Sons & Ritmos #13: Essa Música é um Livro


        Olá, pessoas lindas!!! Como vocês estão? Espero que tenham curtido e aproveitado bem o feriado de carnaval! A postagem de hoje será um pouco diferente das que costumo postar na Sons & Ritmos, mas muito divertida para mim. Espero que gostem e tentem também!
          Na minha opinião músicas e livros são algumas das melhores coisas da vida, quando juntos: melhor ainda! Por essa razão o post de hoje se trata de um desafio, indicar uma música para cada livro de uma lista, uma que o represente tão bem que pareça que tenha saído de dentro de suas páginas ou o contrário! Para isso escolhi dez entre meus livros favoritos marcados no Skoob para relacionar. Não se esquecendo que não estão todos aí e nem representam a ordem de preferência, e que abaixo de cada um tem o link para conhecê-los melhor. 
          Vamos lá:

 
Lifening - Snow Patrol

Esse livro é muito fofo e tocante, retrata a vida de maneira poética e, no fundo, muito real. Escolhi essa música do Snow Patrol para representá-lo porque me passam a mesma sensação, de que independente do que aconteça, o que você mais deseja pra sua vida é o amor. O protagonista do livro da Gabriela Zevin também percebe isso com sucesso.


 
Terra de Gigantes/Números - Engenheiros do Hawaii

Essa obra de Simmel foi uma das minhas melhores leituras, é um livro que tem muito a ensinar. A música que escolhi de Engenheiros, ainda que não se pareça com o livro, apresenta uma relação importante. Ambos se questionam o papel do homem no mundo capitalista e em momentos de crises. Parecemos ter sempre um preço, e a esperança vive querendo nos deixar quando realmente enxergamos o mundo, mas temos que lutar pelo contrário. 

 
Simple As This - Jake Bugg

Quem já leu Anna e o Beijo Francês sabe que sempre esteve óbvio o que o casal protagonista sentia um pelo outro, ainda assim demorou muito para que ficassem juntos. Simple As This fala sobre uma infindável procura enquanto o que realmente importava estava bem à frente dos olhos. Simples como era, só precisava tomar para si e aproveitar.

 
In The End - Snow Patrol

Eu sou apaixonada por esse livro, acho ele encantador, juvenil e poético. Mas pensando na trama e no que acontece com a protagonista pensei na música In The End, em meio a mentiras e erros infindáveis não se pode esquecer que no final o que importa é o amor que sentimos, pela nossa família, amigos ou quem quer seja. O amor é o céu claro depois de uma tempestade.

 
Nobody's Home - Avril Lavigne

A Trilogia de Tahereh Mafi é uma das que mais me identifico e com certeza uma das minhas favoritas para a vida, poderia listar cem músicas que se encaixariam nos três livros. Entretanto, para o primeiro, Estilhaça-me, acredito que a escolha perfeita seria Nobody's Home. Nesse primeiro livro a protagonista nunca esteve tão perdida e solitária, sem lar e sem rumo; o que é bem descrito na canção de Avril.

 

Eu que não amo você - Engenheiros do Hawaii

Quando li a duologia de Stacey Jay foi uma grata surpresa, já faz muito tempo, mas não a esqueço. Pensei imediatamente nessa música de Engenheiros ao refletir sobre o livro que distorce e transforma uma das histórias de amor mais conhecidas, Romeu e Julieta. Em Julieta Imortal as coisas não aconteceram exatamente como Shakespeare descrevera, havia outras intrigas, outros poderes influenciando o amor do casal e até esse amor era outra coisa. Acho que lê-lo ouvindo Eu que não amo você seria incrível e ainda daria o gancho para o segundo livro!

 
When We Were Young - Adele

Sem dúvida, foi um dos livros mais engraçados que li na minha vida, foi como assistir a uma comédia romântica num sábado ensolarado. Ainda assim, escolhi uma música relativamente triste para descrevê-lo, isso porque muitos trechos de When We Were Young me lembram de cenas do livro, dos momentos mais antigos e tristes do casal e também dos felizes. De qualquer maneira, amo tanto a música quanto o livro.

 
Quase Nada - Zeca Baleiro

Uma das escolhas mais difíceis foi para esse livro, o escolhi como desafio porque ele foi uma espécie de introdução para o universo steampunk e porque sou apaixonada pelos personagens - todos eles! Mas pensando em descrever um pouco do relacionamento em que Alexia se envolve, Quase nada veio à mente, como ela se achava insensível e incapaz de acalentar qualquer sentimento profundo, a indecisão e a dúvida que percorrem a música me pareceram encaixar-se bem. Mas sei que há músicas por aí que se encaixariam muito mais!

 
Secrets - OneRepublic

Ouvia Secrets e pensei no livro de Meg Cabot como coisas que se encaixavam. À primeira vista parece que não tem nada a ver, mas analisando as mudanças que atravessam as personagens, o que elas escondem e tiram do seu coração: medos, sonhos, frustrações... Ficou mais real pra mim. Ela foi até o fim é um livro muito divertido, tem de tudo um pouco e um romance gostoso de se ler, assim como a música do OneRepublic é gostosa de se ouvir.

 
Dear God - Avenged Sevenfold

Não sei exatamente porque pensei nessa música para esse livro (que amo muito!), talvez porque ela seja triste e fale sobre ter perdido a chance de estar com a pessoa que amava e só pode pedir para que ela esteja bem e protegida não importa em que lugar se encontre. Sei que o ponto principal do livro é bullying e como podemos ajudar as pessoas com simples gestos, mas penso também na dor do personagem que olha para trás e vê que podia ser diferente com a pessoa que ele gostava, então, Dear God seria perfeita.. 

PLAYLIST:

        
        Espero que tenham gostado! Coloquei mais uma música na playlist que amo muito e que para mim poderia se encaixar um pouco com todos os livros que mencionei: This isn't everything you are, do Snow Patrol. Não deixem de comentar se gostaram, concordam ou se têm outras sugestões, podem responder com seus livros e escolhas próprias também. Beijos e até a próxima!


2 comentários:

  1. Amo livros e música, mas não consigo apreciar os dois juntos. Não sou aquela pessoa que consegue escutar música enquanto lê, na verdade não consigo fazer duas coisas ao mesmo tempo. Quando leio preciso de silêncio, então acho que até por esse motivo não consigo associar músicas a leitura.

    ResponderExcluir
  2. Ola
    Eu tambem penso como Tais duarte. musica numa parte e livros em outra, mesmo pq para mim livro, leitura representa o silencio a paz e musica represente barulho .
    obrigado
    tatyana sylva

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails