Resenha: Supernova - A Estrela dos Mortos de Renan Carvalho

Título: Supernova - A Estrela dos Mortos
Série: Supernova #2
Autor: Renan Carvalho
Gênero: Fantasia, Magia, Aventura
Editora: Novo Conceito / Selo Novas Páginas
ISBN: 9788581637914
Ano: 2015
Páginas: 480
Classificação: 4.5 de 5
  
Sinopse: Após deixar sua cidade natal, Leran está perdido em busca de uma pessoa que possa ajudar sua irmã Luana a controlar seus poderes. Enquanto foge de caçadores colocados em seu encalço, o arqueiro conhecerá novos lugares e aliados para sua jornada. Ao mesmo tempo, Tlavi, a jovem Estrela da Cura, tenta desvendar os mistérios de um criminoso capaz de erguer as forças das trevas no território pacificado do Reino Central. O caminho desses personagens está ligado pelo destino. Será que poderão lutar juntos para descobrir como vencer os novos inimigos? Conseguirá Luana despertar sua verdadeira força? Como Leran agirá diante da evolução dos poderes da irmã? É o que você vai descobrir em Supernova: A Estrela dos Mortos.

Após os acontecimentos do primeiro livro, O Encantador de Flechas (resenha aqui), Leran e Luana estão fugindo dos caçadores e em busca de Quiroon, um homem que pode ajudá-los a desvendar algumas coisas. Eles vão passar por várias enrascadas até chegar a seu destino. Enquanto isso, Tlavi Hur, a Estrela da Cura, está enfrentando graves problemas com alguns ataques e massacres em vilas próximas da cidade onde vive. Ela faz parte de um grupo de guerreiros chamados Paladinos, que devem colocar ordem quando houver caos. Mas as forças do mal estão cada vez mais fortes e difíceis de enfrentar. Muitas pessoas estão morrendo e se transformando em criaturas sedentas por sangue e carne humana, controladas pela Estrela dos Mortos que parece ser indestrutível. Será que o bem vai conseguir se livrar no mal? 

[...] Que tipo de fanático massacraria uma população inteira em prol de um culto?

O primeiro livro foi só um aperitivo para o que estava por vir. Esse livro é mais denso e os perigos são bem maiores. Os inimigos bem piores e mais fortes, difíceis de combater. As dúvidas são grandes, os mistérios surgem aos montes, o mal está bem mais poderoso e as aventuras estão cada vez mais perigosas. O mundo é um lugar que aos poucos está sendo destruído pelas hordas de crias e criaturas malignas que estão assolando e matando tudo o que veem pela frente. Quem será que vai ter o poder de combater tamanho mal? 

Um dos pontos positivos é que a trama não demora pra se desenrolar e a evolução da história é rápida, sem enrolação.

Com investidas rápidas e violentas, as bestas pulam sobre os paladinos e os derrubam das montarias. Ouço gritos, pedidos de ajuda e não posso fazer nada, a não ser torcer para que nenhuma delas me alcance. Um a um, vejo paladinos serem devorados bem atrás de nós enquanto tentam, inutilmente, abater os monstros à base de golpes e raios de luz. 

Tlavi é uma personagem que parece não ter medo de nada devido a seu grande poder e não digo isso no sentido de ela “se achar”, apenas por saber que ela é muito poderosa e por não existir muitas pessoas que pudessem se equiparar a ela. Claro, isso é até o Senhor dos Mortos surgir e colocar essa teoria abaixo, porque ao passar das páginas, percebemos que ela parece não ter chance contra ele. O Senhor dos Mortos é um ser maligno muito poderoso, com poderes indescritíveis e que tem um plano de destruição em mente. 

Algo que me perturbou um pouco foi o fato de Tlavi se achar invencível por ser a Estrela da Cura e uma das mais poderosas Estrelas existentes. Isso fez com que ela se metesse em enrascadas o tempo todo e eu não conseguia saber se ela era corajosa ou estúpida por se meter nas situações que ela acaba entrando. Ela não me cativou, esse foi dos poucos ou talvez o único problema que tive com a leitura. Seus capítulos eram interessantes devido aos acontecimentos, que eram importantes para a trama, mas ela em si não me animou. Algumas de suas atitudes não me agradaram e seus capítulos eram um pouco mais arrastados pra mim, que às vezes se distraia facilmente e eu tinha que reler o que tinha acabado de ler. Mas apesar de Tlavi não me agradar muito, consegui gostar do livro como um todo, mesmo não me importando tanto com ela.

Já com Leran eu não tive esse problema. Talvez por já ter mais contato com o personagem, que era o principal narrador no primeiro livro ou por ele ser mais agradável como pessoa. Seus capítulos fluíam com mais facilidade pra mim. Já Luana está cada vez mais poderosa (mas continua a adolescente rebelde) e seus poderes ainda não estão totalmente sob seu controle, ela nem mesmo sabe a extensão de seu poder ou o que pode ou não fazer. O irmão fará de tudo para ajudá-la nessa luta com seus poderes. 

O livro é dividido em partes e cada parte é narrada por Leran ou Tlavi, e temos também um terceiro personagem que narra uma parte, mas vou deixar na curiosidade quem é essa pessoa. O destino deles acaba se entrelaçando. Os capítulos não são longos, o que me agrada muito, o tamanho da letra é agradável e o material do livro também. A capa é interessante, mas eu prefiro a do primeiro livro, com tons mais claros, mas entendo a ideia que esse livro traz e essa capa se encaixa bem.

Outro ponto positivo é que o livro é bem rico em vários sentidos. Renan Carvalho escreve muito bem e enriqueceu bastante a história com várias informações. Além disso, o livro conta com um apêndice mostrando quem são os personagens, um mapa como guia turístico do continente onde se passa a história, informações sobre as cidades citadas, entidades e organizações e sobre a ciência das energias. Além é claro, de ter algumas ilustrações de algumas cenas, como no livro anterior.


Eu não queria me alongar muito, mas não consegui ser mais breve que isso rs. Foi bem difícil escrever sobre esse livro porque eu não sabia o que dizer exatamente, tinha medo de dar spoiler e pelo fato de eu ter adorado, se tornou mais difícil comentar (isso sempre acontece comigo, é normal). Preciso dizer que adorei O Encantador de Flechas, mas que gostei ainda mais de A Estrela dos Mortos. Eu super recomendo a série, que envolve magia, fantasia, um pouco de horror, aventura e mais. E o melhor, é nacional, então vamos prestigiar nosso autor com essa bela obra.

9 comentários:

  1. Não conhecia esse livro, a diagramação está linda, pela sinopse e sua resenha, acredito que irei gostar do livro, pois gosto de histórias com ação e aventuras.
    Sua resenha está muito boa e adicionei A Estrela dos Mortos em minha lista de leituras.

    ResponderExcluir
  2. Andresa, desde o lançamento de Supernova - A Estrela dos Mortos não consigo me interessar por sua premissa. Gosto bastante de histórias com batalhas, guerras, discórdia e lutas, mas o Renan Carvalho não conseguiu prender a minha atenção com este livro, pois achei mais do mesmo. Fica para uma próxima.

    ResponderExcluir
  3. Andressa!
    Li o primeiro livro e foi uma das minhas melhores leituras esse ano.
    Ansiosa por ler esse segundo e será minha próxima leitura, espero gostar como o primeiro.
    “Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente.”(Érico Veríssimo)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  4. já conheço o primeiro livro da serie Supernova e apesar de não ter lido ainda to bem curiosa pois parece ser um livro em aventureiro.

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Já havia ouvido falar da série, até cheguei a ler a sinopse do primeiro livro, mas não me interessei muito. Amo livros que a história não enrola para acontecer, a leitura fica tão desgastante quando enrolam. O livro é muito bonito, as ilustrações são simplesmente maravilhosas. Adoro livros com imagens como está ilustrando uma situação, ainda mais quando tão bem feitas. Uma pena não ter me interessado muito.
    Bjjs

    ResponderExcluir
  6. "Supernova - A Estrela dos Mortos" tem tanto capas como história legais. E apesar de os personagens serem adolescentes, todos mostram a que vieram e não ficam de mimimi. O desenvolvimento da história é rápido, sem enrolações, as coisas acontecem uma atrás da outra e, olha, foi meio que impossível largar o livro.

    ResponderExcluir
  7. Eu não sabia dessa série, achei a sinopse bem legal, e vendo os comentários parece que é uma série bem aceita por todos.
    EStou apaixonada pela capa, pela sua historia, pelas páginas desenhas, muita lindeza. Adoro essas peculiaridades nos livros


    Beijinhos

    http://coruujando.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  8. OI! Infelizmente livros de fantasia não me animam nem um pouco a leitura, não me atrair por esse, parece ter uma pegada bem jovem e isso nunca me cativa tanto. Não gosto muito de personagens que se metem em encrencas, que fingem ter peito de ferro e não medem o perigo que estão correndo, a maioria das vezes é burrice.

    ResponderExcluir
  9. Desde o lançamento do primeiro livro estou looooouca para ler!!
    Amei a premissa + resenhas que li, é bem o tipo de livro de fantasia que gosto, e sendo nacional, é melhor ainda!!!
    Parece ser bem inteligente e instigante, além de contar capas lindonas!!! A editora está de parabens!!
    bjos

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails