Resenha: A Formatura de Joelle Charbonneau

Título: A Formatura
Série: O Teste #03 
Autora: Joelle Charbonneau
Editora: Única
Gênero: Distopia
Ano: 2014
Páginas: 320
Sinopse: O futuro nunca foi tão incerto e desesperador. Cia Vale jamais imaginaria que as coisas pudessem chegar a esse ponto. Ela tem uma importante missão: liderar as ações para a verdadeira reconstrução do mundo pós-guerra, um caminho sem volta. Agora, ela é a peça-chave para concretizar o plano de pôr fim ao Teste, para o bem das pessoas. Diante de um horizonte cheio de cicatrizes brutais, uma guerra prestes a começar e um governo cruel e corrompido, Cia não tem escolha a não ser se preparar para chegar às últimas consequências – se for preciso. Será que seus colegas a seguirão para a batalha final? O amor de Tomas será forte o suficiente para aceitar e sobreviver à prova mais difícil de suas vidas? Os riscos são maiores do que nunca, e para Cia só resta confiar nos próprios instintos.

Essa resenha NÃO POSSUI SPOILER dos anteriores nem desse volume.
Quando termino, porém, o desenho do centro do circulo ligeiramente oval é inconfundível: dois raios cruzados. Um símbolo de poder. Da eliminação da ignorância. E de uma rebelião que tem de superar probabilidades absurdas para triunfar. Um símbolo que combina meu passado com meu futuro. E chegou a hora de esse futuro começar.

Inicialmente tive medo de ler esse livro, porque todas as trilogias e séries que tenho lido ultimamente tem tido finais medianos ou ruins, não alcançando minhas expectativas. Então era normal me sentir ansiosa, mas também com o pé atrás em relação a esse livro, principalmente pelo fato de ter favoritado os dois anteriores e a trilogia ter se tornado uma das minhas favoritas, apenas com dois livros. Ainda bem que, pra mim, esse livro não sofreu da maldição de tantos que tenho li ultimamente.

As escolhas com que me deparo, agora, são as mais importantes da minha vida.
Estou assustada? Estou. Como a aluna mais nova da universidade, acho difícil acreditar que minhas ações possam mudar o curso da história do meu país. [...] No entanto, não existe outro jeito. As probabilidades são que eu fracasse, mas mesmo assim preciso tentar.

Dessa vez Cia receberá uma tarefa que mudará seu rumo, sua vida. Se ela decidir ir em frente, ela terá que descobrir em quem confiar, porque a tarefa é muito grande e importante para ser feita apenas por ela. Mas confiar em alguém se torna cada dia mais difícil e confiar na pessoa errada pode lhe custar a vida.

[...] Ainda há muita coisa a ser feita antes que tudo termine. Talvez, depois que acabar, as pessoas entendam o que me tornei. Talvez eu também entenda.

O livro tem um tom um pouco mais lento que os anteriores, porque exige um pensamento maior e o planejamento de estratégias dos personagens para a possível batalha final. Mas aos poucos vamos descobrindo segredos, desvendando mistérios, nos surpreendendo e a ação começa. Claro que também tem algumas reviravoltas mais pro fim para nos deixar loucos. Desde o primeiro livro, eu fiquei presa na leitura, não queria largar até chegar ao fim, mas com aquele sentimento de não querer que termine porque é muito bom. Estou triste porque esse é o último e realmente vou sentir falta da Cia, de outros personagens e da própria história. 

A narrativa continua sob o ponto de vista de Cia e isso limita um pouco a história, mas a deixa com um tom maior de suspense por não sabermos o que acontece nos arredores ou o que pensam os outros personagens. A diagramação segue a mesma, mas o que me deixou chateada foi a falta do marcador para ser destacado na capa, como aconteceu nos anteriores. A capa continua linda, dessa vez com um tom roxo e um novo símbolo, que tem seu significado explicado no livro e inclusive no primeiro quote da resenha. 

- Era a coisa certa a fazer pela minha equipe.
- E você sempre faz a coisa certa.
- Não - respondo honestamente. - Fui educada ciente de que é impossível sempre saber o que é certo. O máximo é tentar fazer o que você acha que é certo pra si mesma, e pra quem estiver à sua volta.

Cia continua sendo uma das minhas personagens preferidas entre todas as leituras que fiz até hoje, com sua inteligência, sua sensatez e o fato de analisar os prós e contas antes de fazer alguma coisa importante, ou seja, não fazendo algo sem antes pensar e analisar bem. Além disso, ela não é como outras personagens adolescentes cheias de mimimi e com aquele pensamento em romance. Tem um pouquinho de romance, mas longe do foco do livro. É claro que ela tem seus defeitos também, afinal nem os personagens fictícios são 100% perfeitos. Mas suas qualidades é que ressaltavam nas páginas, então nem dava para perceber defeitos. 

Agora que não tenho nada pra fazer a não ser ficar sentada pensando, as lágrimas começam a cair, e eu deixo, porque pode ser o único momento em que tenho uma chance de extravasar o que vai dentro de mim. Lágrimas amargas por [...]. E acima de tudo, por mim. Pela menina criada para amar e respeitar a vida e que tem sido forçada a matar.

O livro não me decepcionou. Talvez por não ter criado expectativas altas (até mesmo porque é o livro com a nota mais baixa entre os 3 no Goodreads), o livro teve um final suficiente, que poderia ser melhor explorado, mas que não deixou muito a desejar. 

Minha crítica em relação ao livro final é que a narrativa nos limita apenas a visão de Cia e eu queria saber o que estava acontecendo em outros locais, com outros personagens, porque esse é o livro em que se tenta resolver tudo e acabar com o Teste, o que nesse caso envolve lutas, revoltas e ataques em vários cantos e teria sido interessante vê-los acontecendo. Outra coisa que eu gostaria de ver seriam contos entre os livros e um pós-trilogia. Alguns com algumas cenas pela visão de outros personagens e um conto que mostrasse o futuro pra responder umas perguntas que ficam no ar (nada muito relevante, fora que eu quero mais porque ainda não quero me despedir da trilogia rs). 

Minha única decepção é que eu queria dar nota 5 redondinha pro livro, mas tive que tirar um pouquinho por algumas coisas que acontecem. Mas a trilogia é ótima, uma das minhas favoritas e eu não só recomendo como acho que todo mundo que curte o gênero (e quem não curte também) deveria ler!!!  Leiam, leiam, leiam!!!

Quero agradecer a autora por ter proporcionado uma trilogia tão boa num gênero que eu amo e que anda saturado ultimamente. E a Única Editora por ter trazido essa trilogia pra cá, além de ter lançado os 3 livros no mesmo ano! Acho que nunca vi lançamentos tão rápidos. Gostaria muito que a trilogia fosse mais conhecida por aqui e espero que isso aconteça com o tempo. Eu sempre irei indicar os livros para todos que conheço! Amei de verdade! Espero que vocês também curtam tanto quanto eu!

Resenha dos anteriores:
  1. O Teste
  2. Estudo Independente 

Um comentário:

  1. oi andressa :3

    meu deuso, que empolgação com essa trilogia, totalmente ao contrário de mim HAUEHUAEUAEU mas não quis abandonar a trilogia pq quero saber com a autora irá finalizar (já passei da metade de A Formatura) essa história.

    besos
    ~nathália n.
    www.livroterapias.com

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails