Resenha: A Coroa de Kiera Cass

Título: A Coroa
Série: A Seleção # 5
Autora: Kiera Cass
Gênero: Romance, Young Adult
Editora: Seguinte
ISBN: 9780062459965
Ano: 2016
Páginas: 310
Classificação: 3 de 5 
Sinopse: Em ''A Herdeira'', o universo de A Seleção entrou numa nova era. Vinte anos se passaram desde que America Singer e o príncipe Maxon se apaixonaram, e a filha do casal é a primeira princesa a passar por sua própria Seleção. Eadlyn não acreditava que encontraria entre os trinta e cinco pretendentes do concurso um companheiro de verdade, muito menos o amor verdadeiro. Mas às vezes o coração prega peças e agora Eadlyn precisa fazer uma escolha muito mais difícil - e importante - do que esperava.

É sempre difícil pra mim ler continuações. Porque eu quase nunca lembro de detalhes do livro anterior para que a leitura flua bem. Foi esse o caso de A Coroa. Meu problema é que eu não lembrava mais quem era quem dentre os garotos que participam da seleção. Mas, aos poucos, eu fui conseguindo lembrar de um ou outro, os que eu mais gostava.

Eadlyn está suportável nesse livro (eu não gostava dela no livro anterior) devido aos acontecimentos finais e a bagagem que recai sobre ela. Na verdade, ela deixa seu lado arrogante pra trás e eu finalmente consigo me ver (quase) torcendo por ela. Continuei gostando especialmente de Kile, mas também de Erik e Henri. Rever Maxon e America, foi um dos momentos agradáveis da leitura, mas devo dizer que eles pouco apareceram e não sobressaíram como deveriam.  

Não é que eu não saiba o que estou procurando. É que não estava preparada para procurar.

Algo que me incomodou bastante foi o fato de, para mim pelo menos, ter ficado claro desde o início desse segundo livro da história de Eadlyn, que ela não havia se apaixonado (nem estava perto disso) por nenhum dos candidatos, isso até o meio do livro, quando do nada, dá um estalo, acontece uma troca de olhares e “bum”, ela se vê apaixonada por alguém. Achei algo muito instantâneo, porque não consegui ver esse sentimento surgir, pelo menos não pelo lado dela e não gostei disso. Do nada ela acha que encontrou sua alma gêmea (me poupe!).

“Amor. Eu achava que o amor era como uma roupa, incapaz de vestir duas pessoas do mesmo jeito. Ainda não sabia ao certo o que aquela palavra significava para mim, mas tinha a sensação de que chegaria a uma definição antes do que imaginava. Só restava saber se a definição me satisfaria.”

A única coisa que passava pela minha mente quando terminei o livro foi: “Jura? Que coisa mais sem graça!”. Eu até me animei um pouco no início do livro, mas conforme as páginas foram passando, minha animação foi diminuindo, até eu chegar ao final e perceber que foi tudo mais ou menos no fim das contas. O epílogo não nos entrega nada de útil sobre o futuro dos personagens e eu achei isso bem desanimador. Eu queria saber o que aconteceu com alguns personagens e também com a população, após certo acontecimento no final do livro. Mas faltou isso, e isso me decepcionou. Acho que alguns capítulos extras ou um epílogo longo, ajudaria a fechar a série em bom tom! E sinceramente, aquilo realmente pode ser chamado de epílogo? (frustrante!)

Outra coisa que devo comentar é que nada muito válido ou significante aconteceu em “A Coroa”. Tivemos algumas evoluções, como a personalidade da protagonista mudar para bem melhor, mas fora isso, não vi muita evolução em nenhum outro sentido. 

Outra ponto que não me agradou é que o final foi um pouco apressado, as coisas foram sendo resolvidas fácil e rapidamente. Tenho outras críticas negativas contra o livro também, mas vou me limitar a essas, senão posso entregar algum spoiler involuntário.

No fim das contas, eu gostei de algumas coisas e não gostei de outras e acabei a leitura bem confusa com essa mistura de sentimentos. Pode parecer que eu só negativei o livro, mas ele teve seus bons momentos, mas para falar deles eu precisaria chegar próximo de dar spoilers e por isso decidi me limitar. 

Vale a pena ser lido? Claro que vale, afinal, gosto é algo muito relativo e o que eu não gostei pode agradar outras pessoas. Então, é isso pessoal, esse promete ser o último livro da série A Seleção. Espero que vocês curtam mais a leitura do que eu! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails