Resenha: O Mundo Perdido de Michael Crichton

Título: O Mundo Perdido
Autor: Michael Crichton
Gênero: Ficção Científica, Techno Thriller 
Editora: Aleph
Páginas: 488
Ano: 2016
Classificação: 4 Estrelas de 5
Sinopse: Seis anos se passaram desde os terríveis acontecimentos no Jurassic Park. Seis anos, desde que o sonho extraordinário, nos limites entre a ciência e a imaginação humana, acabou se tornando um trágico pesadelo. A Isla Nublar não era o único lugar usado por John Hammond em suas pesquisas genéticas de ponta. Agora, o matemático Ian Malcolm e uma equipe de cientistas – além de certos “pequenos clandestinos” – devem explorar outra ilha na Costa Rica, repleta dos mais perigosos dinossauros que já caminharam pela Terra.

Oi pessoal. Tudo bem? 

Hoje eu vou comentar sobre a continuação de Jurassic Park, O Mundo Perdido. Todo mundo já deve ter assistido o filme do Spielberg de 1997. Esqueçam o filme. Existe um abismo de diferença entre filme e livro e isso me surpreendeu bastante. Positivamente, é claro. Como na obra anterior, Crichton mantem o tom adulto da trama e violento, apesar de dois personagens serem crianças.

Embora o filme tenha usado algumas cenas do livro e reciclado a trama, é curioso ver como as coisas fluem e se resolvem melhor aqui. Outro ponto interessante são que as outras duas continuações, Jurassic Park III e Jurassic World, se utilizaram de alguns elementos dessa obra.

O Mundo Perdido ocorre seis anos após os eventos de Jurassic Park. A InGen abafa o caso da tragédia ocorrida na Isla Nublar e todos os dinossauros são destruídos. Porém, começam a surgir espécimes estranhos em uma ilha da Costa Rica e o governo local também abafa o caso queimando os animais. 

Ian Malcom, o matemático da teoria do caos, volta nessa nova aventura marcado fisicamente pelos acontecimentos da Isla Nublar. Ele e todos os outros envolvidos com a tragédia acontecida seis anos atrás são obrigados a manter segredo do Parque e dos dinossauros, ou seja, o mundo ainda acredita que os bichos ainda estão extintos. Por causa de um jovem cientista, Richard Levine, Malcom acaba voltando a lidar com uma ilha cheia de dinossauros.

Existem outros personagens que compõem a trama, mas acredito que além dos dois citados, a mais importante de comentar é a Sarah Harding. Totalmente oposta a aquilo que vemos no filme. No livro, não será ela quem o grupo se reúne para resgatar e sim ela que acaba resolvendo muito dos problemas. Decidida e engenhosa. Gostei muito da personagem.

Eu até continuaria a falar da trama, mas gosto de evitar spoilers. O melhor desse livro é a descoberta do que está acontecendo na Costa Rica.

Recomendo. Ainda acho que o Crichton deveria humanizar um pouco mais seus personagens, mas a narrativa flui bem e o mistério desse mundo perdido nos prende capítulo a capítulo. 

Sobre o escritor: Michael Crichton nasceu em 1942 em Chicago, no estado de Illinois, nos Estados Unidos. Graduou-se na Harvard Medical School e defendeu seu doutorado em Políticas Públicas pelo Salk Institute for Biological Studies. Publicou seu primeiro best-seller, O Enigma de Andrômeda, enquanto ainda era um estudante de medicina. Seus livros já foram publicados no mundo inteiro, tendo sido traduzidos para mais de trinta línguas. Pelo menos treze deles foram adaptados para o cinema. (Retirado da última página do livro). 

P.S.: Livro recebido de parceria com a editora Aleph.

No mais, até a próxima resenha. 


6 comentários:

  1. Eu tinha um medo desses filmes quando era criança. Ficava sonhando com dinossauro toda hora xD
    Mas agora ao crescer e ver esses livros bate uma nostalgia legal. Queria ver como são, parece que tem bastante coisa diferente ou que não foi mostrada nos filmes e explicada melhor ali. Acho que seria uma leitura interessante.

    ResponderExcluir
  2. Rafael!
    O universo dos dinossauros continua a ser um mistério, né?
    Não assisti o filme e nem li o livro, porém como me interesso muito pelo assunto, fiquei bem curiosa por saber o que se passa na ilha de Costa Rica e como tudo foi retomado.
    “Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.” (Augusto Cury)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de SETEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Já faz um tempo que quero esse livro(como uma grande fã de Jurassic Park) depois dessa resenha eu PRECISO!

    ResponderExcluir
  4. Oi.
    Adorei a resenha, quero muito ler o primeiro livro, amo o filme de paixão e tenho certeza que o livro também irá me conquistar, minhas curiosidade está bem aguçada, enfim irei ler com certeza.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto muito dessa franquia, mas, pra mim, é algo visual, uma história pra ser vista. Os efeitos são tão legais.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Sou fã dos filmes! Mas esse livro parece muito mais interessante. A capa está linda e por tudo que você comentou a respeito da obra, parece uma leitura muito envolvente. Já adicionado a lista. Resenha perfeita! Abraços.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails