Resenha: Star Wars: Provação de Troy Denning

Título: Star Wars: Provação 
Autor: Troy Denning
Gênero: Ficção Científica 
Editora: Aleph
Páginas: 408
Ano: 2014
Compare preços
Nota: 3,5 Estrelas de 5. 
Sinopse: UMA ÚLTIMA AVENTURA PARA HAN, LUKE E LEIA. STAR WARS: Provação se passa 40 anos após os acontecimentos do filme STAR WARS – Episódio VI. A trama se inicia quando Lando Calrissian pede ajuda para enfrentar um grupo de piratas em uma de suas minas. Dois grandes vilões movidos por vingança e ambição e talvez ainda mais perigosos que o próprio Império, farão o ex-contrabandista e a esposa, agora cavaleira Jedi, se unirem novamente a Luke nessa aventura que explora dinâmicas da Força de uma forma nunca antes feita. Repleto de ação do começo ao fim, Provação traz de volta os principais personagens da saga STAR WARS em uma trama que combina perfeitamente chantagens, sequestros e batalhas tão épicas quanto as da trilogia original.

Oi, pessoal. Tudo bem? SIM. STAR WARS!!! Um dos principais motivos de eu ser o nerd que sou hoje é a trilogia clássica (episódios IV, V e VI). Lá pelo fim da década de 90, antes do lançamento do episódio I - A ameaça fantasma, ou seja, antes de 1999, meu pai comprou o box remasterizado da trilogia clássica em VHS. Por que compartilho isso com vocês? Primeiro, esse box foi algo marcante na minha infância, eu assistia aos filmes quase todos os dias, na parte da tarde e sem nenhuma ordem, apenas assistia e reassistia, dia após dia. Lembro com nostalgia dessa época. Tenho duas memorias desse tempo: 

  • A primeira foi como fiquei impressionado com as tropas esperando o Darth Vader em uma cena de O retorno de Jedi. Impressionou-me a grandiosidade do Império e o medo que as tropas tinham do Imperador;
  • A segunda foi com o treinamento do Luke com Yoda em Dagobah, no Império Contra-ataca. Meu pai tinha um projetor e uma tela de projeção na sala nessa época (devia ter umas 1000 polegadas, era praticamente toda a parede, haha). Quase um mini cinema. Lembro-me de ficar embasbacado ao ver o Yoda trazendo a X-Wing do fundo do pântano utilizando a força. Então, aquilo era a Força!

Essa é a minha relação com Star Wars. Portanto, ao receber esse novo titulo da Aleph furei toda a lista que eu tinha. Star Wars: Provação foi escrito pelo Troy Denning, ex-designer de jogos e autor de vários livros dentro do Universo Expandido (UE). 

Em Provação temos Luke, Leia e Han, quarenta anos após a batalha de Endor, tentando ajudar Lando em um problema com piratas em suas minas, além de dois vilões tentando dominar a galáxia, o temor do lado sombrio e um pouco de intriga politica.

O UE de Star Wars é gigantesco e engloba livros, HQs, quadrinhos, entre outros. Pode se perceber todo o peso dele em Provação. Acredito que aqueles pouco familiarizados com o UE devem ficar um pouco perdidos quanto a citações a fatos passados, como: A invasão Yuuzhan Vong, a volta dos Sith, problemas que acontecem com os filhos dos protagonistas, etc. Tudo isso é citado durante a história, mas não chega a atrapalhar a leitura. 

O melhor do livro é a química entre o trio de protagonistas. São os personagens que amamos dos filmes, porém envelhecidos, talhados pelas batalhas. A trama é pautada por ação do inicio ao fim. Confesso que abri um sorriso ao ler sobre o Luke como mestre e a Leia como cavaleira jedi.

Mais sobre o UE: A Aleph já lançou por aqui Kenobi, Herdeiro do Império e acredito que Ascensão da Força Sombria já esteja a venda. Os dois últimos fazem parte da Trilogia de Thrawn. Li essa trilogia numa edição antiga e vale muito a pena. Recomendo-a bastante, pois se passa apenas cinco anos após O retorno de Jedi e não tem todo o peso de acontecimentos do UE. 

Quanto a Kenobi, eu adorei o livro. Um Western dentro do universo de Star Wars. Funcionou super bem. Uma história com personagens cativantes sobre o exilio nada tranquilo de Obi-Wan em Tattoine. 

Sei que a resenha era sobre Star Wars provação, entretanto não resisti em ficar sem falar dos outros livros. 

Sobre a capa: Gostei bastante. Temos o Luke no centro e a leia a sua esquerda, os dois seguram seus sabres ligados, na direita, está o Han com sua pistola laser empunhada.

P.S.1: Estou ansioso por Star Wars: The Force Awakens. Chega logo 17 de dezembro. 
P.S.2: Leiam, vocês irão gostar. Certeza.
P.S.3: A editora Aleph pretende lançar mais coisas de Star Wars por aqui. Podem me enviar, eu aceito (HAHA).
P.S.4: Livro recebido de parceria com a Editora Aleph.
P.S.5: Escrevi essa resenha escutando a trilha sonora dos filmes. 

No mais, até a próxima resenha e que a força esteja com vocês.



14 comentários:

  1. Oi,Rafael
    Você recebeu os marcadores de sabre de luz ? Acho tão fofo.
    A editora Aleph sempre arrasa nas edições, mas admito que fora a capa a serie de livros dos Star Wars nunca me chamaram atenção, primeiro por que nunca gostei dos filmes e segundo porque nunca gostei desse genero (vai ententer e olha que eu me considerava nerd...)
    Quem sabe um dia, mas por hoje irei passar.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Gente eu ainda não li nenhum livro da série rsrsrsrs, mas tenho muita curiosidade em ler, gostei muito da resenha e pretendo dar uma chance aos livros, creio que irei gostar.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigado. Venha para o lado da força de quem gosta de Star Wars, HAHA.

      Abraço

      Excluir
  3. Ola Rafael, tudo bem? Este é uma série/ filme que sempre tive interesse, achei bacana tua postagem e tua animação pela assunto, e me deixou ainda mais curiosa para ver e ler sobre o livro/filmes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, sou fã assumido. Espero que você vire também.

      Abraço

      Excluir
  4. Gostei da resenha!
    Bom apesar de Star Wars ter muitos comentários positivos, eu não me interesso muito, tanto pelos livros quanto pelos filmes, não me chama a atenção a história e nem me deixa curiosa, então não pretendo ler a série e nem assistir os filmes, mas a resenha esta ótima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigado. Esse tipo de pensamento leva para o lado sombrio haha (brincadeira).

      Abraço

      Excluir
  5. Eu acho bastante interessante porém ainda não li nada. rsrrsrsr
    uma coisa que eu sempre fico meio confusa é por onde começar a leitura...
    eu mesmo não conhecendo tão profundamente a história pretendo ver o filme também...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu diria pra você começar pelo Herdeiro do império ou Kenobi.

      Abraço

      Excluir
  6. Nunca li nem assisti nada de Star Wars kkkk
    quando eu era pequena, sempre passava os filmes no sbt, mas a chata da minha mamie kkk não deixava eu ver!
    Agora que assisto o que quiser (uhuuuul), ainda não vi porque quero ler primeiro!!
    TENHO que ler ainda esse ano, sem falta!
    bjoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, sério? Assiste primeiro, depois vai ler, até por que a saga nasceu no cinema e depois virou livro.

      Abraço

      Excluir
  7. Rafael!
    Para os fãs da série como eu que acompanhei bem nos anos 80, achei bem interessante a proposta da editora em lançar os livros baseados nos filmes.
    Pelo visto o livro ficou bem parecido com o filme, como se fosse um roteiro.
    Gostaria de ler para constatar como foi a escrita e as personagens.
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  8. Caracaaaa
    Eu ia morrer sem saber que existe livro de Star Wars!!! Preciso comprar esse livro para meu amigo super hiper mega geek e viciado em Satr Wars. E escrever a resenha com a marcha do Darth Vader é tenso, heim?!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails