Resenha: O Lado Mais Sombrio de A.G.Howard

Título: O Lado Mais Sombrio
Série: Splintered #1
Autora: A.G.Howard
Gênero: Fantasia, Romance
Ano: 2014
Páginas: 368
Sinopse: Alyssa Gardner ouve os pensamentos das plantas e animais. Por enquanto ela consegue esconder as alucinações, mas já conhece o seu destino: terminará num sanatório como sua mãe. A insanidade faz parte da família desde que a sua tataravó, Alice Liddell, falava a Lewis Carroll sobre os seus estranhos sonhos, inspirando-o a escrever o clássico Alice no País das Maravilhas. Mas talvez ela não seja louca. E talvez as histórias de Carroll não sejam tão fantasiosas quanto possam parecer. Para quebrar a maldição da loucura na família, Alyssa precisa entrar na toca do coelho e consertar alguns erros cometidos no País das Maravilhas, um lugar repleto de seres estranhos com intenções não reveladas. Alyssa leva consigo o seu amigo da vida real – o superprotetor Jeb –, mas, assim que a jornada começa, ela se vê dividida entre a sensatez deste e a magia perigosa e encantadora de Morfeu, o seu guia no País das Maravilhas. Ninguém é o que parece no País das Maravilhas. Nem mesmo Alyssa...

Alyssa é uma adolescente diferente. Ela é tataraneta de Alice, que inspirou as fantásticas histórias do País das Maravilhas de Lewis Carroll. Sua mãe, dada como louca, está internada há 11 anos e seu destino pode ser o mesmo, afinal ela ouve insetos e plantas falando desde criança. Mas quando descobre que sua família foi amaldiçoada e que para quebrar essa maldição ela deve encontrar a toca do coelho e entrar no País das Maravilhas, ela fará de tudo para salvar sua mãe e para ter uma vida normal.

Nada é o que parece no País das Maravilhas e nos vemos cercados de mistério, magia, criaturas abomináveis, romance... É uma lugar selvagem e bizarro. É um mundo sombrio e bem fantasioso, tanto que eu tentava imaginar algumas coisas e não conseguia, como criaturas, uma cena ou até mesmo a paisagem.


Claro que tem um triângulo amoroso e Alyssa terá que se decidir ao longo da trilogia com quem ficará. De um lado temos Jeb, o melhor amigo de Alyssa e por quem ela tem uma paixão secreta há alguns anos. Jeb é muito protetor e um ótimo amigo, mas tem uma namorada (patricinha e nojenta) e por isso Alyssa tenta se afastar. De outro lado temos Morfeu, um ser mágico do País das Maravilhas com quem tem uma conexão desde nova. Ele aspira mistério e perigo, o que pode acabar se tornando irresistível pra ela. 

"Tapo a minha boca para abafar um grito ou riso histérico. Poderia ser qualquer um dos dois a esta altura. Estou começando a apreciar a loucura. Isso não é bom. Não mesmo."

Meus problemas com o livro foram basicamente três: primeiro, eu não gostei nada do Morfeu, que tem um grande papel na história. Pelo que eu vi ele é amado pela maioria dos leitores e eu sou do contra. Segundo, a leitura foi muito devagar pra mim, levei uma semana pra ler, não sei exatamente o que me fez ler tão devagar, porque eu estava gostando, mas ainda assim, demorei pra ler. E meu terceiro problema foi Alyssa. Gostei dela no início, mas depois que entra no País das Maravilhas, ela muda muito, devido a Morfeu, que é um manipulador nato e isso me incomodou. Ela é facilmente influenciada e manipulada e personagens assim me irritam muito.

A narrativa é sob o ponto de vista de Alyssa. A diagramação está fofa, com ornamentações nas páginas e no início de cada capítulo. As capas dos três livros são belíssimas e ainda bem que a editora as manteve igual a original. A capa combina muito bem com a história. 


Após finalizar a leitura eu não entendi porque o livro tem continuação porque ele acaba bem, tem um final e poderia parar bem ali. Não senti a necessidade de continuações. Além disso, não me animei com elas. E como o segundo provavelmente vai focar em Morfeu, já que ele estampa a capa, me animei ainda menos, já que não gostei do personagem. Não sei se continuarei a série. Pra mim, acabou bem do jeito que acabou. Eu recomendo para todos que gostem do gênero e que curtam Alice no País das Maravilhas. Eu tive alguns problemas com a leitura, mas muitos estão amando.




10 comentários:

  1. Oi Andressa,

    Eu ainda não li o livro e não sei o que esperar da leitura.
    Que pena que você não gostou muito.
    Vamos ver o que irei achar né?


    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ola Andressa, eu ainda não li esse livro, mas que pena que não foi tão impactante pra vc quanto foram para os outros leitores. Eu também fico feliz de terem mantido as capas originais, elas são lindas, e não vejo a hora de começar a minha leitura.

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  3. Eu não cheguei a amar loucamente rs, mas gostei bastante do livro, e Morfeu também não me ganhou..muito manipulador..eu não gosto disso.
    Mas quero o segundo logo, tomara que o terceiro não leve muito tempo, e pelas capas eu tenho medo do que a autora vai fazer no final...
    beijos.

    ResponderExcluir
  4. Gostei do seu ponto de vista, porque a maioria adorou o Morfeu. Normalmente gosto de comprar a serie inteira antes de ler mas nesse caso vou me segurar rs
    Costumo ler livros em que a personagem ou é teimosa ou corajosa. E essa dai ja ta saindo dos meus padrões. Gostei da resenha :)

    ResponderExcluir
  5. Andresa, não sabia que se tratava do mundo do Pais das Maravilhas, e já comecei desanimando, saber do Morfeu e sua personalidade manipuladora piorou mais ainda a situação... era um dos livros que pretendia ler, por pensar se algo relacionado a fadas e poderes, então desanimei por completo!

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto bastante de Alice no País das Maravilhas e me interesso pelo livro exatamente por ser uma espécie de releitura.
    É uma pena que você não tenha se prendido tanto aos personagens. E concordo com você que não deve ser legal uma personagem mudar porque o outro é manipulador.
    Ainda tenho um pouco de vontade de ler a obra. Talvez ainda dê oportunidade.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

    ResponderExcluir
  7. Como é possível não ter gostado do Morfeu? kkkkkkk ok, indignações a parte tenho a mesma opinião sobre Alyssa, porém não gostei do triangulo amoroso por achar Jeb desnecessário para a história. o segundo livro eu já li, não gostei tanto quanto gostei do primeiro, mas de qualquer forma gostei de ter continuação, pois neste segundo livro um fato novo aparece o que me fez ansiar pelo desfecho. Pena que não funcionou tão bem para você! http://blogliterata.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Andresa.

    Eu li o primeiro livro e curti muito mesmo a leitura. >.<
    Já até comprei o segundo livro, mas ainda não tive tempo de ler. Meu preferido foi o Jeb, piercing nos lábios me atrai demais e ele me seduziu. :3
    Morfeu eu nem gostei tanto, mas confesso que tive uma quedinha por ele. Achei as capas super lindas.

    Visite: http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. As primeiras vezes que tinha visto falar dessa trilogia eu não sabia que era baseado em Alice no País das Maravilhas, e não tinha me interessado nem um pouquinho... Depois que fiquei sabendo, fiquei curiosa, pq amo essa história, então acredito que o livro pode até ser legal... Mas ainda assim eu não sei... Pelo que você falou na resenha, vou passar pelos mesmos problemas, principalmente quanto ao pensamento sobre Morfeu e essa "raiva" que você teve pela Alyssa... Até pq não suporto mocinhas facilmente influenciadas... Talvez eu dê uma chance, mas por enquanto não tô tão animada assim pra ler...
    Kisses =*

    ResponderExcluir
  10. Ooi.
    Esse livro sempre me chamou atenção por causa da capa, é tão linda e contagiante. Por isso, tenho muita vontade de ler e saber um pouco mais. Também não gosto de personagens manipuladores, mas quem sabe eu dê uma chance para esse livro entrar na minha enorme lista de desejados. Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails