Resenha: Coroa da Meia-Noite de Sarah J. Maas

Título: Coroa da Meia-Noite 
Série: Trono de Vidro
Autora: Sarah J. Maas
Editora: Galera Record
Gênero: Alta Fantasia, Romance
Ano: 2014
Páginas: 406
Sinopse: Celaena Sardothien, a melhor assassina de Adarlan, tornou-se a assassina real depois de vencer a competição do rei e se livrar da escravidão das Minas de Sal de Endovier. Mas sua lealdade nunca esteve com a coroa. Tudo o que deseja é ser livre — e fazer justiça. Nos arredores do castelo, surgem rumores a respeito de uma conspiração contra misteriosos planos do rei, mas antes de cuidar dos traidores, Celaena quer descobrir exatamente que planos são esses. O que ela não imaginava é que acabaria em meio a uma perigosa trama de segredos e traições tecida ao redor da coroa. Enquanto a amizade entre ela e o capitão Westfall cresce cada vez mais, o príncipe Dorian se afasta, imerso em seus próprios dilemas e descobertas. A princesa Nehemia acaba se tornando uma conselheira e confidente, mas sua atenção está mais voltada para outros assuntos. Em Adarlan, um segredo parece se esconder por trás de cada porta trancada, e Celaena está determinada a desvendar todos eles para proteger aqueles que aprendeu a amar. Mas o tempo é curto, e as ameaças ao redor castelo de vidro estão cada vez mais próximas. Quando menos se espera, uma trágica noite mudará a vida de todos no reino, e mais do que nunca Celaena quer descobrir a verdade para fazer justiça.

Pode conter spoiler do livro anterior!

No volume anterior Celaena lutou contra vários adversários para conseguir a posição atual de assassina do Rei, não porque ela quer essa “profissão”, mas porque ela depende disso para conseguir sua liberdade. Apesar de odiar o Rei, que é um tirano perverso, ela agora tem que matar uma lista de pessoas que o Rei acredita que está tramando contra si. Ele tem um plano para conquistar todo o Reino, mas Celaena também tem os seus e por isso, corre um grande risco caso seja descoberta.
"- Por que está chorando?
- Porque - sussurrou Celaena, a voz falhando - você me lembra de como o mundo deveria ser. De como o mundo pode ser."
A série Trono de Vidro mistura fantasia em um mundo que me lembrou um pouco da “Terra Média” dos filmes de O Senhor dos Anéis. Apesar de ser jovem, agora com 18 anos, Celaena é uma guerreira e a mais temida assassina de Adarlan. Antes escrava nas minas de sal, ela foi liberta e vai buscar vingança. Ela é órfã desde menina e sofreu de todas as formas possíveis. A personagem cresceu de um livro para o outro, amadureceu e vemos seu lado mais sombrio em vários momentos. 
[...] Parte de Celaena se perguntava se a verdade que desvendasse sobre aquele movimento rebelde e sobre os planos do rei a destruiria. E não apenas ela - mas também tudo que ela havia passado a gostar.
Fui surpreendida diversas vezes durante a leitura, vários segredos importantes foram revelados, novos inimigos surgiram e uma força muito grande está prestes a tomar conta do Reino causando grande destruição. A metade inicial do livro é um pouco mais lenta, mas na metade tem uma reviravolta que muda o rumo de tudo e a coisa fica feia.

O livro não tem a mesma ação inicial que o primeiro, é um pouco mais calmo, mas nem por isso deixa de ser interessante. As intrigas e segredos que percorrem durante toda a história, me prenderam na leitura e me fizeram criar teorias sobre quais seriam esses mistérios que rondam o rei e tudo mais. Tem intriga, mortes, mistérios, romance, segredos, magia, violência e muito mais. 
O príncipe sentiu o estômago revirar, não apenas por causa da cabeça decepada e das roupas endurecidas com sangue de Celaena, mas também pelo fato de que não conseguia, pela própria vida, encontrar a garota que amara em qualquer parte do rosto dela. E pela expressão de Chaol, Dorian sabia que o amigo sentia o mesmo. 
O príncipe Dorian não tem tanto destaque no início do livro. Em compensação Chaol ganha mais destaque (uhuuuu adorooooo). O livro não tem como foco o romance, mas é uma das coisas que eu mais gosto na história, principalmente nesse segundo volume. Muita das vezes o que me prende numa leitura não é o romance de fato concretizado, mas sim aquela sutileza que faz muita das vezes os personagens não percebem o que um sente pelo outro, essa descoberta, o amor proibido... aiai, só sei que me vi suspirando em alguns momentos rs. Tem o possível triângulo amoroso desde o primeiro livro e eu sou #TeamChaol.
[...] O limite entre ele e Celaena existia por um motivo. Atravessá-lo colocaria em xeque sua lealdade ao rei que estava diante dele - sem falar no modo como isso impactaria a amizade entre o capitão e Dorian. 
Desde o primeiro livro eu adoro o Capitão da Guarda, que iniciou sério, focado e até arrogante, mas que aos poucos foi se afeiçoando a Celaena e perdendo esse jeitão. Agora eles se tornam bons amigos, confiam um no outro e é claro, Chaol se apaixona por ela. Já o Príncipe Herdeiro Dorian, com quem Celaena teve um breve romance no primeiro livro, se afastou depois que ela deu um fim no “caso” deles e agora está mais distante que nunca, até porque começa a se preocupar mais com os afazeres de príncipe. Ele ainda gosta dela, mas começa a perceber que ela e Chaol se aproximaram mais do que ele deseja. 

A diagramação segue a do livro anterior. E mais uma vez a capa traz a guerreira Celaena, dessa vez em um traje preto, capa vermelha e duas espadas, numa posição de luta. Na contracapa podemos ver a personagem de costas em um vestido vermelho com renda preta e com suas espadas (ela o usa na história). Também veio o mapa de Erilea (na imagem eu peguei ele em inglês só para exemplificar). Só fiquei chateada porque no livro anterior vinha o marcador para ser destacado e nesse volume não veio :(


Gostei bastante desse volume, mais do que o primeiro. Algo que eu torcia aconteceu, além de revelarem vários segredos importantes e que respondem algumas questões que ficaram do livro anterior. Recomendo para quem gosta desse gênero de leitura, quem busca aventura, High Fantasy, magia, romance... 

PS: Alta Fantasia (High Fantasy) para quem não sabe é um subgênero da fantasia que envolve livros que descrevem um mundo totalmente novo, abusando de elementos como a coragem e a força de seus personagens, narrando sobre uma grande batalha que põe em risco o mundo literário criado e fazendo uso de elementos éticos e políticos existentes entre os extremos de ‘bem versus mal’. Desenvolvem-se em mundos completamente fictícios, alguns paralelos ao nosso próprio, onde o poder da magia é grande e a tudo permeia. Exemplos desse gênero são os livros do Tolkien e George R. R. Martin.





11 comentários:

  1. Oi Andressa,

    Tenho o primeiro livro na estante a algum tempo e ainda não li acredita?
    Como tenho bastante curiosidade sabre essa série e ainda pretendo ler não li essa resenha inteira para fugir dos possíveis spoilers.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, Andressa.

    Depois que tu disse que haveria spoilers na resenha dei apenas uma olhada por cima, pois esses dias li uma resenha que falava super bem desses livros. Sobre como Caleana era uma guerreira e fiquei com vontade de ler ele. A pessoa deu 5 estrelas pro primeiro e tu deu 4,5, então acho que realmente vale a pena conferir esses livros. Fui na Leitura aqui em BH e achei o preço deles um pouco caro, depois irei pesquisar aqui na net. >.<

    Vou ficando por aqui, visite: http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/

    Até mais.

    ResponderExcluir
  3. Essa premissa de se tornar matador de um rei perverso e, ao mesmo tempo, ter seus próprios planos, com um pequeno romance de plano de fundo me ganhou. Ainda não tinha considerado ler a obra, mas, certamente, agora o livro e o anterior já fazem parte da minha lista de desejados.
    Acho que vou gostar do Capitão da Guarda: adoro personagens arrogantes. rs

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

    ResponderExcluir
  4. Não conheci o livro e a sinopse nao me chamou a atenção por não ser um tipo de genero que eu curto ler. Mesmo assim, li a resenha e a achei muito bem trabalhada e escrita (pulei os spoilers pelos motivos logicos, rs)

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bom?
    Eu ainda nem li Trono de vidro, mas estou mega ansiosa para começar a ler essa série, amei a premissa dos dois livros e as capas são lindas, curti muito a resenha e assim que possível pretendo ler.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  6. Olá Andresa, querida,tudo bem??
    Ainda não tive a oportunidade de iniciar a leitura do primeiro livro apesar de já ter ele na lista de desejados, pois sempre leio muitas resenhas positivas.Ando fugindo de iniciar séries novas mas esta pretendo ler mais futuramente.Linda capa =)
    Beijos♥

    ResponderExcluir
  7. Andresa até quero ler essa série, mas estou ainda acompanhando por resenhas, ela é grande demais, então por enquanto vou continuar assim, e lendo as resenhas, não me preocupo com esse tipo de spoiler de sequência, ruim é aquele spoiler que conta o final (triste).

    ResponderExcluir
  8. Eu amei o primeiro livro, e preciso ler este logo rsrs,
    eu também sou teen Chaol eu gostei muito da interação deles no primeiro e quero/preciso de mais rs,
    assim como voce não é o romance de fato que prende e sim aquele suspense se vai ou não rsrs,
    espero ler logo, beijos.

    ResponderExcluir
  9. Curti sua resenha.
    Eu gostei do 1º livro, embora tenha achado ele um pouco arrastado. E tb confesso que essa coisa de triangulos tb andam me cansando. E é ai que complica, pq eu tenho visto que a autora tem levado essa história mais pro lado do Chaol, e por enquanto eu sou Team Dorian. HAHAHAHA Não sei se serei até o fim, pode ser que eu mude no decorrer... Mas não curti mto o Chaol. Agora, eu gostei mto dela. Curto bastante essas personagens femininas bem fodonas e temidas.HAHAHAHA
    Vou ler logo esse e quem sabe já pego o ritmo e leio logo o 3º tb
    Bjos!

    http://lapiselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu fico as vezes na vontade de ler esse livro, mas as vezes penso que ele é meio sem graça, mas agora eu pude ver que no primeiro tem muita ação e a assassina tem apenas 18 anos. Uma mulher corajosa e destemida, primeira vez que algo desse jeito.

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  11. Já tinha visto o primeiro livro dessa série, mas não me interessei tanto assim... Não sou muito fã de histórias com mundos fantasiosos, tanto é que nunca consegui parar para assistir Senhor dos Anéis... Parece ser uma história interessante para quem gosta do gênero, e me intriguei bastante pela história de romance envolvida, mas creio que isso não seria suficiente para segurar a minha atenção ao livro...
    Kisses =*

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails