Resenha: Valsa Maldita de Tess Gerritsen

Título: Valsa Maldita
Autor(a): Tess Gerritsen
Gênero: Suspense
Editora: Record
Páginas: 238
Ano: 2016
Classificação: 5/5
Compare preços

Sinopse: Uma linda melodia poderia despertar o que há de mais sombrio no ser humano? Resumo: No ambiente frio e sombrio de um antiquário em Roma, a violinista americana Julia Ansdell depara com uma partitura intrigante — a valsa Incendio — e é imediatamente atraída pela peculiar composição. Carregada de paixão, tormento e de uma beleza arrepiante — e aparentemente inédita aos olhos do mundo —, a valsa com seu tom menor fúnebre e seus arpejos febris parece ter vida própria. Determinada a dominar a obra complexa, Julia decide ser o instrumento que fará com que sua melodia seja ouvida. Já de volta à Boston, no instante em que o arco de Julia começa a ser deslocado pelas cordas do violino, desenhando no ar aquelas notas intensas, algo sinistro é despertado — e a vida de Julia fica sob ameaça iminente. A música parece exercer um efeito inexplicável e macabro sobre sua filha pequena, que se mostra drasticamente transformada. Convencida de que a melodia hipnótica de Incêndio está desencadeando uma maldição, Julia decide investigar a história por trás da partitura e encontrar a pessoa que a compôs. Suas buscas a levam à milenar cidade de Veneza, onde Julia descobre um segredo sinistro de várias décadas envolvendo uma família perigosamente poderosa que fará de tudo para impedir que ela revele a verdade ao mundo — custe o que custar.

Duas vidas totalmente diferentes unidas através do tempo pelo poder da música. Julia é uma violinista bem sucedida, feliz na carreira e no casamento, além de mãe de uma menina linda. Ao viajar para a Itália, encontra em uma loja de violinos uma intrigante e antiga partitura que imediatamente a conquista. Hipnotizada pelos poderosos acordes da composição, Julia está determinada a vencer o desafio das notas e mostrar “Incendio” ao mundo. No entanto, assim que começa a tentar tocar, coisas terríveis passam a acontecer em sua casa. Coisas que só ocorrem misteriosamente quando ela está ao violino. Determinada a descobrir o que há por trás de tudo isso, Julia mergulha na história da canção e descobre uma trama sombria e triste envolvendo segredos sinistros que ninguém queria desenterrar.

Sou muito fã do trabalho da Tess e naturalmente fiquei ansiosa quando vi esse livro, ainda mais por ser diferente do estilo usual dela, mesmo que esse estilo não seja tão definido. Desde o começo o livro é envolvente, com um ritmo que no geral se mantém o mesmo. A escrita da Tess é sempre maravilhosa, fluida, descrições muito sinestésicas e vivas. O clima conquista, vai aos poucos envolvendo cada vez mais, até estar em tudo. Óbvio que virei a madrugada lendo. O livro está em primeira pessoa sob a perspectiva de Julia, no presente. E em terceira contando a história do compositor da valsa, no passado. As duas tramas se cruzam de forma perfeita, na medida certa.

Há momentos tensos, em que Julia vê sua vida desmoronar e não consegue saber de onde está vindo tudo aquilo. Momentos singelos, belos e muito tristes. Momentos de sofrimento, que só a música consegue traduzir. É uma história muito humana. Gostei muito da forma que a autora foi abordando alguns assuntos e, inclusive, do grande desfecho. Tem música, paixão, dor, fatos históricos. É uma história incrível. Acho que a Tess se saiu maravilhosamente nesse estilo também, fiquei impressionada. Recomendo muito, mas também recomendo diminuir algumas expectativas, é bem melhor assim.


4 comentários:

  1. Aninha!
    Gostei muito da dinâmica em 3ª pessoa no passado e 1ª pessoa no presente pela protagonista.
    Deve ser uma história de arrepiar até que se descubra todo mistério envolvido na confecção da partitura.
    Desejo uma ótima semana!
    “Na juventude deve-se acumular o saber. Na velhice fazer uso dele.” (Jean-Jacques Rousseau)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Me interessei muito por esta capa e sinopse, já o adicionei a minha wishlist.
    Gostei de sua resenha e principalmente, do quanto você amou o livro.
    Abraços.
    https://letrasmaislivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de um bom suspense, muito mistério e de presente misturas entre passado e presente, quando ambos os envolvidos colocam sua parte na história até que chega naquele ponto que vão se encontrar. Me interessei pela história e estou desejando muito ler o livro. Adorei a capa.

    ResponderExcluir
  4. Aninha, essa parece ser aquelas histórias de suspense que faz o leitor ler cada página com emoção. Eu nunca li nenhum livro da Tess mas esse parece ser bem interessante, o modo em que ela envolveu os personagens é bem envolvente, logo que acabei sua resenha fiquei com aquele gostinho de quero mais, e pelo jeito terei que ler o livro para saber o desfecho dessa história.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails