Resenha: Reiniciados de Teri Terry

Título: Reiniciados
Série: Slated #1
Autora: Teri Terry
Editora: Farol Literário
Gênero: Distopia, Ficção
Ano: 2013
Páginas: 432
Sinopse: As lembranças de Kyla foram apagadas, sua personalidade foi varrida e suas memórias estão perdidas para sempre. Ela foi reiniciada. Kyla pode ter sido uma criminosa e está ganhando uma segunda chance, só que agora ela terá que obedecer as regras. Mas ecos do passado sussurram em sua mente. Alguém está mentindo para ela, e nada é o que parece ser. Em quem Kyla poderá confiar em sua busca pela verdade?

Intrigante, Reiniciados tem aquele tipo de história que nos deixa curiosos para descobrir os segredos por trás de tudo. Não sabemos o que é verdade, o que é mentira, o que é memória, o que é sonho, o que é real ou não, deixando-nos apreensivos com tudo o que vem pela frente. 
“[...] não me dispensam mais atenção do que para uma minúscula aranha no corredor. Reiniciados: indignos de serem notados. Não somos ameaça."
Em um futuro próximo, a Europa é assolada por um colapso econômico e fica em um período conturbado. No início as manifestações dos estudantes eram pacíficas, mas a frustração e a raiva crescem e assim a violência aumenta. Com isso os Lordeiros são criados e eles tem tolerância zero à violência e desobediência civil. Para reabilitar aqueles que ficam contra esse novo estabelecimento, o governo encontra uma maneira de controlar os rebeldes, as gangues, os manifestantes e qualquer outro grupo de pessoas que poderia desobedecer as novas leis, criando o programa “Reiniciados”, onde TODA a memória dos infratores menores de 16 anos seriam apagadas e eles começariam uma nova vida do zero, com uma nova família e tenho que reaprender tudo de novo.
"[...] não sou uma nova pessoa, não importa o quanto eles digam que sou. E se não sou uma nova pessoa, seja lá o que eu tenha feito, ainda está aqui, ainda é parte de mim, escondida em algum lugar."
Kyla é uma Reiniciada um pouco diferente e levou mais tempo que os demais para sair da clínica onde recebeu o programa, tem sonhos e possíveis lembranças que não deveria, mas ainda assim é levada para uma nova família, ganhando assim um pai, uma mãe e uma irmã também Reiniciada. Nessa nova vida, ela começa a ter flashes e sonhos de coisas que lhe parecem familiares e precisa esconder isso de todos para não passar pelo procedimento de novo, afinal, ela não pode se lembrar de nada do passado. Sem saber em quem confiar ela terá que enfrentar os desafios que virão, inclusive um novo garoto que entrará em sua vida e a mudará para sempre. 
"Minhas memórias se foram, mas parte de mim se lembra. Meu corpo, meus músculos [...] Então não é a mesma coisa que começar do zero, não mesmo. É como se, ao dar o impulso certo, você consiga fazer coisas que tinha esquecido. Quem sabe do que mais sou capaz?"
Achei interessante a história se passar em Londres num futuro não tão distante (uns 40 anos à frente). Os Reiniciados devem obrigatoriamente seguir as regras. Cada Reiniciado tem um aparelho chamado Nivo, que mede sua “felicidade”. O objetivo é ficar acima do nível 5. Se esse valor diminui, há consequências, como por exemplo desmaio e inconsciência. Estar num nível baixo significa que o Reiniciado está ficando agressivo, raivoso e como objetivo é fazer com que não haja nenhum problema como antigamente com manifestações, gangues, etc., eles precisam estar com um nível aceitável no Nivo. O resultado pode ser até mesmo a morte. 

Não há muita ação, mas o mistério, os segredos, as injustiças nos intrigam de uma forma que faz com que queiramos ler, ler e ler até descobrir o que as pessoas e o governo escondem, quais seus planos, etc. Pessoas começam a desaparecer, a serem pegas por coisas mínimas e a segurança (ou seja, os Lordeiros) começa a crescer pela cidade. Novos possíveis ataques são esperados. Novas prisões. Novos perigos. Novos segredos. 
"Ele me segura, me abraça. Sua proximidade faz com que meu coração bata mais rápido, minha pele está formigando, meu corpo deseja coisas que desconheço. Todas as coisas que dizem para evitar por causa do meu Nivo. Como seria viver sem aquilo?"
A diagramação é simples e boa, com letras em um bom tamanho, folhas amarelas, os capítulos curtos e a narração em primeira pessoa sob a visão de Kyla. Gostei dos personagens, mas não cheguei a amá-los. Kyla é interessante, sem as memórias, suas atitudes diferentes dos outros Reiniciados. Ben foi uma incógnita em alguns momentos, mas de modo geral gostei dele. Há outros como a “mãe” o “pai” e a “irmã” reiniciada de Kyla que foram os que mais me deixaram em dúvida na história, se eram ou não confiáveis e quais segredos eles escondem. 

Sabem aquele ditado que diz para não criar muita expectativa com nada? Pois é, eu ainda estou tentando aprender isso rs. Reiniciados foi uma leitura que me agradou bastante, tem uma boa narração, bons personagens, boa diagramação, boa trama, mas senti falta de alguma coisa que não sei exatamente o que é. Acredito que foi a tal expectativa e também por ser um livro introdutório, não houve muita ação como eu esperava. Acho que porque estou mais acostumada a ler distópicos com mais movimentação. Mas de toda forma, foi um bom livro e uma boa leitura! Com certeza vou continuar até o último e em breve começo o segundo volume!




11 comentários:

  1. Desde o lançamento desse livro que tenho vontade de lê-lo. Assim que li a sinopse, achei a premissa super interessante, pois, essa parada de reiniciar uma pessoa poderia ser completamente plausível daqui a uns 40 anos (medo). Mas a pena é que, para você, ficou faltando algo para o livro te fisgar completamente. Essa sensação de que ficou faltando algo é chatinha mesmo.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  2. Gosto bastante de distopias. E esta parece ser bem interessante, principalmente por mudar de ares (geralmente todas as distopias que vejo se passam nos EUA, ou em algo que fazem lembrar os EUA, e eu sempre fico me perguntando o que aconteceu com o resto do mundo).
    Mas como vc falou, este deve ser um livro introdutório do mundo que a autora quer apresentar, e talvez as coisas sejam melhor desenvolvidas em um segundo volume. Onde coisas vão ficar realmente interessantes.

    ResponderExcluir
  3. Oi Andresa.
    AMO distopias e desde o lançamento de Reiniciados estou doida para ler esse livro. Achei super interessante e diferente a ideia de ser reiniciada, ter que aprender tudo do zero e ter o Nivo medindo o seu humor.
    Vou tentar um pouco as minhas expectativas, mas acho que mesmo que não seja tão movimentado, acho que vou gostar ^^

    ResponderExcluir
  4. Essa é outra série que quero iniciar assim que der, essa parte de ação e mistérios me prende muito em uma leitura, fora que é uma distopia e amo livros distópicos. Sem dizer que a temática inclui a mente e realidade, deve ser bem intrigante todo esse mundo.

    ResponderExcluir
  5. Oi Andressa,
    Estou pra iniciar essa trilogia faz um mês,mas estou procrastinando aqui...rsrs'.Sou muito suspeito pra falar de distopia visto que é meu gênero favorito,mas a proposta que a Teri traz é super interessante e parece que a autora sou muito bem trilhar sua trama por meio da narrativa fluida e cheia de segredos.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Ei Andresa,
    Vi essa capa e esse nome pensei que fosse de bruxaria. rsrs
    Olha, me chamou atenção. Achei a história diferente, deu vontade de ler. Quero ler pra tirar minhas conclusões, já que vc não gostou taanto, mas acho que pode melhorar no segundo sim. Vamos ver.
    Bem que poderiam reiniciar algumas pessoas hoje né? kkk pq pelamor... =P

    Abs...

    ResponderExcluir
  7. Adoro livros assim, cheio de segredos e suspenses, esses livros me prendem e nao consigo parar ate chegar no fim, e parece que esse livro é assim, a gente fica querendo saber como funciona e tal, acho que so faltou um pouco mais de ação né, mas mesmo assim sou doido pra ler esse livro '-'

    ResponderExcluir
  8. Oi Dresa, bom, eu não tinha muitas expectativas nesse livro, tanto que quando vi sinopses superficiais ja havia definido que não seria uma leitura para mim, mas sua resenha mudou isso.
    MEsmo que você tenha dit oque faltou algo, ja me agradou mesmo assim. Imagina ter a memória apagada e ter aqueles lapsos de lembrança ? nao saber em quem pode ou não confiar. Viver numa familia nova sabendo que foi reiniciada e não saber do seu passado. Bom, o que me deixa triste é saber que é mais série e eu estou um pouco cansada disso, prefiro os livros unicos.

    ResponderExcluir
  9. Oi Andressa, tudo bom? Quando vi a premissa desse livro e a capa, já fiquei pensando "lá vem mais uma distopia,não aguento mais"...srsrsr...Eu ainda não li esse livro, apesar de pouir uma boa crítica, (não seiu porque, sempre tem algo que me impede..) enfim, pelo que pude perceber em sua resenha, essa é uma trama bem elaborada e com cosnpirações..fiquei curiosa sobre o fato de ter a memória apagada e ter flashes de lembranças..acho que logo logo lerei e espero gostar tanto quanto você...bj e parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  10. Uia,

    Não pode ser rebelde que seremos reiniciados, dependendo do caso eu até aprovo! kkk'
    Mas agora se esquecer de quem você é deve ser horrível, não queria perder as minhas lembranças e no caso de Kyla, ser lhe ser tirada a força. Achei interessante isso de a pessoa ter um medidos de felicidade que não pode estar a baixo de 5. Acho que a minha fica mais no 3 e as vezes uns picos que vai ao 7. Se ela for até 10.
    Tenho interesse em ler o livro e tentarei não ir com grandes expectativas.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Ter uma mente apagada e começar tudo do zero, às pessoas menores de 16 anos, e não se lembrar de nada parece delirante.
    Eu nunca vi nenhum livro que tratasse sobre isso. Confesso que fiquei super curiosa para ler, Andresa.
    Parece eletrizante e misterioso

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails