Resenha: Star Wars: Herdeiro do Império de Timothy Zahn

Título: Star Wars: Herdeiro do Império
Série: Trilogia Thrawn # 1
Autor: Timothy Zahn
Gênero: Ficção Científica
Editora: Aleph
Páginas: 472
Ano: 2014
Compare preços
Classificação: 4 de 5.
Sinopse: Star Wars: Herdeiro do Império - O Primeiro Volume Da Consagrada Trilogia Thrawn. Luke, Han e Leia enfrentam uma nova ameaça. Cinco anos após a destruição da Estrela da Morte, a ainda frágil República luta para restabelecer o controle político e curar as feridas deixadas pela guerra que assolou a galáxia. O Império, porém, parece não ter morrido com Darth Vader e o imperador. Habitando os confins da galáxia, o grão-almirante Thrawn, gênio militar por trás de diversas ações imperiais, ainda luta para reconquistar o poder perdido. A bordo do destroier estelar Quimera, ele descobre segredos que lhe darão a chance de destruir definitivamente o que restou da Aliança Rebelde, para assim retomar o domínio da galáxia e controlar os últimos dos Jedis. Herdeiro do Império é considerado um dos mais importantes marcos do universo expandido de STAR WARS. Desde seu lançamento, tem sido aceito pelos fãs da franquia como a verdadeira continuação da trilogia original. Além disso, a obra foi usada como base criativa para vários outros produtos da série, incluindo elementos de jogos, filmes e animações.

Oi, pessoal. Tudo bem? Antes de tudo, eu preciso dizer que essa trilogia é essencial para os fãs de Star Wars. Não vou explicar a minha relação com a saga de novo, mas lá na resenha de Star Wars: Provação tem um pouco das razões da minha paixão por Star Wars.

Quando Herdeiro do Império foi publicado em 1991 já fazia quase uma década, praticamente, sem historias novas de Star Wars. O filme O Retorno de Jedi havia sido lançado em 1983 e desde lá nada. Minto. A Marvel publicou hqs sobre a franquia de 1977 a 1987, com alguns arcos originais e adaptações dos filmes, porém nada como Herdeiro do Império.

Desde sua publicação, até o anuncio do novo filme Star Wars O Despertar da Força, era considerado como a verdadeira continuação da saga dos Skywalkers pelos fãs. Além de ser considerado um dos mais importantes marcos de consolidação do Universo Expandido (UE). O TImothy Zahn é um escritor norte-americano de ficção cientifica e fantasia. Seu trabalho mais conhecida é a Trilogia de Thrawn. Escreveu vários livros dentro do UE de star wars, além de diversos livros de ficção cientifica com um tom mais militarista. Inclusive foi vencedor do Prêmio Hugo de melhor romance em 1984 com o livro Cascade Point.

A trama de Herdeiro do Império se passa cinco anos após O Retorno de Jedi ou nove DBY¹, Leia, Han e Luke buscam consolidação da Nova República Galáctica através da reestruturação do poder politico e da recuperação das feridas deixadas pela Guerra contra o Império Galáctico. Contudo, apesar da morte do Imperador, Darth Vader e dos principais comandantes das forças imperiais, afastado nos confins da galáxia, o grão-almirante Thrawn, engenhoso estrategista militar, a bordo do destroier Quimera, luta pela volta do Império e destruição da frágil Nova República.

Essa é o fio que puxa a história de Herdeiro do Império. Eu adorei o livro. O TImothy Zahn consegue apresentar bem os personagens. Luke, Leia e Han são idênticos aos personagens cinematográficos. O Almirante Thrawn é um vilão assustador e temível. Recomendo muito a leitura dessa trilogia, pelo mesmo motivo que comentei na resenha de Provação, pois não há o peso da mitologia das historias do UE, desse jeito é uma leitura tranquila para aqueles que não estão por dentro de todas as aventuras do UE.

¹: ABY e DBY, são respectivamente, Antes da Batalha de Yavin e Depois da Batalha de Yavin. A Batalha de Yavin é aquela que aparece no filme Star wars IV: Uma Nova Esperança. Foi nesse lugar que a primeira estrela da morte é destruída. A contagem do tempo dentro do universo de Star Wars utiliza essa batalha como marco 0, assim como o nosso calendário usa o antes e depois de Cristo.

P.S.1: Leiam, vocês irão gostar. Certeza.
P.S.2: A editora Aleph acertou e muito ao relançar esse livro que estava esgotado há tempos nas livrarias.

No mais, até a próxima resenha e que a força esteja com vocês.

 

8 comentários:

  1. eu nunca vi o filme, li os livros (se tiver, sem ser esse obvio) e nem tenho vontade.. sla, nao cola sabe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, sei não haha. Sou apaixonado pela saga. Então, consumo em todos os tipos de formato.

      abraço

      Excluir
  2. Amo Star Wars e não me imagino lendo e, sim, somente assistindo. A ação, os efeitos visuais, a caracterização dos personagens, tudo isso, pra mim, é algo pra ser visto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu tinha essa percepção até ler algo. Ler livros, ou hqs, ou jogar algum game fez Star Wars se expandir pra mim de forma inacreditável. Fiquei muito mais fã.

      Abraço

      Excluir
  3. Eu não vi os filmes, quem viu foi meu pai kkk, e não tenho a vontade de ler os livros. Até porque ia ficar totalmente perdida por isso passo esse leitura adiante ^^ Mas vou falar desse livro pra um amigo que gosta muito da série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, se ele gosta vai adorar o livro, falo por experiência propria.

      abraço

      Excluir
  4. Bom, não me interesso por a história de Star Wars, tanto os livros quanto os filmes não me chamam a atenção no momento.
    Mas sua resenha está muito boa, quem sabe futuramente eu resolva ler.

    ResponderExcluir
  5. Sou fã dos filmes de Star Wars, porém ainda não tive a oportunidade de ler nenhum dos livros. Há pouco tempo consegui o e-book deste livro em inglês e espero lê-lo em breve!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails