Resenha: Caixa de Pássaros de Josh Malerman

Título: Caixa de Pássaros: Não abra os olhos.
Autor: Josh Malerman
Gênero: Terror
Editora: Intrínseca
Páginas: 272
Ano: 2015
Classificação: 5 corações
Sinopse: Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.

Há algo lá fora. Esperando por você, a espreita, em todos os lugares... Ninguém sabe o que é. Quem é, qual sua forma. Só o que se sabe é que é letal. Há algo lá fora esperando para fazer você enlouquecer. Ferir, machucar a si, a qualquer um que cruze seu caminho. Para fazer você matar. Basta um único instante, um mínimo descuido, nada mais que isso e tudo estará perdido. Basta vê-lo. Para se salvar, não abra os olhos. Para nada. Use uma venda se quiser sair. Tape as janelas, construa barricadas, elimine qualquer réstia de claridade do que já foi o mundo lá fora. Esconda-se. Salve sua vida, e nunca mais veja a luz do dia. Nunca mais viva sem sentir medo. A não ser que a alternativa, afinal,  não lhe pareça tão terrível assim. Esse é o mundo de "Caixa de pássaros". Onde o terror é parte do cotidiano.        

Cinco anos depois do inexplicável surto começar, Malorie e os dois filhos têm de enfrentar o desconhecido a fim de tentar salvar suas vidas. Uma viagem literalmente no escuro, onde erros não são permitidos. Esse é um daqueles livros onde quanto menos se fala sobre a história, melhor. Um livro para ser sentido.

"Na calçada, um casal passa com o jornal cobrindo o rosto até as têmporas". Alguns motoristas dirigem com os retrovisores virados para cima. Distante, Malorie se pergunta se aqueles são sinais de que a sociedade está começando a acreditar que há algo de errado. E se houver, o que é?"... "Um homem no fim do corredor abre uma caixa de curativos. Então põe um deles sobre o olho."

A trama se desenvolve em paralelo no presente e passado. Narrando a vida de Malorie desde quando descobre a gravidez, logo no início dos rumores a respeito de um surto de suicídios em circunstâncias violentas, até encontrar-se com o presente, onde ela e os filhos tentam atravessar um rio às cegas. O ritmo é sufocante, claustrofóbico. Simplesmente não dá vontade de largar. Tanto é que li sem parar até o fim. A escrita é genial, transmite desespero sem apelação. Transmite emoção genuína. O clima de medo cresce, contagia, invade aos poucos.

"Malorie sabe que quatro anos podem facilmente virar oito. Oito se tornarão doze em um instante. E então as crianças serão adultas. Adultos que nunca viram o céu. Nunca olharam por uma janela. O que doze anos vivendo como gado fariam com suas cabeças? Será que há um momento em que as nuvens do céu passam a existir apenas em suas mentes e o único lugar onde os filhos se sentirão à vontade será atrás do tecido negro das vendas?"

Há cenas terrivelmente tensas e o clima de medo generalizado não deixa as páginas em nenhum momento. Outro ponto que gostei bastante foi o lado humano, que foi muito bem retratado. O lado do horror, das crises e como elas transformam as pessoas. Quando tudo vira uma grande luta pela vida. É muito louco pensar em um mundo assim. E não deixa de ser também, aterrorizante.

"Ele poderia ter entrado em qualquer momento. Poderia ter quebrado uma janela. Poderia tê-la atacado quando ela ia pegar água no poço. Por que esperaria? Sempre seguindo, sempre rondando, só que ainda não estava pronto para atacar."

Terror não é algo que eu costume ler, mas esse é simplesmente fantástico. Fiquei assombrada, apavorada. Além da ideia surpreendente  que constitui essa premissa. Quem precisa de um apocalipse zumbi? Josh Malerman explorou de uma forma incrível o desconhecido, as sombras, os ruídos que no escuro podem ser tudo e nada. De não saber do que exatamente se está fugindo, mas ter a certeza da necessidade de fugir. A morte, a incerteza. O horror indireto, mas que apavora mais que qualquer outro. Fala de uma mãe em um limite tênue.

"Remar vendada é ainda mais difícil do que Malorie havia imaginado. Já aconteceu de muitas vezes o barco bater nas margens e ficar preso por vários minutos. Durante esse tempo, ela foi tomada por imagens de mãos invisíveis tirando as vendas dos olhos das crianças. Dedos emergindo da água, surgindo da lama das margens."

Essa é uma leitura que deixa os nervos a flor da pele, que traz arrepios e faz cerrar os punhos. Vale a pena cada segundo, cada expectativa e cada instante de tensão. Eu esperei algo que não veio, mas o todo da história sobrepujou totalmente essa quase decepção, porque acabei percebendo que não era isso o que realmente importava.  Recomendo muito. É intenso, envolvente, arrebatador. É de tirar o fôlego, de roubar o chão. Um mundo onde tudo é possível e tudo é válido para sobreviver. Acho que posso resumir minha experiência com caixa de pássaros da seguinte forma: Para mim,  o som de pássaros cantando nunca mais será o mesmo.

Descrição da capa: A capa tem as bordas pretas, que vão clareando entre o cinza e branco mais para o canto direito. O Título é escrito em branco e a letra"O" da palavra Pássaros é um círculo branco preenchido, que para mim seria a representação da lua, até porque há dois pássaros voando em frente a ela. O subtítulo é escrito em azul. E no topo tem uma frase de Hugh Howey, autor de Silo: "O livro que deve ser lido de uma só vez. Ninguém ainda havia escrito uma história de terror como essa antes."



15 comentários:

  1. Eu sou completamente apaixonada por histórias de terror e com certeza elas vão muito além de um apocalipse zumbi! Confesso que fiquei agoniada só de ler a resenha. O primeiro parágrafo foi bem instigante, nos dando uma ideia da atmosfera presente no livro e eu adorei! Com certeza já está adicionado a minha lista de desejados e espero lê-lo em breve (:

    ResponderExcluir
  2. Aninha,
    Não costumo ler esse tipo de livro,ou melhor,só li um livro desse gênero,Mas tenho que dizer que no decorrer da sua resenha fiquei muito curioso pra realizar a leitura do mesmo,pois parecer um triller bem bacana e tirar o fôlego!
    abraços!

    ResponderExcluir
  3. Já estava curiosa para ler esse livro, agora minha ansiedade simplesmente triplicou.
    Com certeza vai ser uma das minhas próximas compras.
    http://lerimaginar.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gostei da sua resenha, mas você não mostrou muito do que tem no livro né rs Mas se a intenção era deixar a gente curioso, parabéns, to me matando aqui raushaush

    ResponderExcluir
  5. Oi Aninha,

    Eu não costumo ler nada desse gênero, sou muito medrosa sabe?
    Nem filme de terror eu vejo, mas o livro deve ser mesmo muito bom para quem curte uma leitura de dar arrepios..rsrs

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  6. Que capa linda, simples e linda!
    Eu gosto de gênero, mas sou extremamente medrosa... se tiver de ler esse livro, vou passar uma semana dormindo com a luz acesa hahahahahaha

    ResponderExcluir
  7. Ana *.*
    Adorei sua resenha. Esse foi um livro que já me surpreendeu, quando soube do lançamento não deu muito bola, até porque sou bem medrosa e não gosto tanto de terror. Mas conforme li algumas resenhas fiquei curiosa.. O autor sobre criar algo apavorante e ao mesmo tempo diferente de tudo que leio, foi isso que me conquistou! Espero ter a oportunidade de ler o livro logo, a curiosidade está me matando, rs.
    Bj :*

    ResponderExcluir
  8. Achei super interessante.
    E essa capa é muito linda.
    Surto de suicídios? Me lembrou aquele filme: Fim dos Tempos.
    Gostei muito do livro.
    Eu adoro livros de terror!! =)
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  9. Gostei bastante da capa, porque ela nos remete um aspecto bem sombrio! Não gosto de ler livros de terror, mas neles tem uma coisa que eu gosto muito: Mistérios. E pela resenha, esse livro é repleto de mistérios que, como você disse, fazem o leitor lê-lo até o fim. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  10. Curto muito um thriller psicológico e esse parece mesmo ser excelente, fiquei bastante interessada em ler esse livro.

    ResponderExcluir
  11. Estou extremamente curioso por esse livro, a cada resenha que leio fico com mais vontade de lê-lo. Achei muito surpreendente a conexão desse terror com o sentido da visão.

    ResponderExcluir
  12. Gostei desse livro, a capa parece passar bem ideia da história. Agora fiquei um pouco assustada com esses surtos de suicídios, parece ser uma trama um pouco perturbadora rsrs, mas como gosto de suspense acho que vou revelar um pouquinho do terror.

    ResponderExcluir
  13. Uaaaau *-* ta ai um livro que vai pra minha lista de desejados! Amo esse sensação de entrar na história e sentir o que o personagem sente. Acho que esse livro promete!

    ResponderExcluir
  14. Nossa! Só em ler essa resenha, me interessei por esse livro. Pelo que você falou, o clima de tensão vai da primeira à última página, e isso é essencial para um bom livro desse gênero (pelo menos para mim). Enfim, quero ler muito em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  15. Comecei a ler essa semana Caixa de Pássaros e estou muito animada. Bem escrito, tenso e instigante. Espero que a qualidade perdure até o final :)

    https://parasemprelilo.wordpress.com

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails