Resenha: O Sol é para Todos de Harper Lee

Título: O Sol é para Todos
Autor: Harper Lee 
Gênero: Romance
Editora: José Olympio
Páginas: 364
Ano: 2015
Compare preços
Nota: 5 de 5 / Favorito
  
Sinopse: Um livro emblemático sobre racismo e injustiça: a história de um advogado que defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos dos anos 1930 e enfrenta represálias da comunidade racista. O livro é narrado pela sensível Scout, filha do advogado. Uma história atemporal sobre tolerância, perda da inocência e conceito de justiça. O sol é para todos, com seu texto “forte, melodramático, sutil, cômico” (The New Yorker) se tornou um clássico para todas as idades e gerações. Com nova tradução e projeto gráfico, este clássico moderno volta à cena, justamente quando a autora lança uma continuação dele, causando euforia no mercado. Desde o anúncio de sua sequência, O sol é para todos é um dos livros mais buscados e acessados no site do Grupo Editorial Record. Já vendeu mais de 30 milhões de cópias nos Estados Unidos e, no último ano, ganhou a recomendação do presidente Barack Obama, que proferiu o seguinte elogio: "Este é o melhor livro contra todas as formas de racismo."
-Vencedor do Prêmio Pulitzer.
-Escolhido pelo Library Journal o melhor romance do século XX.
-Eleito pelos leitores de Modern Library um dos 100 melhores romances em língua inglesa.
-Filme homônimo venceu o Oscar de melhor roteiro adaptado.

Olá pessoal, tudo tranquilo? Faz um bom tempo que eu tinha vontade de ler este livro, mas por algum motivo eu acabava procrastinando a sua aquisição. Depois de recebê-lo de parceria e, finalmente, tê-lo lido, eu me pergunto: Por que não o havia lido antes?

Bem, a Harper Lee é uma escritora norte-americana, ganhadora do Prêmio Pulitzer por esta obra. Esse ano sai a continuação de O Sol é para todos, também pela Editora José Olympio.

A trama se passa durante os anos de 1933 a 1935, durante a grande depressão econômica, na cidade fictícia de Maycomb, Alabama. A narradora da história é uma criança de seis anos, Jean Louise Finch (Scout), que vive com seu irmão mais velho, Jem, e com o pai Atticus, viúvo e advogado. Os dois, Scout e Jem, são amigos de um rapaz chamado Dill, que passa as férias de verão em Maycomb. No desenrolar do livro, percebemos que os três são fascinados e, ao mesmo tempo, aterrorizados pelo vizinho recluso Arthur “Boo” Radley, que nunca sai de casa. O grande ponto de mudança da história é a indicação de Atticus pelo juiz da cidade para defender Tom Robinson, um negro que é acusado de ter estuprado uma mulher branca, causando revolta nos cidadãos de Maycomb.

Apesar de não ser um livro autobiográfico, O Sol é para Todos, contém vários elementos influenciados pela vida de Harper Lee. O pai era advogado, e em 1919 defendeu um homem negro acusado de assassinato. O personagem Dill é baseado em seu amigo de infância, Truman Capote. 

Mesmo sendo um livro narrado por uma criança existe uma profundidade dramática incrível nessa obra. Ao expor percepções  sobre a sociedade da época, nós leitores, percebemos e refletimos sobre: racismo, justiça social, perda da inocência, questões de classe, de coragem, compaixão e papéis de gênero no extremo sul americano. 

Eu adorei a Scout, o jeito como ela enfrenta as situações e como vê o mundo é encorajador e apaixonante. Recomendo fortemente a leitura desse clássico moderno. 

P.S.: Livro recebido de parceria com o Grupo Editorial Record.
P.S.1:  Estou ansioso pela continuação: Go set a watchman.

No mais, até a próxima resenha.


13 comentários:

  1. Sou looooouca para ler esse livro!!!
    Já faz tempo que me indicaram ele, e a premissa + resenhas são ótimas!!
    Parece ser uma história incrível, apesar de triste.
    Racismo e preconceitos diversos é sempre terrível até pra ler, mas gosto muito de ler sobre kkkk
    bjooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu adorei. Corre pra ler que você vai gostar.

      Abraço

      Excluir
  2. Que capa lindaaaaa, quero muito esse livro, amei sua resenha e fiquei mais ansiosa ainda para ler, o livro parece ser ótimo, quero muito ler, já está a algum tempo em minha lista de leitura e pretendo ler em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigado. A capa está mesmo ótima. Espero que você goste da leitura.

      Abraço

      Excluir
  3. Oiiee, tudo bom?
    Eu quero muito ler esse livro, ele pelo visto é muito bom mesmo, amei a resenha e é claro que minha vontade de ler o livro aumentou, gosto quando o livro tem essa profundidade dramatica, aahhh essa nova capa esta linda.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo sim e com você? Ele é ótimo. Vale muito a pena.

      Abraço

      Excluir
  4. Eu tava vendo o Estudio I esta semana, e parece que go set a watch não é uma continuação exatamente...porque ele foi escrito antes de "O sol é para todos".
    Tenho vontade de ler este livro, pois tornou-se um clássico, mas eu não curto muito drama. Tenho que estar muitoooo inspirada para esta leitura. Mas com certeza em algum momento na minha vida eu irei ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, li a respeito. Parece que Go set a watch é o precursor de O Sol é para todos depois de várias revisões. Concordo, não é exatamente uma continuação, mas a história se passa 20 anos depois dos acontecimentos de O Sol. Só lendo pra saber haha.

      Abraço

      Excluir
  5. Uma coisa é certa tinha muita gente querendo esse livro, ele estava esgotado e carissímo em sua versão anterior... agora muita gente vai poder ler. Eu não sabia muito bem do que se tratava essa história, mas tinha uma certa curiosidade por ver tanta gente querendo o mesmo.
    Pretendo ler, mas ainda não sei quando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, é um ótimo livro, se puder leia o mais rápido possível.

      Abraço

      Excluir
  6. Olá Rafael, tudo bem? Há classicos que sempre estão em nossas listas de desejados, e estes é um livro que sempre tive interesse, mas devido ao seu preço, sempre acabei desistindo da compra.Creio que deva ser um livo interessante, ainda mais visto pelos olhos de uma criança , com um tema tão forte, e pela época também.Fiquei com mais expectativa para ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo sim e você? Vale muito a pena. Na saraiva estava R$ 27,00 pelo menos na ultima vez que eu vi.

      Abraço

      Excluir
  7. Rafael!
    Não li ainda esse livro, mas tem sido bem visto em toda rede social.
    Assisti o filme, mas ele não é narrado pelo garotinho de 6 anos, porém é bem comovente e desbravador.
    Quero muito poder ler.
    “Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho.”(Mahatma Gandhi)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails