Resenha Dupla: Ugly Love de Colleen Hoover

Título: Ugly Love 
Autora: Colleen Hoover
Editora: Atria Books
Gênero: New Adult
Ano: 2014
Sinopse: Quando Tate Collins conhece o piloto de avião Miles Archer, ela não acha que é amor à primeira vista. Eles nem sequer se consideram amigos. A única coisa que Tate e Miles têm em comum é uma atração mútua inegável. Uma vez que os seus desejos estão esclarecidos, eles percebem que têm um arranjo perfeito. Ele não quer amor, ela não tem tempo para o amor, por isso só deixa espaço para o sexo. Seu arranjo pode ser surpreendentemente e sem trabalho, enquanto Tate seguir as duas únicas regras que Miles tem para ela. 1-Nunca pergunte sobre o passado. 2-Não espere um futuro. Eles acham que podem lidar com isso, mas percebem quase imediatamente que não podem lidar com isso em tudo. Corações se infiltraram. Promessas se quebram. Regras ficam abaladas. O amor fica feio.
Andresa Dias

Essa foi uma resenha bem difícil de escrever. Tanto que li o livro em 2014 e só agora estou terminando de escrevê-la para postar pra vocês. Sou fã da Colleen Hoover. Ele só perde como autora favorita no momento para minha amada Suzanne Collins (autora de Jogos Vorazes). Tirando o livro “Pausa”, continuação de “Métrica”, eu amei todos os livros que ela escreveu até o momento (já li todos publicados em inglês com exceção de “Essa Garota”, que não pretendo ler). Então foi bem difícil não gostar de um livro dela e isso aconteceu com Ugly Love, que vai chegar no Brasil em agosto pela Galera Record com o título "O Lado Feio do Amor".

Dessa vez não vou me ater a história do livro, vou apenas falar minha opinião porque não tenho muita coisa positiva pra falar. Para entender melhor como é a história, leiam a sinopse traduzida acima. 

Os leitores de Colleen Hoover talvez entranhem Ugly Love, pelo menos eu sei que isso aconteceu comigo. A autora que escreve histórias românticas e dramáticas optou por uma mudança com esse livro. O livro trata muito de sexo. Sexo mais selvagem por assim dizer, não um sexo romântico entre um casal. Algo mais carnal. E isso me incomodou.

"O amor nem sempre é bonito. Às vezes você gasta todo seu tempo esperando que, eventualmente, vai ser algo diferente. Algo melhor. Então, antes que você perceba, você está de volta à estaca zero, e perdeu o seu coração em algum lugar ao longo do caminho."

Outra coisa que me incomodou bastante foi o modo como Miles trata Tate e como ela o deixa tratá-la assim. Miles deixa claro desde o início que não há a menor chance de que haja algo além de sexo entre eles, mas independente disso, a maioria das histórias em que vi isso, havia alguma forma de afeto por trás, mesmo quando é prometido que não haverá. Mas Miles às vezes parece trata-la como lixo. 

“Não pergunte sobre meu passado,” ele diz firme. “E nunca espere por um futuro.”

Também não gostei dos protagonistas. Miles, por ser desse jeito, cheio de mistério, por suas atitudes e personalidade. Tate por se deixar levar dessa forma, sem se impor, até porque estava começando a sentir algo por ele e mesmo assim o deixava trata-la de qualquer forma. Gosto de mulheres que se impõe diante de uma situação dessas.

“Mas no segundo que ela abriu os olhos e olhou pra mim, eu sabia. Ela iria ser a minha morte… ou iria ser aquela que me traria de volta à vida.”

A narrativa é dividida entre os dois protagonistas e nos capítulos de Tate, sabemos o que acontece no presente enquanto que nos capítulos de Miles, passamos a conhecer sua história seis anos atrás. Foi algo bem diferente e sinceramente eu quase odiava os capítulos de Miles, que nessa época tinha uns 17 anos e a maturidade de um garoto de 13. O Miles atual é traumatizado por algo do seu passado e é exatamente por isso que sua história se passa anos atrás. Aos poucos vamos entendendo o motive dele ser como é (o que pra mim ainda não justifica tanta babaquice). 

Se indico para alguém? Com certeza, indico para todos. É Colleen Hoover no fim das contas e até quando ela erra, ela acerta rs. Podem ver por aí que o livro é muito bem avaliado pelos leitores. Nós que não gostamos somos a minoria, então é por isso que recomendo. Porque o que para uns não agrada, pode agradar a outros!

Um dos pontos positivos de Ugly Love é a bela música que faz parte da trilha sonora e é cantada por Griffin Peterson, o mesmo que fez a trilha sonora de Maybe Someday, outro livro da Colleen. Vocês podem ouvir abaixo:


E é claro, não poderia deixar de falar na adaptação do livro que está sendo prometida para 2016. Nick Bateman estrelando como Miles (e vou te contar hein, que homem gato #abana). Deixo claro que mesmo não gostando do livro eu com certeza verei o filme rs. Abaixo vocês podem ver o teaser trailer:

PS: O filme ainda não é certo, a autora está fazendo campanha para que o mesmo seja comprado e levado para a tela grande! 


Minha classificação: 


Hey leitores! Aqui estou novamente em uma resenha dupla (vou tentar ser breve) com minha amiga Andresa. É claro, falando de um dos livros da super, ultra, hiper, mega, master, blaster diva, Colleen Hoover! O Ugly Love.

Não é segredo pra ninguém que aaaamo os livros da Hoover. Leio todos! E ela sempre consegue me encantar e tocar profundamente. Mas posso dizer com toda convicção (na minha humilde opinião) que UL não é o melhor livro dela. Mas vocês devem saber que, até quando ela não consegue suprir minhas expectativas completamente, ainda assim, ela consegue ser incrível!

Em UL, Tate Collins é uma garota comum, iniciou um mestrado em enfermagem, ela é cheia de vida, romântica, batalhadora... E quando ela vai morar temporariamente com seu irmão piloto, Corbin, ela se apaixona loucamente pelo vizinho e amigo do irmão dela, o também piloto, Miles Archer. Quando Miles e Tate se conhecem a atração é real e instantânea! Eles não conseguem disfarçar ou se conter. No início rola uma certa animosidade, mas como quase todos os protagonistas de Hoover, a atração sempre parece ser algo destinado, de almas...

"Tudo é Miles.
É assim que uma pessoa desenvolve atração por alguém?! Ele está longe, então de repente está em todo lugar, quer você queira ou não." (Pág. 56)

Tate usa bastante a palavra derreter, literalmente. Ela não tem controle de nada perto dele, ela simplesmente fica derretida, atordoada, enlouquecida, liquefeita, rs... Sim, ele causou todo esse impacto nela, e depois que conhecemos Miles, concordamos completamente com Tate.

"Eu chego à conclusão que sua aparência é completamente contraditória. É como se dois criadores estivessem em guerra quando ele foi concebido. A força da sua estrutura óssea contrasta com a leveza. O apelo convidativo dos seus lábios, eles parecem inofensivos e convidativos, comparados com a dureza dos seus traços e a cicatriz irregular que percorre toda a extensão do lado direito da sua mandíbula. Seu cabelo não se decide se ele quer ser castanho ou loiro, ondulado ou liso. Sua personalidade alterna entre convidativo e insensivelmente indiferente, confundindo minha habilidade de discernir entre quente e frio. Sua postura casual é uma guerra com a fúria que eu vi em seus olhos..." (Pág. 31/32)

Ela descobre que Miles está "emocionalmente indisponível" (apesar dele demostrar algumas vezes que também está se envolvendo). Aí que começa toda a viagem na montanha russa emocional que vira a vida de Tate. O livro é um capítulo narrado por ela (nos dias atuais), e outro narrado por ele (no passado- os capítulos narrados pelo Miles são o toque de ouro da Hoover, ela fez em forma de poesia, ficaram tão emocionais, lindos!). Sim! Vamos aos poucos descobrindo, ao mesmo tempo com o desenrolar do romance dos dois, o que aconteceu com ele no passado.
Quando se dão conta que negar ou ir contra esses desejos não vai dar certo. Miles propõe a Tate um acordo no mínimo peculiar, mas incrivelmente tentador...

"Ele me estuda em silêncio antes de se afastar.
- Pode ser, - ele diz - eu só consigo pensar em duas agora.
- Quais são elas? - seus olhos focam nos meus por alguns segundos.
- Não pergunte sobre o meu passado, - ele diz firmemente - e nunca espere um futuro." (Pág. 83)


As características que eu mais amo nos mocinhos da Hoover são: caráter, cavalheirismo, e o respeito gigantesco que eles demonstram por suas amadas. Em UL isso, bem, não rolou. Não que ele era um mau caráter (Miles sempre foi muito honesto em relação às intenções dele), não é isso. Ele só era um iceberg em 70% do tempo em que estava com ela.

"Eu não tenho ideia sobre o que se passa pela sua cabeça. Ele nunca sorri. Ele nunca dá gargalhada. Ele não flerta. Seu rosto parece como se ele mantivesse uma armadura entre suas expressões e o resto do mundo." (Pág. 57)

 No fim, todos "entendemos" seus motivos para as inúmeras demonstrações de falta de respeito e falta de cavalheirismo com a pobre apaixonada e liquidificada Tate. Mas ainda assim, por várias vezes (meu lado feminista gritando), eu quis "entrar no livro ", dar um chacoalhões em Tate e dizer: 'Muié, sua louca! Onde está seu amor próprio?!', rs... Eu entendo o que é gostar de um cara e ficar derretida por ele, mas Tate?! Nooossa... É como se ela estivesse em constante estado catatônico.

"Eu não sou Tate quando eu estou perto do Miles. Eu sou líquido, e o líquido não sabe como ser firme, ou ficar em pé por si mesmo. O líquido flui. Isso é tudo o que eu quero fazer com o Miles. Fluir." (Pág. 83/84)

Eu achei os motivos de Miles, profundos, mas não consegui me conectar a ponto de concordar com as suas atitudes. O achei emocionalmente imaturo. É como se tudo o que ele viveu antes, tudo o que ele passou com a família, com Rachel... Só o tivesse impactado negativamente (e pior que foi mesmo), é como se ele tivesse literalmente parado no tempo, não é pra menos, eu sei, mas ainda assim...
A pergunta que perseguiu Miles durante todo o livro foi: "O que eu faço?". Na verdade, acho que o que mais me incomodou foi o tempo que levou pra tudo se desenrolar (eu sei, é uma história e tudo tem seu tempo), mas eu queria mais, eu sempre espero mais, afinal, estamos falando dos personagens da Hoover, rs...

Falando em personagens, os coadjuvantes de UL são muito bons. Eu adoraria (e com certeza leria) livros das vidas de Corbin (irmão de Tate) e Ian (amigo de infância de Miles). Outro personagem que teve a minha atenção e minha simpatia, foi Cap. Que cara gente boa demais, é claro que ele é contraditoriamente fofo, em seus oitenta anos , filtro pra quê?! Rs...

Apesar de os protagonistas não terem me cativado tanto, eu super recomendo Ugly Love. A escrita da Hoover é única, a maneira como ela derrama sentimentos, como conduz uma história, é genuinamente brilhante.


Melhor quote...
"O amor nem sempre é bonito, Tate. Algumas vezes você gasta todo o seu tempo esperando que finalmente algo seja diferente. Algo melhor. Então, antes que você saiba você está de volta ao primeiro quadrado, e você perdeu seu coração em algum lugar do caminho..."

Minha classificação:  


7 comentários:

  1. Meninas, sinceramente os livros da Collen nunca me chamaram atenção kk
    mas de tanto falarem bem, comecei hoje (olha que coincidência) a ler o Um caso perdido, to chegando na pg 100 e to amando. E achando beeeem diferente, bem leve até agora, nada daquela correria pro casal se apaixonar/se separar/se reconciliar kkkkkkkk
    Acho a capa de métrica linda, e se der, lerei pelo menos o primeiro também.
    O Ugly love a capa também é bonita, mas as sinopses dos livros sei lá, não me ganham, só as resenhas costumam ser muito boas, me deixam curiosa.
    bjoss

    ResponderExcluir
  2. Bom eu me interessei por este livro desde que vi que ele ia ser lançado, já me chamou muito a atenção inicialmente pelo nome, gostei da sua resenha, apesar de pelo jeito você não ter curtido muito o livro, eu ainda não li nenhum livro da Colleen Hoover, ainda não me decidi se leio ou não este livro, pois gosto mais de livros do romance meio clichê, e esse tipo de livro não me chama muito a atenção, ainda estou tentando decidir se leio ou não O Lado Feio do Amor.

    ResponderExcluir
  3. Pô! Eu adorei o fato de que a autora resolveu fazer um livro mais hot e menos cheio de nhe nhe nhe. Agora sim eu vou ler!!!!
    Hahahahahaha

    Achei os outros livros meio dramáticos demais, e sinceramente? De drama já basta a minha vida!
    Vou comprar com certeza!!!

    ResponderExcluir
  4. Ainda ñao li nada da autora, mas pretendo começar por métrica...
    Esse parece ser interessante mas provavelmente assim como vocês
    iria ficar um pouco chateada com a Tate, por ela ser meio mole kkk
    Achei bem interessante o trailer.. srsrsrr

    ResponderExcluir
  5. Oieee, tudo bom?
    Eu ainda não li nenhum livro da autora, mas tenho vontade de ler, pena saber que esse livro não é tão bom quanto os outros dela, confesso que não gostei do enredo do livro, pelo visto ele não irá me agradar, mas Métrica irei ler assim que for possivel.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  6. Olá meniinas, tudo bem? Ainda não conhecia este livro, e pior do que isso ainda não tive a oportunidade de ler nada da autora. Mas tenho muita curiosidade em ler, pois sempre leio muitas resenhas positivas sobre os livros da autora. Em relação ao livro, confesso que nem de longe sua sinopse me chamou a atenção,, livro com esta temática mais hot, não me agradam nem um pouco, ainda mais com estes personagens. Mas curti saber um pouco mais sobre o livro e saber o que vocês acharam dele.

    ResponderExcluir
  7. Andresa e Lili!
    Achei bem bacana essa forma de resenha dupla porque assim temos opiniões diferentes em uma mesma resenha.
    Fato é que ambas recomendaram a leitura, por motivos diferentes, mas recomendaram.
    E devo concordar com vocês: Colleen Hoover e Colleen Hoover e mesmo errando, dá certo, os livros dela são fabulosos.
    Não li esse ainda, mas lerei.
    “Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho.”(Mahatma Gandhi)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails