Resenha: Eu Te Darei o Sol de Jandy Nelson

Título: Eu Te Darei o Sol
Autora: Jandy Nelson
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581636467
Gênero: Young Adult
Ano: 2015
Páginas: 384
Compare preços
Classificação: 1.5 de 5

Sinopse: Noah e Jude competem pela afeição dos pais, pela atenção do garoto que acabou de se mudar para o bairro e por uma vaga na melhor escola de arte da Califórnia. Mal-entendidos, ciúmes e uma perda trágica os separaram definitivamente. Trilhando caminhos distintos e vivendo no mesmo espaço, ambos lutam contra dilemas que não têm coragem de revelar a ninguém. Contado em perspectivas e tempos diferentes, EU TE DAREI O SOL é o livro mais desconcertante de Jandy Nelson. As pessoas mais próximas de nós são as que mais têm o poder de nos machucar.

Em Eu te darei o sol conhecemos os gêmeos Noah e Jude. A narrativa é dividida entre os dois, onde ele nos conta o passado e ela o presente. No passado, Noah é um menino de 13 anos, tímido, com problemas com o pai, sem amigos, que sofre bullying e tem uma relação confusa sobre sua sexualidade. E Jude é uma menina bonita, popular, que chama a atenção e tem problemas com a mãe. Um evento entre esse passado e presente é o que os distancia e os deixa com a personalidade alterada. E passamos a conhecer a relação de “amor e ódio” entre os irmãos. É como uma relação do tipo, “te amo, mas vou te sabotar” entre irmãos.

"- Você é artista?
- Sou uma confusão, é isso que eu sou (...) uma confusão insuportável."

Tive vários problemas com o livro. Um deles foi o tipo de narrativa, cheia de floreio, filosófico, com figuras de linguagem e muito lírico. O segundo foram os capítulos muito longos, alguns em torno de 80 páginas, o que diminuiu muito o ritmo de leitura, que ficou arrastada e cansativa, me fazendo querer desistir ou pular páginas. O terceiro foram os próprios protagonistas que não me chamaram a atenção, não me cativaram, portanto, não consegui sentir nada por nenhum dos dois.

"Amor, penso e penso e penso, mas não digo. Não digo. Não diga. Não lhe diga que você o ama. Mas digo. Eu o amo mais do que tudo, Fecho meus olhos e mergulho nas cores, abro-os e mergulho na luz porque bilhões e bilhões de baldes de luz são derramados sobre nossas cabeças."

O livro simplesmente não funcionou pra mim e eu já deveria imaginar porque o outro livro da autora, O céu está em todo lugar, não foi uma leitura prazerosa como foi pra maioria, tanto que a abandonei anos atrás. Se eu tivesse lido o primeiro capítulo antes de solicitar pra resenha eu nem solicitaria porque de cara eu já veria que não é o tipo de livro que eu curtiria.

A diagramação está simples e boa, bom espaçamento, bom tamanho de letra e uma capa bonitinha, com seu fundo amarelo e o desenho de um sol em preto. Dentro do círculo não fechado do sol está o título também em preto. Nome da autora em branco e em maiúscula. Rente ao círculo do sol está a frase "o amor é apenas a metade da história".

''Tem um lugar onde me escondo dentro de mim, um lugar onde ninguém consegue chegar, por mais que tente. Não sabia que ela tinha um lugar assim também.''

É estranho ver a grande maioria amando o livro, dando 5 estrelas e favoritando enquanto o livro não consegue captar minha atenção. Também é estranho saber que o livro tem uma boa história, que fará muitos refletirem sobre a vida, amor, dentre outras coisas, mas que não funcionou pra mim. Dentre os temas abordados encontramos o homossexualismo, amizade, família, lealdade, bullying, erros que cometemos, nossas diferenças e muito mais.

"As vezes quando você surfa, você pega uma onda e percebe que está "sem chão", de repente, sem aviso, você se vê caindo diante da parede de água. Sinto-me assim."

A história prometia ser boa, tinha um bom enredo, mas ficou cansativo e com um ritmo muito lento. É uma pena, porque tenho visto vários comentários positivos sobre ele pelos leitores, mas pra mim não funcionou. Espero que funcione para vocês.

Mesmo não gostando, eu indico o livro, até mesmo porque como disse acima, a grande maioria tem amado a experiência com ele, portanto, acredito que muitos vão ter a reação oposta que tive.




7 comentários:

  1. Fiquei emocionada quando a NC anunciou o lançamento do livro.
    E quando li achei ele lindo. Um livro bem adulto de fato, cheio de questionamentos, mudanças na vida.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. mts pessoas estao falando desse livro e mtt bem, diga-se de passagem, ate estranhei a sua ser um pouco negativa.. eu deixo comentarios de todos de lado e vou pegar o livro para ler!
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Bom, se a escrita dele é cansativa, provavelmente não funcionaria para mim também, já que detesto essas coisas arrastadas. Só que é como você disse, o que não funciona para você pode me agradar e vice versa. Talvez eu dê uma chance, mas não por enquanto.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Bom eu também já havia visto vários comentarios positivos sobre este livro, que pena que a leitura é cansativa, não curto muito livros em que a história se arrasta, geralmente eu abandono.
    Talvez futuramente eu resolva ler, mas no momento não pretendo.

    ResponderExcluir
  5. "Noah e Jude competem pela afeição dos pais, pela atenção do garoto que acabou de se mudar para o bairro...", já detestei a história só por esse trechinho da sinopse e lendo a resenha tenho ctza que não funcionaria comigo tbm. A narrativa tbm foi outro problema pq prefiro coisas dinâmicas, sem floreios.

    ResponderExcluir
  6. Vish mana, serio que o livro foi assim ? mas olha, eu já tinha visto o meu colega falar super bem desse livro e estava ate animada com uma possível leitura, mas depois de sua resenha tenho uma leve ... não, quase uma certeza que não vou gostar desse livro, por isso passo essa leitura.

    ResponderExcluir
  7. Andresa!
    Alguns livros são assim, não funcionam para nós.
    Vejo também bons comentários sobre ele, mas entendo que a forma como foi escrita, por não estarmos tão acostumados, por vezes pode tornar a leitura cansativa.
    De minha parte gostaria de ler, porque tenho gêmeas e gostaria de entender como foi essa dinâmica de "Te amo, mas vou te sabotar", porque aqui, elas são tão unidas que quando uma adoece a outra logo atrás também fica doente.
    Uma semaninha mais que abençoada!
    “As pessoas entram em nossa vida por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem.”
    (Lilian Tonet)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails