Resenha: Jurassic Park de Michael Crichton

Título: Jurassic Park
Autor: Michael Crichton
Gênero: Ficção Científica, Techno Thriller
Editora: Aleph
Páginas: 528
Ano: 2015
Compare preços
Classificação: 4 de 5

Sinopse: Uma impressionante técnica de recuperação e clonagem de DNA de seres pré-históricos foi descoberta. Finalmente, uma das maiores fantasias da mente humana, algo que parecia impossível, tornou-se realidade. Agora, criaturas extintas há eras podem ser vistas de perto, para o fascínio e o encantamento do público. Até que algo sai do controle. Em Jurassic Park, escrito em 1990 por Michael Crichton, questões de bioética e a teoria do caos funcionam como pano de fundo para uma trama de aventura e luta pela sobrevivência. O livro inspirou o filme homônimo de 1993, dirigido por Steven Spielberg, uma das maiores bilheterias do cinema de todos os tempos.

Oi pessoal. Tudo bem? Esse é o meu segundo livro do Michael Crichton e eu gostei bastante da leitura. O Crichton (1942-2008) foi um escritor, produtor e diretor norte-americano. Seus trabalhos mais conhecidos aconteceram dentro dos gêneros da ficção cientifica, ficção médica e Techno thriller, incluindo, sua obra mais conhecida, Jurassic Park, além da série de tv ER.

Acredito que todo mundo conheça o filme do Steve Spielberg. Eu gostava bastante quando era criança. Porém, o livro tem um tom bastante diferente do filme e diferenças na condução da trama.

O tom do livro é mais pesado. Não vemos aquela suavizada do Spielberg na trama. Os dinossauros são mais violentos, os personagens humanos mais gananciosos e mesquinhos. Um ponto que eu gosto bastante na ficção cientifica e no Techno thriller são as explicações cientificas que dão plausibilidade ao plot da história. O Michael Crichton sabe fazer isso como poucos. Adorei a forma como ele vai explicado o passo a passo genético da clonagem dos dinossauros. Acredito que quem não curte esse tipo de explicação pode achar essas partes chatas, mas o livro tem cenas de ação que compensam nesse sentido.

Quem já viu além de Jurassic Park, O Mundo Perdido e Jurassic Park III, vai reconhecer algumas cenas que estão presentes nos dois outros filmes da franquia que foram retiradas desse livro.

Como disse lá em cima, esse é o meu segundo livro do Crichton. O primeiro foi o Enigma de Andrômeda. História interessante, entretanto, só recomendo para quem curte mais explicações cientificas do que ação. Pretendo ler dele ainda Congo, Linha do Tempo, Esfera, O Mundo Perdido e Devoradores dos Mortos. Todos, inclusive, foram transformados em filmes.

Enfim, recomendo muito o livro, a narrativa do Michael Crichton é rápida, apesar das variadas explicações. Essa era uma das obras que o meu lado nerd  queria há bastante tempo devorar (HAHA).

Essa nova edição da editora Aleph está muito bonita e bem caprichada, um trabalho feito para fãs. Aproveitem que os dinos voltaram com tudo nesse ano com Jurassic World (já resenhado pela Andresa) e leiam o livro que deu origem a tudo isso.

P.S.: Livro recebido de parceria com a editora Aleph.
P.S.2.: Não entrei em detalhes por causa dos filmes. Acho que qualquer surpresa com a trama será muito agradável.
P.S.4: E ainda continuo com apenas boas leituras de sci-fi nesse ano.

No mais, até a próxima resenha.



10 comentários:

  1. Acho linda demais a capa desse livro, to super ansiosa para ler.
    Adorei demais a resenha, quero ler o livro e logo após assistir o filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigado. Essa edição está muito bonita mesmo.Espero que goste da leitura.

      abraço

      Excluir
  2. adorei sua resenha, essa edição esta msm mt bonita, a historia nao me atrai mt e eu nem tenho vontade de ler.. ainda nao vi o filme e nem sei se pretendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Concordo, essa edição está demais. Ei, que desânimo é esse com Jurassic Park HAHA.

      Abraço

      Excluir
  3. Amo as adaptações, mas nunca quis ler os livros. Sei lá, mas devido a grandiosidade da história, a fantasia, a ação e a própria descrição sempre tive a opinião de que é uma história visual, algo pra ser visto e não lido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu tenho um pensamento totalmente contrario ao teu. Quando assisto algo fico imaginando como aquela cena seria narrada. Sim, é uma história visual, porém nasceu na forma de livro e foi adaptada para o cinema. Acredito que a leitura completaria as lacunas de quem apenas viu o filme.

      Abraço

      Excluir
  4. Rafael!
    Adoro ficção científica e não li o livro, porém já assisti todos os filmes.
    Gostaria de ter uma visão mais realista dos filmes, porque pelo jeito, os bichinhos são bem mais vorazes que nos filmes.
    “Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos.”(William Shakespeare)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, são muito mais vorazes. Acho um livro indispensável pra quem gosta de ficção cientifica, pelo menos da era moderna do gênero.

      Abraço

      Excluir
  5. Gente eu sempre gostei muito do filmes e tenho que admitir que fiquei muito interessada em ler esse livro. Livros com explicações biológicas geralmente me atraem, e acho que esse livro tem muito a oferecer para aqueles que gostam muito do filme como eu, então se eu tivesse a oportunidade eu leria esse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, acredito que é um super acréscimo aos fãs do filme.

      Abraço

      Excluir

Related Posts with Thumbnails