Resenha: Eve & Adam de Michael Grant e Katherine Applegate

Título: Eve & Adam
Série: Eve & Adam #1
Autores: Michael Grant e Katherine Applegate
Editora: Novo Conceito
Gênero: Ficção Científica, Romance
Ano: 2014
Páginas: 272
Compare preços

Sinopse: Filha única da poderosa e fria geneticista Terra Spiker, Eve fica entre a vida e a morte depois de sofrer um acidente de carro. O processo de cura no misterioso laboratório Spiker transcorre com uma rapidez impressionante, o que desperta a curiosidade da menina. Antes que Eve estreite os laços com Solo, um rapaz que compartilha segredos com a corporação, a Dra. Spiker lhe propõe um desafio: Eve terá a chance de testar, em primeira mão, um software desenvolvido para manipular gens humanos. Ela poderá criar um namorado sob medida! Mas brincar de Deus tem consequências, e agora Eve vai descobrir até que ponto existe perfeição.

Antes de ser anunciado que seria lançado por aqui eu já estava de olho nesse livro. Gosto do gênero ficção científica e ele me chamou a atenção. Além disso, eu adoro um dos autores, Michael Grant, que escreve a série Gone (que eu amo). 

A história começa com a protagonista Evening sendo socorrida após um acidente de carro que a faz ter a perna arrancada. Até que o jovem Solo surge e a leva para a Spiker Biopharm (empresa farmacêutica da temível mãe de Eve, Terra e onde Solo trabalha) para que possa ser cuidada lá. As cosias começam a ficar esquisitas quando a recuperação de Eve é muito rápida e após sua mãe a colocar sob o comando de um projeto para criar o humano perfeito para fins acadêmicos. Com a ajuda de Solo, Eve vai começando a descobrir que nada é o que parece na Spiker Biopharm e assim somos jogados numa trama de conspirações e segredos. 

"- Não me dê a tarefa de criar um ser humano a menos que queira que eu me sinta Deus.
- É só uma simulação - ele diz, estreitando os olhos de modo suspeito.
- Certo, e eu sou só uma simulação de Deus."

Eve e Solo dividem a narração em primeira pessoa e mais pro final temos também a visão de Adam. Eve deixa o livro mais humorado, enquanto Solo é mais sério. O livro tem poucas páginas e a leitura se torna rápida. A mãe de Eve, Terra, é uma das mais poderosas geneticistas, é fria e apavora muita gente. Sua melhor amiga, Aislin é o oposto de Eve, sempre em encrenca por conta do namorado, mas pra mim era a personagem que dava vida a Eve, sem Asilin, Eve ficaria apagada.

Um dos problemas que encontrei no livro foi a perda do foco, deixando a história superficial, sem se aprofundar realmente em algo. Nem mesmo os personagens são aprofundados. Faltou emoção. Não há uma justificativa para determinadas ações e comportamentos. Havia momentos em que achei que as cenas ou capítulos não seguiam uma linha de raciocínio. Talvez porque são dois autores, pois não sei como foi feita a divisão entre eles, se cada um escrevia um ponto de vista ou não. 

O livro estava até legalzinho no início, mas quando fui chegando mais pro fim, percebi que havia muita coisa desconexa, que os personagens não me chamaram a atenção e o foco do livro se perdia a todo o momento. Faltou muita coisa para a leitura ficar interessante pra mim. A verdade é que me decepcionei com ele. Até na estruturação das frases e diálogos eu senti dificuldade de entender certas coisas. Mas talvez o principal motivo de ter sido uma leitura fraca, tenha sido minha dispersão na história por ela não ter um foco ou objetivo principal, por mudar de uma trama para outra o tempo todo. E também tem o possível “triângulo amoroso” sem sentido. Tem mais coisas, mas não vou mencionar porque podem acabar sendo spoiler. 

Outra decepção foi não ter o aspecto ficção científica que eu esperava. Tem um pouco voltado pra genética e tal, mas fora isso, vi o livro como um romance, talvez. 

Além do que já comentei, as situações que mais me incomodaram foram: 
  • A história paralela da Aislin com o namorado traficante, que achei sem sentido. 
  • A paixão súbita de Solo por Eve. O cara vê a garota toda despedaçada após o acidente e fica pensando em coisas que não deve, faça-me o favor! 
  • A reação de Eve perto de Adam, que ficava tão chocada com sua beleza que não raciocinava direito e seu pensamento possessivo no estilo “ele é meu”.
  • O fato de Adam ser tão perfeito a ponto de fazer todo mundo num local público parar o que estão fazendo para o encarar, de tão perfeitamente lindo ele era. Homens e mulheres ficavam de boca aberta. Ah, por favor né! E para confirmar isso, vejam esse quote de Solo referente à Adam: 
“Mas olha para ele! Sou totalmente hétero, mas seria capaz de me apaixonar”

Eve & Adam é o primeiro livro de uma série que sinceramente não sei de quantos livros será composta, já que o segundo ainda não foi lançado no exterior e pelo que vi não tem título nem previsão. Não pretendo seguir com a série. Mas, como sempre gosto de deixar claro quando minha resenha não é muito positiva, é que essa é apenas minha opinião e que muitas pessoas estão amando o livro, então é questão de gosto e pode ser que você vejo-o com outros olhos! Então, se tiver vontade de conhecer o livro, vá em frente!

Descrição da capa: Fundo em tom azul, escurecendo nas bordas até chegar a cor preta. No centro, uma maçã vermelha com uma parte feita de quebra cabeça na cor metalizada e algo como se fosse um raio atravessando-a. Título em vermelho e nome dos autores em branco. E a seguinte frase no topo: "Quando nenhum namorado é perfeito, construa o seu".



16 comentários:

  1. Oi, Andresa,

    Eu também não fiquei muito feliz com esse livro e com certeza não vou seguir lendo a série.

    bjo.

    ResponderExcluir
  2. Nunca li esse livro mas a capa me chamou bastante a atenção. Além do mais quando bati o olho lembrei de Adão e Eva, não sei porque sabe, haha' parece ser um bom livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oooooooooooh. Eu tinha tantas expectativas com esse livro, mas acho que elas estão decaindo nesse momento. Acho que ainda merece uma chance, apesar de com um pé atrás, agora.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Confesso que quando a Novo Conceito lançou esse livro eu fiquei super curiosa para lê-lo, mas diante de tantos pontos negativos, é como receber um balde de água fria hahah Mas acredito que também ficaria incomodada com a paixão súbita do Solo, a falta de explicação para algumas ações e história superficial.

    ResponderExcluir
  5. Oi Andresa.
    Esse livro ta sendo uma decepção pra muita gente pelo jeito, todo mundo tava com expectativas altas e elas não estão sendo alcançadas. Eu também esperava uma coisa mais voltada pra ficção científica e acho que teria sido melhor se fosse assim.
    Essa coisa do Adam ser perfeito e todo mundo olhar pra ele eu acho furada porque no mundo real, cada um tem um gosto diferente do outro, o que é perfeito pra mim pode não ser perfeito pra você. Não tem um perfeito geral.

    ResponderExcluir
  6. Andresa,
    Gostei de saber que esse estória é diferente do que as Editoras ultimamente vem lançando e também porque já tinha visto e ouvido falar do Livro mais nada muito detalhado.Pelo que li da sua resenha fiquei muito interessado em lê-lo,pois é algo bem diferente do que ando lendo ultimamente,além de vc ter citado que a leitura é bem fácil de realizar,pois a história não se arrasta e os capítulos são curtos.Já esta anotado na lista de próximas leituras.
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Oi Andressa,

    Estava bem curiosa para ler esse livro, porém vi várias pessoas que não gostaram muito da história assim como você e desanimei um pouco.
    Vou ler com expectativas bem baixas, mas quem sabe eu não goste né?

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  8. hahahahaha eu ri com seus pontos ressaltados... que coisa sem sentido!
    Tinha achado a capa legal, a sinopse mais ou menos achando que seria uma coisa estilo X-Men, sei lá, mas fui totalmente desmotivada pela sua resenha e ainda tem o possível triângulo amoroso, coisa que detesto.

    ResponderExcluir
  9. Oi! Eu não gostei desse livro desde quando vi a capa, achei que logo seria uma história estranha ou totalmente sem sentido para mim. Não gosto de ficção cientifica, evito os livros dese gênero e esse foi mais um ponto negativo para esse livro. Gostei dos pontos negativos que você destacou, percebi que a história não é tão boa como eu pensei, não gosto nem um pouquinho de personagens perfeitos que fazem os outros caírem de amores.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  10. Acho interessantes livros de ficção científica. Fiquei bem curiosa pela premissa do livro, mas, pelos pontos negativos que você destacou ~ri muito com esse quote de Solo, se eu tivesse lendo, quando chegasse nessa parte, eu largaria o livro de lado na hora~ sem falar que eu não sou tão fã de romances e tal. A capa é muito bonita e, talvez se eu um dia tiver a oportunidade de ler esse livro, eu até o leria, mas sem grandes expectativas.
    Kissus
    www.penseicliquei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Nossa! Que pena que aconteceu tudo isso, hein?!?! O que acho estranho é que o livro é curtinho, mas os autores acabam tentando fazer tantas histórias paralelas que acaba perdendo o foco e deixa tudo na superficialidade. Outra coisa é essa questão de ser dois autores. Nem sempre essas parcerias dão certo e, pelo que vi, acho que esse foi um caso delas.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  12. Olá, Andresa ;) Primeiramente, gostaria de dizer que a capa é incrível, e me chamou bastante atenção! Eu, assim como você, amo livros do gênero ficção científica <3 É muito triste quando nós realmente se empolgamos para ler um livro, e ele acaba nos decepcionando </3 Ainda não conhecia esse livro, mas irei procurar saber mais sobre ele ;)

    ResponderExcluir
  13. Oi Andresa :]

    Quando soube do lançamento desse livro me apaixonei pela capa e passei a deseja-lo, já estou com ele na prateleira, mas tenho que dizer que as inúmeras resenhas que li acabaram me desanimando. Tanto que até agora não iniciei a leitura.. Não sou fã de ficção científica, e como havia gostado da sinopse desse eu estava com a expectativa alta mas já vi que a história não vai ser nada do que espero. Acho que o maior problema foi essa adesconexão que os autores deixaram. Enfim, acabei perdendo a vontade de ler.
    Bjs :*

    ResponderExcluir
  14. Já tinha visto o livro, mas, ainda não sabia sobre o que falava.
    Gostei da proposta do livro.
    Também gosto de ficção científica e adoro narrativas alternadas entre personagens diferentes.
    Achei super legal a jogada com os nomes dos personagens.
    PORÉM, lendo suas críticas, percebi que, provavelmente, eu também não gostaria do livro.
    Também detestei essa ideia do Adam perfeito. Nada a ver.
    Enfim, adorei a resenha. Esclareceu muitas coisas pra mim.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  15. Também gosto muito de ficção científica. Pela sinopse eu até leria, mas lendo a resenha diminui totalmente a vontade, pois acho que a minha opinião seria a mesma que a sua. Sorte minha que o livro não é perfeito nível Adam, senão eu seria capaz de me apaixonar! kkkkk

    ResponderExcluir
  16. Pelo que li na sua resenha as coisas foram forçadas demais :( pelo que vc descreveu tem mta coisa sem noção msm :T esse livro não me despertou interesse algum...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails