Resenha: Neve e Cinzas de Sara Raasch

Título: Neve e Cinzas
Trilogia: Neve e Cinzas #1
Autora: Sara Raasch
Gênero: Fantasia, Romance, Young Adult
Editora: HarperCollins Brasil
ISBN: 9788569809852
Ano: 2016
Páginas: 320
Compare preços
Classificação: 4.5 de 5
Sinopse: Dezesseis anos atrás o Reino de Inverno foi conquistado e seus cidadãos, escravizados, sem família real e sem magia. A única esperança de liberdade para o povo do reino jaz nos oito sobreviventes que conseguiram escapar, e que seguem esperando uma oportunidade para recuperar a magia de Inverno e reconstruir o reino. Meira, uma órfã desde a derrota de Inverno, passou a vida inteira como refugiada, criada por Senhor, o general dos inverninos. Treinando para se tornar uma guerreira — e desesperadamente apaixonada pelo melhor amigo e futuro rei, Mather —, Meira faria qualquer coisa para ajudar o Reino de Inverno a retomar seu poder. Então, quando espiões descobrem a localização de um medalhão antigo capaz de devolver a magia ao reino, Meira decide ela mesma encontrá-lo. Finalmente ela está escalando torres e lutando contra soldados inimigos como sempre sonhou. Mas a missão não sai como planejado, e logo Meira se vê mergulhada em um mundo de magia maligna e poderosos perigosos. De repente, ela percebe que seu destino não está, e nunca esteve, em suas mãos. A estreia de Sara Raasch é uma fantasia cheia de ação sobre lealdade, amor e a capacidade de determinar o próprio destino.

“O medo é uma semente que, depois de plantada, jamais para de crescer.”

Primoria é um lugar dividido em 2 reinos: Estação e Ritmo. Cada um deles é dividido em 4 cortes. Estação: Verão, Primavera, Inverno e Outono. Ritmo: Ventralli, Yakim, Cordell e Paisly. Cada rei ou rainha tem um Condutor Real que contém magia, que eles utilizam para governar. A maioria usa a magia para o bem, mas outros, nem tanto...

Outros reinos usam os condutores como devem ser usados — para aumentar as forças já existentes da terra e do povo. Para fazer com que campos gerem uma infinidade de frutas, para tornar os soldados fortes, para curar as pessoas doentes. Mas Angra usa o condutor para aprimorar o que é mau — para afastar qualquer coisa boa, a não ser que o beneficie. Para tornar todas as almas do reino uma casca vazia de servidão.

É possível viver sem magia. Fazemos isso há 16 anos — com dificuldades, mas fazemos. Plantamos um pequeno jardim nas planícies Rania. Treinamos nossos corpos para serem fortes. Mas essas coisas jamais serão suficientes enquanto todos os outros reinos no mundo tiverem algo que transcende as limitações humanas, enquanto Primavera for capaz de dizimar nossos soldados mais fortes, enquanto os reinos Ritmo puderem fazer o mesmo.

Nossa protagonista Meira é uma adolescente órfã, que nasceu no reino Inverno e logo depois esse reino foi destruído pelo rei Angra do reino Primavera. Muitos morreram e a outra parte é escravizada em Primavera. Meira e mais 7 pessoas, são as únicas sobreviventes que conseguiram fugir e lutam há 16 anos para reaver seu reino. Naquela época, o Condutor de magia da rainha de Inverno foi repartida em duas e assim o reino foi destruído e a rainha morta. Durante todo esse tempo, os 8 refugiados estão tentando recuperar as duas partes do Condutor Real para tentar restaurar a magia de Inverno e reconstruí-la. Dentre essas pessoas está Mather, príncipe de Inverno, além de ser o melhor amigo e paixão de Meira. Mas o amor deles é proibido. Ele é o futuro rei e ela não tem nenhum título, é apenas uma órfã refugiada. 

Você é realeza, ela não é, e muita coisa depende de seu futuro para desperdiçá-lo em uma aliança que não beneficiará Inverno. 

Quando Meira finalmente consegue ir a uma missão em busca da metade do Condutor Real e as coisas dão certo, o acampamento em que o grupo estava vivendo escondido é atacado e eles precisam fugir mais uma vez. Eles tentam refúgio no reino de Cordell e lá Meira será imposta a realizar um papel que jamais imaginou para si mesma. Ela será capaz de salvar um mundo que jamais conheceu?

— Não culpe Mather; ele estava seguindo minhas ordens. E, agora, você vai segui-las também. — A voz de Sir se ergue do embalo pacífico da história e se torna um latido repentino. — Vai fazer isso, Meira. Vai fazer o que precisamos que faça.
Sacudo a cabeça, mas Sir apenas repete: Você vai fazer o que precisamos que faça. Não o que eu quero fazer, não o que eu posso fazer. O que eles precisam que eu faça. Por Inverno.

A história não me arrebatou de início, mas a cada página lida eu fui me empolgando mais e mais com a leitura até que eu já não conseguia mais parar de ler. É uma obra de fantasia que contém vários elementos do gênero, tem ação, lutas, intriga, batalha, um leve romance, magia, reviravoltas... é um prato cheio para quem gosta disso.

Além da história em si, os personagens são outro ponto positivo da trama. Além da nossa protagonista, temos personagens secundários (ou não tão secundários assim) muito importantes.

Eu gostei bastante de Meira. Ela tem vários pontos fortes, é uma menina corajosa, forte, que luta pelo que é certo e pelo que ama. Ficou um pouco difícil conhecer Mather mais a fundo para ter uma melhor opinião sobre ele, pelo fato da narração ter apenas o ponto de vista de Meira, o que nos limita a conhecê-lo melhor. Ainda assim, gostei muito do personagem, ele agia como um futuro rei agiria, tomando decisões difíceis que podem não agradar aos demais. Sir, o homem que acolheu e criou Meira, é outro ponto forte do livro. Ele parece ser frio e bruto em alguns momentos, mas nós percebemos que ele faz o que faz para proteger aqueles que ama e para fazer o que é melhor para seu reino. Temos também Theron, um possível novo amor para Meira. Vou me limitar a dizer que eu o adorei. Mais do que isso sobre eles, vai ser spoiler e o melhor desse livro é você ir descobrindo tudo conforme avança as páginas.

Uma das peculiaridades da história é a aparência dos cidadãos que moram em cada reino. Por exemplo, os Invernianos tem a aparência pálida, cabelos brancos, olhos azuis... e assim vai. Cada reino com suas características. E foi um mundo bem construído pela autora. Abaixo vou deixar uma imagem feita por fã que encontrei na internet que representa alguns dos personagens.
Fonte: http://sararaasch.tumblr.com/post/98739113637/ifreakinlovebooks-whos-your-favorite-snow-like

Eu gostei muito de Neve e Cinzas, e olha que eu estava com muita expectativa porque quero ler esse livro desde 2014, quando ele foi lançado no exterior. Claro que uma das coisas que mais chama a atenção da série são as capas, que são maravilhosas e fiquei muito feliz quando a HarperCollins Brasil manteve a original. O único problema é que ainda não tem previsão para o segundo volume por aqui. No exterior, o terceiro e último volume será lançado agora em setembro e também foram lançados dois contos.

Esse foi o primeiro livro da HarperCollins Brasil que eu adquiri e gostei do trabalho da editora. A capa tem alguns relevos, como no título e no chakram. O livro vem com um mapa de Primoria, a fonte utilizada é agradável e as folhas de boa qualidade. Eu só percebi uns três errinhos, como a falta de uma palavra no meio de uma frase, mas que não afetou a leitura. Eu definitivamente recomendo  a leitura para quem curte fantasia.

* Chakram (foto abaixo) é a arma preferida de Meira e que está na capa dos 3 livros, só que modificada em cada um. 


A trilogia ficou assim:
  • Icicles Like Kindling (Snow Like Ashes, #0.1) – prólogo de Neve e Cinzas
  • Snow Like Ashes (Snow Like Ashes, #1) – Neve e Cinzas
  • Ice Like Fire (Snow Like Ashes, #2)
  • Flames Like Vines (Snow Like Ashes, #2.1) – conto para ler após o 2º livro
  • Frost Like Night (Snow Like Ashes, #3)


5 comentários:

  1. Andresa!
    Gosto de livros de fantasia justamente porque tem ação e muita aventura.
    Já gostei de saber sobre as divisões dos reinos e também que Meira é uma protagonista forte e vai em busca de realizar o desejo de restaurar seu reino.
    “Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.” (Augusto Cury)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de SETEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, estava indecisa sobre começar a ler a triologia, mas vou aproveitar que tem na biblioteca.
    Obg

    ResponderExcluir
  3. Oi.
    Ótima resenha, mas não me empolguei não, principalmente em saber que pode haver um triângulo amoroso coisa que eu corro e tento evitar ao máximo, mas confesso que gostei bastante da premissa do livro e fiquei bem curiosa para conferir.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
  4. Eu amei essa capa de cara, adoro romance e fantasia e com certeza essa trilogia vai para minha lista de leitura. Chato vai ser a espera pelos outros livros mas faz parte. amei a resenha. bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Adorei a sua resenha, muito bem elaborada. Fiquei motivada para ler essa trilogia, pois gosto muito desse gênero. Parece uma leitura cativante e cheia de aventuras. E as capas são realmente lindas! Com certeza já na minha lista. Beijos.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails