Resenha: O Que Restou de Mim de Kat Zhang

Título: O Que Restou de Mim
Série: As Crônicas Híbridas #01
Autora: Kat Zhang
Editora: Galera Record
Gênero: Young Adult, Distopia, Fantasia
Ano: 2014
Páginas: 320
Compare preços
Sinopse: Addie e Eva são híbridas – duas almas no mesmo corpo. Em sua realidade, todos nascem assim – mas, ainda na infância, uma das almas torna-se dominante. Mas isso nunca acontecia com as duas. Considerados instáveis e perigosos, os híbridos foram perseguidos e eliminados das Américas. E quando o segredo delas é ameaçado, Eva e Addie descobrirão da pior forma que há muito mais sobre os híbridos do que os noticiários de TV e os livros de história contam.

O Que restou de Mim se passa em um mundo onde as pessoas nascem com duas almas e ainda em criança devem passar pela “definição” de qual é a alma dominante e qual a recessiva. Dentre elas, apenas a dominante é que poderá restar naquele corpo, enquanto a recessiva deverá desaparecer para sempre. Quando isso não acontece, a pessoa se torna híbrida, o que nessa sociedade é considerado instável e perigoso e por isso são perseguidos e sabe-se lá às consequências para aqueles que são descobertos.

Quanto mais minha força diminuía, mais ferozmente eu lutava para ficar, avançando de todas as maneiras que podia, tentando convencer a mim mesma de que não desapareceria. Addie me odiava por isso. Eu não conseguia evitar. Lembrava da liberdade que costumava ter; nunca de forma completa, é claro, mas me lembrava de quando eu podia pedir nossa mãe um copo d’água, um beijo quando caíamos, um abraço. 

Eva e Addie nasceram no mesmo corpo, mas de alguma forma não conseguem se definir. Durante anos, médicos e especialistas tentaram tratamentos para que a alma dominante finalmente tomasse conta daquele corpo. Até que elas chegam próximas da adolescência e todos acreditam que Addie é a única alma que restou e que Eva não mais existe, mas elas escondem de todos a verdade: Eva ainda está ali, mesmo que não possa mais ter controle do corpo como Addie e ninguém pode descobrir que elas se tornaram híbridas, porque as consequências podem ser fatais.

Ficamos observando o carro se afastar.
Fuja. A palavra reverberava dentro de nós.
Eu sempre vou me perguntar o que teria acontecido se o tivéssemos ouvido. 

Esse foi mais um livro que foi uma montanha russa de emoções pra mim. No inicio gostava das protagonistas, mas aos poucos fui chegando a conclusão que gostava mais de Eva. Só que chegou a um ponto que Eva fez algo que me irritou bastante e fiquei sem saber se realmente gostava de uma delas. Sabe quando acontece algo que para o leitor fica óbvio de cara, mas o personagem não consegue enxergar isso e faz uma grande besteira? Pois é. Mas, ainda bem que ao longo do livro elas foram evoluindo e se tornaram personagens que já não me irritavam mais. Quanto aos personagens secundários, eu gostei de praticamente todos que apareceram. Ao longo da história, conhecemos vários outros híbridos. Ryan é meu preferido. 

A diagramação é simples, mas há momentos no texto, como por exemplo, quando Eva e Addie conversam (em forma de pensamento) em que a fonte do texto muda para diferenciar. A narração é sob o ponto de vista de Eva. Fiquei muito feliz que a Galera manteve a capa original que é linda e combina perfeitamente, fazendo uma mesca de dois rostos, um como se fosse o contorno de perfil e o que vemos de frente. As capas dos três livros (todos já lançados no exterior) vocês podem ver abaixo. 


Tem um tiquinho de nada de romance, que acredito que pode ser mais explorado nos próximos livros, mas definitivamente não foi o foco desse. É interessante vermos que as duas, sendo uma só, são como melhores amigas e têm seus momentos de briguinhas. Mas o legal é que apesar de às vezes quererem coisas diferentes, as duas não pensam apenas em si própria, mas nelas como um tudo. Há momentos em que inicialmente possam ter algum pensamento egoísta, mas no fim das contas percebem que o que acontece com uma, afeta a outra.

Meu controle motor desapareceu, sim, mas eu fiquei, presa em nossa cabeça. Observando, ouvindo, porém paralisada. Ninguém além de Addie e de mim tinha conhecimento disso, e ela não contaria. Nessa época sabíamos o que esperava as crianças que nunca se definiam, que se tornavam híbridas. Nossa cabeça estava cheia de imagens das instituições onde elas eram amontoadas e de onde nunca mais voltavam. 

Livros com a temática distópica, costumam sempre abordar tramas cheias de segredos e esse não é diferente. Ao longo da história, vamos juntos com os personagens descobrindo alguns e ficando novas perguntas no ar. 

O enredo é bem interessante e diferente da maioria dos livros do gênero. O final não tem uma reviravolta que nos deixe desesperados pela continuação, mas deixa perguntas sem respostas e situações para serem resolvidas. Eu esperava um pouco mais de ação, mas eu sempre espero isso quando um livro tem aspectos distópicos rs. Apesar de não ter tanta reviravolta ou ação como eu gostaria, gostei do livro, do enredo, dos personagens, pretendo ler as continuações e recomendo para quem curte o gênero.



8 comentários:

  1. Oi Andressa,

    De cara a capa desse livro me chamou muito atenção.
    Eu ia solicitar o livro para resenha, mas acabei optando por não solicitar por não estar muito no clima de começar séries novas no momento.
    Outro fato que me fez desistir de querer ler o livro por agora é saber que não existe quase nada de romance nele.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  2. A capa realmente é muito bonita e criativa também! A dos próximos volumes achei mais lindas ainda!
    E nossa, que loucura! Gente, não consigo imaginar duas almas em um mesmo corpo, é muito estranho isso, haha. E que pena que não tem tanto romance, se tivesse muito romance talvez me arriscasse a ler, mas não sei não, quem sabe?! Hahaha. Depois quando tu ler os próximos me diga se tiver mais romance, dai eu procuro pra ler, rsrs.

    Beeijos <3

    ResponderExcluir
  3. Não sou muito fã de distopias, mas essa me interessou bastante... Não sei dizer exatamente o que me deixou curiosa, mas teve algum ponto que me intrigou bastante... Deve ser no mínimo curiosa essa relação entre as duas e a forma com que elas se entendem no mesmo corpo... Adorei a capa também, e espero que as continuações não demorem a sair, pois provavelmente só lerei quando ambas tiverem sido lançadas, para não precisar ficar esperando...
    Kisses =*

    ResponderExcluir
  4. Por ter um quê distópico, é um livro que já me agrada. Como a premissa é bem incomum, me chamou mais ainda a atenção. Acredito que, caso o tema tenho sido bem trabalhado, dará um excelente livro.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de novembro

    ResponderExcluir
  5. Sou fanático por distópicos, e tento ler o maior número que posso. Achei a premissa dessa bem interessante. Não sei se tem algo a ver, mas achei bem parecida com "A Hospedeira". Só acho que, por ser uma trilogia, a autora deveria ter trabalhado um pouco mais no final dele. Livros que tem continuação, mas que não deixam um gancho muito forte, me deixam com um pé atrás.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  6. Adoro distopias, mas é uma leitura pesada na maioria das vezes. Agora to dando um tempo e dando preferências as adaptações.
    Eu tbm lembrei de "A Hospedeira" e por isso já perdi um pouco do interesse pelo livro.

    ResponderExcluir
  7. Eu amo o gênero distópico, é um dos meus favoritos, mas acho que essa trilogia me deixaria um pouco confusa. Já passei uns bons 5 minutos olhando pra essa capa, pra tentar entender e tudo mais hahah E não sei, parece que falta algo para chamar a minha atenção. Talvez pelo fato de não ter entendido o porque das duas almas ainda estarem no mesmo corpo, o porque de ninguém ter descoberto... sei lá, acho que não vai funcionar comigo.

    ResponderExcluir
  8. Fiquei conhecendo o livro através desta resenha e fiquei curiosa para ler o livro.
    Espero ter a oportunidade de ler!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails