ensina a sabedoria.” (Heráclito)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Rafa, quando o livro tem toda essa carga densa na leitura não sou muito chegada a ler não, porém esse parece ser tão interessante. A vida de Tereza não é nada fácil, com certeza eu não conseguiria ler as passagens que envolvessem o abuso sexual dela.
    Nunca havia lido sobre o autor ou sobre o livro, mas a escrita do Arturo parece ser bem pesada e profunda

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails