Recomendo #3: It Ends With Us de Colleen Hoover


Para quem não sabe, a proposta da coluna "Recomendo" aqui no Leituras & Fofuras é falar um pouco sobre um livro sem resenhá-lo, de um jeito diferente. É para aqueles livros que causam sentimentos tão intensos que fica difícil colocar em palavras, ou ainda aqueles que é complicado dar muitos detalhes sem dar Spoiler. 

It Ends With Us foi mais uma leitura recente que eu AMEIIIIIIIIIIIIII e não consegui colocar em palavras o que eu senti ao ler. Além disso, o essencial dele é falar o mínimo possível, porque a surpresa da história está exatamente nisso, entrar na leitura sem fazer ideia do que ele seja.

“Às vezes, aquele que ama você é aquele que mais te machuca”.

O básico aqui é saber o seguinte, a protagonista Lily não teve uma vida muito fácil ao crescer, mas isso não a impediu de trabalhar duro. Ela se muda para Boston, querendo reconstruir sua vida e criar seu próprio negócio e é quando conhece o neurocirurgião Ryle Kincaid. Rola aquela faísca entre eles e tudo parece entrar nos eixos, mas Ryle tem uma aversão enorme sobre relacionamentos. As coisas se complicam quando o primeiro amor de Lily está de volta a sua vida e lembranças do seu passado com Atlas Corrigan podem colocar em risco o que ela construiu com Ryle. 

Não deixe a sinopse ou o resumo enganar você. O livro está longe de ser o que parece. 

Por que acho que vocês devem ler?
  • É da Colleen Hoover né? Ou seja, pra mim, é leitura obrigatória rs. 
  • Esse foi o único livro que a Colleen escreveu que a fez chorar. 
  • A história é bem pessoal para a autora. 
  • Esse é possivelmente o melhor livro da autora (Ok, meu preferido será sempre meu queridinho Hopeless, mas esse livro é TÃO MARAVILHOSO, que ele também está no topo dos meus preferidos). 
  • É o livro mais próximo da realidade escrito por ela. 
  • Leia sem saber sobre o que se trata, sem ler resenhas sobre ele, porque o melhor é descobrir junto com a protagonista o que vai acontecer. 
  • Aborda um tema delicado, que eu não vou dizer qual é porque descobrir sozinho é muito melhor. 
  • Apesar de ter dois homens na história, não existe um "triângulo amoroso".
  • Lily é forte, devido à bagagem que ela tem do passado, mas ao mesmo tempo ela é humana e vai cometer atitudes/escolhas julgamos erradas. 
  • É aquele livro que você tenta entender a escolha que a personagem fez (enquanto você fica gritando mentalmente “não faz isso” “abra os olhos” “deixa de ser burra”, etc) e assim tenta se colocar no lugar dela, diversas vezes. 
  • É um tema complicado, onde cada um tem uma opinião sobre as atitudes que deveriam ser tomadas e nem sempre aceitamos a escolha da protagonista.
  • É um livro pra ser lido com cuidado. Principalmente no mundo machista em que vivemos. É parte do ser humano julgar ou justificar certas decisões, e as opiniões do leitor vão ser diversas ao longo do livro. É meio que aquela coisa de "justificar o injustificável". 
  • É essencial ler o que a autora escreve após o fim do livro. 
  • Colleen mais uma vez transformou algo que poderia ser simplório em uma lição de vida. 
  • Esse livro é uma experiência única que TODOS deveriam ler. 

Algumas citações que eu adorei (traduzidas livremente por mim):

"Não existe isso de pessoas más. Nós somos apenas pessoas que às vezes fazem coisas más."
"Todos os seres humanos cometem erros. O que determina o caráter de uma pessoa não são os erros que cometemos. É como pegamos esses erros e os transformamos em lições em vez de desculpas."
"No futuro... se por algum milagre você alguma vez se encontrar na posição de se apaixonar novamente... se apaixone por mim." 
"Só porque alguém te machuca não significa que você pode simplesmente deixar de amá-los. Não são as ações de uma pessoa que ferem mais. É o amor. Se não houvesse amor incorporado à ação, a dor seria um pouco mais fácil de suportar."

Li em inglês no Kindle e estou LOUCA pra ter o exemplar em papel (só que está tão caro importar livros no momento)! Agora é torcer para o livro ser publicado no Brasil, e logo!!!




3 comentários:

  1. Ainda não li nada da Colleen, mas sempre leio resenhas, bem positivas. Mas a autora ainda não conseguiu chamar a minha atenção. Olha, me incomoda bastante triângulos amorosos e saber que isso não acontece já é um alívio.
    Dica anotada, espero ler em breve ;)

    ResponderExcluir
  2. Andressa!
    Ficarei na torcida para que chegue logo ao Brasil, porque os livros da autora são simplesmente fabulosos e valem a pena a leitura.
    “Das coisas que a sabedoria proporciona para tornar a vida inteiramente feliz, a maior de todas é uma amizade”.(Epicuro)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Ok,sua recomendação atiçou minha curiosidade,está longe de ser o que parece?!São vários motivos,vou fugir dos spoilers pra aproveitar mais a leitura.
    Só li um livro da Colleen e gostei da escrita dela.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails