Resenha: A Rainha Vermelha de Victoria Aveyard

Título: A Rainha Vermelha
Série: A Rainha Vermelha #1
Autora: Victoria Aveyard
Editora: Seguinte
ISBN: 9788565765695
Gênero: Distopia, Young Adult, Fantasia
Ano: 2015
Páginas: 424
Classificação: 4.5 de 5
Sinopse: O mundo de Mare Barrow é dividido pelo sangue: vermelho ou prateado. Mare e sua família são vermelhos: plebeus, humildes, destinados a servir uma elite prateada cujos poderes sobrenaturais os tornam quase deuses. Mare rouba o que pode para ajudar sua família a sobreviver e não tem esperanças de escapar do vilarejo miserável onde mora. Entretanto, numa reviravolta do destino, ela consegue um emprego no palácio real, onde, em frente ao rei e a toda a nobreza, descobre que tem um poder misterioso… Mas como isso seria possível, se seu sangue é vermelho? Em meio às intrigas dos nobres prateados, as ações da garota vão desencadear uma dança violenta e fatal, que colocará príncipe contra príncipe - e Mare contra seu próprio coração.

Em A Rainha Vermelha as pessoas são divididas entre a cor de seu sangue: os Vermelhos são as pessoas comuns, que nesse mundo, tem que trabalhar duro para não morrer de fome. Suas opções são ir para a guerra aos 18 anos ou ser aprendiz de alguém, terminar o aprendizado e ter um trabalho que o livre de se alistar. Os Prateados são os que detêm poder, os nobres. Eles têm diversos poderes, desde telecinese à força extrema. A família real é Prateada e comanda o reino. 

“O sangue deles é uma ameaça, um aviso, uma promessa. Não somos iguais e jamais seremos.“ 

Mare Barrow vem de uma família de Vermelhos e ela não é aprendiz porque não sabe fazer nada e por isso vive “roubando” as pessoas sorrateiramente para manter a família, que na verdade nem aceita as coisas que ela faz. Ela será levada quando completa 18 anos para a guerra. Sua irmã mais nova é aprendiz e é quem salvará a família de verdade. Seus 3 irmãos estão na guerra, seu pai anda em uma cadeira de rodas depois de ser ferido na guerra e a mãe cuida da casa. 

Mare acaba encontrando a “oportunidade” de salvar sua família e um amigo, quando descobre ter poderes assim como os prateados e passa a virar um fantoche para o rei. Grandes serão as consequências que essa revelação trará, não só para a vida de Mare, mas para o mundo em que ela vive.

“E nós vamos nos levantar. Vermelhos como a aurora.”

A Rainha Vermelha virou burburinho no exterior muito antes de ser lançado e não é à toa. É difícil falar nele sem lembrar duas séries de livros: A Seleção e Jogos Vorazes. Não estou querendo comparar nenhuma das obras, apenas dizer que havia momentos em que eu recordava das duas séries, sejam em momentos de batalhas em arenas, de uma revolução ou da menina pobre, que vive em um lugar segregado, que foi pra um castelo com príncipes e reis. Mas são poucas as semelhanças, se é que realmente há alguma.

O bom do livro é que a distopia está presente e não apenas serve como plano de fundo. E é claro, temos um toque de fantasia também. Cada Prateado tem um poder, seja ele ler a mente, controlar pessoas, super força, etc. Tem romance? Tem! Mas nada daquela coisa melosa e o foco definitivamente não é esse.

“O mundo é prateado, mas também cinza. Não existem o preto e o branco.”

Gostei de Mare desde o início. Ela não é uma menina boba e tem ódio da vida injusta que leva. Ela faz de tudo pela família, que de certa forma ignora o que ela rouba por achar errado o que faz. Os personagens são ponto forte. Cada príncipe tem sua personalidade, suas qualidades e defeitos e nenhum é perfeitinho. Também tem o rei e a rainha, que eu odiava como pessoas, mas adorava para a trama rs. Espero que explorem mais dos personagens secundários nos próximos livros.

"Nas histórias, nos antigos contos de fadas, um herói sempre aparece. Mas todos os meus heróis estão longe ou mortos. Ninguém vai aparecer pra mim."

Outro ponto interessante é aquela dúvida cruel que é plantada na nossa mente sobre alguns personagens, onde nos perguntamos: quem é “do bem” e “do mal”? Quem está certo ou errado? Que lado devo seguir? Quanto aos prateados e vermelhos não há dúvida de quem é o inimigo e o oprimido, mas dentre alguns personagens que conhecemos fica uma pulga atrás da orelha de vez em quando. 

Há várias revelações que podem ser bombásticas ao longo do livro, principalmente no final é claro rs. Pra mim não foi tão bombástica assim, porque eu fui pescando uma coisa e outra e a surpresa não foi total, mas ainda assim me surpreendi muitoooo com o livro. A capa é bem representativa e linda, com o fundo prateado/acinzentado, com sangue sendo derramado de uma coroa no centro do livro. Com a frase “Uma sociedade dividida pelo sangue. Um jogo definido pelo poder.” A narração é feita em primeira pessoa sob o ponto de vista de Mare e nos sentimos no lugar da protagonista. 

Ah e o próximo volume "Glass Sword" está previsto no exterior para fevereiro de 2016 (e possível lançamento simultâneo no Brasil). Além disso, vão sair 2 contos, "Queen Song" se passando antes do primeiro livro e contará a história da Rainha Coriane, primeira esposa do Rei Tiberias e "Steel Scars" que contará a história de Farley e se passa após o primeiro volume. Queen Song vai ser lançado em setembro desse ano, enquanto Steel Scars só em janeiro. Abaixo vocês podem ver as capas dos 3 futuros lançamentos: 

 
PS: Foi liberada a capa de Cruel Crown, que apenas juntara os dois contos Queen Song e Steel Scars, além de mostrar um pedacinho do próximo livro. 

A Rainha Vermelha é um prato cheio para os fãs de fantasias distópicas, com traições, revoluções, disputas, opressão, poderes e muito mais! Eu definitivamente recomendo a leitura para aqueles que gostam de se surpreender!

PS: Lembrando que os direitos de adaptação para o cinema foram comprados pela Universal e o roteiro está sendo escrito por Gennifer Hutchison (Breaking Bad), e a produção ficará sob responsabilidade de Benderspink (Efeito Borboleta) e Pouya Shahbazian (Divergente). Elizabeth Banks, que recentemente dirigiu “Pitch Perfect 2″, está sendo cotada para dirigir. (Fonte: Livros & Citações)





5 comentários:

  1. yes yes yes yes VAI TER FILME, eu tava querendo saber disso um tempao, tb me ajudou saber que fevereiro do ano que vem sai o outro.. mds eu estou lendo esse livro no momento e pqp um dos melhores livros que eu ja li esse ano! concordo c tudo na sua resenha, mas daria 5 estrelas obviamente usahusah
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu já tava de olho nesse livro antes mesmo de ser lançado no Brasil, já perdi a conta de quantas promoções estou participando desse livro, e depois dessa resenha eu fiquei com mais vontade de ler esse livro e triste porque ser pobre é difícil e eu queria poder compra-lo. Tenho que admitir que a história me lembra um pouco a Seleção e um pouco Jogo vorazes, mas bem pouco mesmo. Mas o que atraiu mesmo nesse livro vou o uso de magia, sou loca por livros assim então esse livro não podia ficar de fora da minha lista ^^ Adorei as capas dos próximos lançamentos e parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  3. Acho linda demais a capa desse livro.
    Não sabia que vai ter filme, fiquei mais ansiosa ainda para ler logo o livro, adorei sua resenha e pretendo ler em breve, to tentando achar uma promoção para comprar esse livro haha.

    ResponderExcluir
  4. Eu não curto o gênero fantasia, mas gosto de coisas que fujam do comum e adoro o toque sobrenatural. As resenhas sobre a história estão bem legais, positivas, e já me decidi que ele será minha próxima leitura. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  5. Andresa!
    Gosto demais do estilo e tem sido um dos livros mais desejados por mim, espero poder conseguir para ler.
    E que bom que já está próxima a gravação em filme, deverá ser fabulosa.
    http://leiturasefofuras.blogspot.com.br/2015/08/lancamentos-de-agosto-novo-conceito.html

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails