Resenha: Elric de Melniboné: A Traição ao Imperador de Michael Moorcock

Título: Elric de Melniboné: A Traição Ao Imperador - Livro Um
Autor: Michael Moorcock 
Gênero: Fantasia 
Editora: Generale 
Páginas: 184
Ano: 2014
Classificação: 3 de 5
Sinopse: A história de 'Elric de Melniboné', o imperador albino e feiticeiro, é uma das grandes criações de fantasia moderna. Um fraco e introspectivo escravo de sua espada, Stormbringer, ele é também um herói cujas aventuras e andanças sangrentas levam-no, inevitavelmente, a intervir na guerra entre as forças da lei e do caos. Um clássico do gênero espada e feitiçaria, Elric de Melniboné é um ícone excepcional da fantasia de violência, poder, política e guerra. Neste livro, Elric enfrentará a ameaça ao império de Melniboné e transitará entre o uso da magia e seus princípios morais, que o impedem de tomar algumas decisões. Além disso, sua amada Cymoril encontra-se em perigo, e ele não medirá esforços para salvá-la. Pela primeira vez, a editora Generale traz para os leitores brasileiros a tradução dos textos originais da Saga de Elric de Melniboné, sendo este o primeiro livro. 

Oi pessoal, tudo tranquilo? 

Eu gosto bastante de fantasia. Como a maioria do pessoal da minha idade, fui iniciado nesse gênero literário com Harry Potter. Porém foi com Senhor dos Anéis e O Hobbit que me tornei um leitor mesmo de fantasia. Foram eles que despertaram minha paixão que chegou até Game of Thrones. 

O grande destaque dos livros que citei acima, com exceção de GOT, é o maniqueísmo. Mal e bem são como água e óleo, não se misturam. Temos bem definidos heróis e vilões. Não há espaço para tons de cinza. Algo que o George R. R. Martin usa e abusa em seus personagens. 

O Michael Moorcock é a antítese do que eu disse acima. Tanto que ele foi fonte de inspiração para o George R. R. Martin e para o Neil Gaiman. Moorcock rompeu com os clichês do gênero e isso pode espantar os leitores modinhas que esperam o grande vilão Elfo ou Troll.

Em A Traição do Imperador, a história corre em torno do anti-herói, o príncipe Albino Elric, herdeiro do trono de Melniboné. Seu povo está decadente, nostálgico de glórias passadas. Elric é um ser doente e debilitado que se utiliza de poções e magia para se manter saudável. Um personagem complexo, ambíguo e deveras mortal. Não se esquecendo de sua espada a Stormbringer. Ela em si é um personagem próprio que às vezes tem vontade própria e tem o poder de sugar as almas de quem mata para fortalecer seu dono. 

Sem clichês e recheado de traições, reviravoltas e decisões imorais A Traição do Imperador é uma boa pedida para quem quer fugir do comum da fantasia e se aventurar por terras tempestuosas. 

Recomendo. 

Sobre o escritor: Michael Moorcock nasceu em Londres em 1939 e publicou seu primeiro romance em 1962. De 1964 a 1980, ele editou a revista de fantasia e ficção New Worlds. Escreveu músicas com a banda Blue Öyster Cult e fez scripts para filmes e jogos interativos de computador. Um de seus romances, Behold the man, venceu o Nebula Award; Gloriana, oGuardian Fiction Prize. E Mohter London entrou no top Whitbread Prize. (retirado da capa)

P.S. Livro recebido de parceria com Editora Generale. 
P.S.2. Essa edição é muito bonita, capa dura. Um belo trabalho. Fico ansioso pelas continuações. 
P.S.3. Ah, eu nem entrei na explicação do multiverso do eterno campeão do qual Elric faz parte. Falha minha, mas por não ter lido quase nada acho que minha explicação ia ficar confusa.

Até o próximo post. 

2 comentários:

  1. Rafael!
    Anti-herói? Fazia tempo que não via um livro de fantasia com uma personagem do tipo.
    Sem contar com a magia e aventura que permeiam o livro.
    Bom demais que seja diferente da fantasia que estamos acostumados a ler.
    "O conhecimento chega, mas a sabedoria demora."(Alfred Tennyson)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Tenho um pouco de dificuldade em ler livros desse gênero claro que já li, porém esses mais famosos que você citou nunca me interessei pela leitura, já assisti ao filme HP e amei, mas não gosto do livro. A trama do livro me pareceu interessante, diferente do que costumo ler, por isso me despertou certa curiosidade.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails