Resenha: A Torre Acima do Véu de Roberta Spindler

Título: A Torre Acima do Véu
Autora: Roberta Spindler
Editora: Giz Editorial
Gênero: Distopia, Pós-Apocalíptico 
Ano: 2014
Páginas: 272
Sinopse: "Quando uma densa e venenosa névoa surge misteriosamente, pânico e morte tomam conta do planeta. Os poucos sobreviventes se refugiam no topo dos megaedifícios e arranha-céus das megalópoles. Acuados, vivem uma nova era de privações e sob o ataque constante de seres assustadores, chamados apenas de sombras. Suas vidas logo passaram a depender da proteção da Torre, aquela que controla os armamentos e a tecnologia que restaram. Cinquenta anos se passam, na megacidade Rio-Aires, Beca vive do resgate de recursos há muito abandonados nos andares inferiores, junto com seu pai e seu irmão. A profissão, perigosa por natureza, torna-se ainda mais letal quando ela participa de uma negociação traiçoeira e se vê cada vez mais envolvida em perigos e segredos que ameaçam muito mais do que sua vida ou a de sua família."

Comprei A Torre Acima do Véu no seu lançamento na Bienal de SP em 2014 e já estava empolgada para ler, bem antes disso, quando soube do enredo. Conheci a Roberta pessoalmente e autografei meu livro. Mas só tive tempo para ler nas férias, pois não tinha muitos livros de parceria pra ler. É muito legal ver uma autora nacional abordando gêneros que eu tanto adoro.


Num futuro talvez não tão distante assim, a Terra foi “atacada” por uma névoa misteriosa que dizimou boa parte da humanidade. Aqueles que sobreviveram, agora vivem em altos arranha-céus e megaedifícios, acima da névoa. A vida é melhor para alguns, aqueles que estão numa hierarquia mais alta, mas há aqueles que ainda sofrem para sobreviver. Alguns daqueles que não conseguiram fugir da névoa se transformaram em criaturas horrendas. Eles foram chamados de Sombras. Os animais também sofreram mutações e são criaturas tão ruins ou piores que os Sombras. Outros humanos, nascidos depois da névoa, adquiriram habilidades sobre-humanas, como velocidade, força, vidência, dentre outros e foram chamados de Alterados.

Nossa protagonista Beca é uma Alterada e vive em Rio-Aires. Ela é uma Saltadora, o que significa que tem a habilidade de dar grandes saltos. Ela acaba usando suas habilidades para trabalhar e ajudar a sustentar sua família, que inclui o pai e o irmão. Ela resgata qualquer coisa que possa ser útil dos tempos passados, saltando de prédio em prédio. Em A Torre Acima do Véu passamos a conhecer mais do trabalho de Beca e como as pessoas sobrevivem sob o comando de Emir, atual Comandante da Torre. Beca irá se arriscar e passar por diversas situações, entrará em algumas missões, fará de tudo para sobreviver e salvar aqueles que ama e no meio disso tudo, descobrir segredos inimagináveis. 

A Torre Acima do Véu é uma distopia pós-apocalíptica muito bem criada, interessante e inovadora. Vi a Roberta compartilhando uma imagem no Facebook que achei incrível e lembra muito a ideia da cidade de Rio-Aires. 


Vou me limitar a isso sobre a história, porque eu acabaria estragando o enredo, que eu acho que vocês devem ler para saber mais. O livro é narrado por Beca e por outro personagem, o enigmático Rato. Rato é aquele tipo de personagem debochado, sarcástico e que não sabemos se devemos confiar ou não. E como o próprio livro diz ele é “um informante de índole duvidosa que tem como passatempo favorito provocar Beca e contar vantagens no bar Fênix”. Beca é inteligente, sensata e forte. Gostei muito da personagem. Ela tem uma quedinha pelo comandante da Torre, mas romance é algo longe do foco do livro.

Ao longo do livro vamos descobrindo quem são os verdadeiros inimigos, os segredos ocultos, em quem se pode confiar ou não, vemos traições, mistério, ação, tensão e muito mais. É um prato cheio para os amantes do gênero e vindo de uma autora nacional, nada melhor do que prestigiá-la, pois sua obra não deixa a desejar se comparada à várias lançadas fora do país.

Alguns capítulos são as Transmissões da Torre feitas por Emir, com as novidades que acontecem ali e também passamos a saber mais como a Névoa chegou e o que aconteceu após sua chegada. O idioma utilizado no livro tem certa mistura de português e espanhol (pouco de espanhol, mas encontramos em várias situações, como alguns palavrões rs).

Uma das coisas que eu adorei foi a criação de algumas das Transmissões da Torre em áudio. O Leonardo Oliveira é quem emprestou sua voz para Emir. Vocês podem ouvir as 3 transmissões disponibilizadas abaixo.


Além disso, algumas ilustrações dos personagens também foram criadas e achei muito legal saber o visual que eles têm (criado por Fabio Nahon e as cores do Andre Ciderfao). Cliquem para ampliar.


E por último a ilustração do mapa da Zona da Torre. Cliquem para ampliar.


É livro único, mas perguntei a Roberta sobre outros livros nesse mundo (quero mais rs) e ela prometeu mais histórias \o/ 





5 comentários:

  1. Oi!
    Nossa,fiquei super curiosa para ler esse livro.Adorei o tema, e saber que se trata de uma autora nacional,me deixa orgulhosa.Temas sobre a Terra pós apocalipse sempre me chamam a atenção.Já entrou na minha lista com certeza!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Achei uma vibe bem X-Men e só digo que adorei. Aliás, distopia pós-apocalíptica sempre me agrada. Achei massa essas transmissões da Torre e as imagens de como seria essa cidade, das personagens e o mapa. É praticamente uma obra áudio-visual. E o melhor de tudo, é de uma autora nacional. Fiquei mega curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  3. Aieeee, eu queroooo!! Desde que eu ouvi falar desse livro fiquei com muita vontade de ler. A sua resenha só me deixou mais louca. Bjuuuuu

    ResponderExcluir
  4. Adoro a oportunidade que a Bienal dá aos leitores de conhecer coisas novas. Eu não conhecia a autora e nunca tinha lido resenha do livro dela. Fiquei bem curiosa. Adorei as ilustrações e as transmissões, quanta criatividade. ♥


    beijos,

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  5. Já queria ler o outro livro da autora =)
    E quando vi esse lançamento, fiquei super interessada! Parece ser um ótimo livro!
    E que capa linda!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails