Resenha: Cidade do Fogo Celestial de Cassandra Clare

Título: Cidade do Fogo Celestial
Série: Os Instrumentos Mortais #6
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Gênero: Sobrenatural, Romance
Ano: 2014
Páginas: 532
Sinopse: ERCHOMAI, Sebastian disse. Estou chegando. Escuridão retorna ao mundo dos Caçadores de Sombras. Enquanto seu povo se estilhaça, Clary, Jace, Simon e seus amigos devem se unir para lutar com o pior Nephilim que eles já encararam: o próprio irmão de Clary. Ninguém no mundo pode detê-lo — deve a jornada deles para outro mundo ser a resposta? Vidas serão perdidas, amor será sacrificado, e o mundo mudará no sexto e último capítulo da saga Os Instrumentos Mortais.

[...] Diziam que era melhor você conhecer seu inimigo, mas em que ajudava saber que a fraqueza de seu inimigo era a sua também?
É um momento sombrio para os Caçadores de Sombras. Em parte porque muitos terão um destino pior que a morte e por outro lado, porque terão que descobrir uma maneira de destruir de uma vez por todas o maior inimigo com quem provavelmente já cruzaram o caminho. Não há arma forte o suficiente feita pelas Irmãs de Ferro para ajudá-los e Clary, Jace, Isabelle, Alec e Simon terão que ir a um lugar, onde ninguém voltou vivo para contar história, para tentar destruir seu maior inimigo. 

Não vou focar muito na história para não dar spoiler desnecessário. A própria sinopse tem spoiler para quem não leu os anteriores, então vou fazer diferente e dizer o que gostei e não gostei no livro. 

O que gostei...
A entrada de novos personagens, como Emma Carstairs e Julian Blackthorn, que serão os protagonistas da nova série de Caçadores de Sombras da autora, a série “The Dark Artifices” que será lançada em 2015. Eles são ótimos e Emma me lembra muito Tessa (da série As Peças Infernais), o que é ótimo, porque ela é uma personagem que admirei muito. 

Ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiii todas as aparições e menções do Irmão Zacariah e de Tessa (personagens de As Peças Infernais). Quem já finalizou a trilogia As Peças Infernais, vai entender meu amor em relação à esses personagens (dei vários surtos no twitter enquanto lia e eles apareciam ou eram mencionados). Já falei em outra resenha mas, entre as duas séries já lançadas da Cassandra Clare, eu prefiro muito mais As Peças Infernais do que Os Instrumentos Mortais, apesar de amar essa última também. 

Outra coisa que adorei foi o fato de os principais acontecimentos da "guerra contra o mal" não acontecer nas últimas páginas, como na maioria dos finais de séries. Foi bom porque sobraram várias páginas para sabermos mais sobre o “pós-guerra” e o que acontece alguns meses depois. Esse livro foi como um "prólogo" para o que vem a seguir na próxima série “The Dark Artifices”.

O que não gostei tanto...
Fiquei chateada porque a edição está cheia de errinhos, como letras e pontuações apagadas, a letra do texto muito clara, o texto das páginas pares muito junto do miolo, dentre outros. Minha capa veio muito grudada no papel e ao abrir para ler, ficou com a marca de dobra onde não devia. 

Outra coisa que me incomodou um pouco é que havia momentos que eu queria mais ação, que as coisas acontecessem mais rápido, mas houve enrolação. Acredito que a história poderia ser contada em menos páginas. 

Heróis nem sempre são os que vencem. Algumas vezes, são os que perdem. Mas eles continuam lutando, continuam voltando. Não desistem. É isso que faz deles heróis.
#DICA: Para quem está lendo ou pretende ler Os Instrumentos Mortais e As Peças Infernais, sugiro que finalize a trilogia As Peças Infernais, antes de ler Cidade do Fogo Celestial, porque há spoiler na história. 

O final não foi exatamente um final completamente fechado, mas também não ficou aberto (eu sei que é confuso, mas pra mim foi bem isso rs). É difícil explicar, mas apesar da maioria dos acontecimentos e personagens terem um final de certa forma concreto, algumas situações parecem que irão se projetar no futuro, no próximo livro baseado nesse mundo. Então, posso dizer que foi um bom final para a série. Fiquei preocupada em ter um banho de sangue e muitas mortes para lamentar. Meu mantra durante todo o livro era "por favor, não mate esse personagem", "por favor, não mate esse personagem"... e felizmente o saldo foi positivo. 

Li sem muita expectativa porque os dois livros anteriores não me agradaram muito e isso foi ótimo, porque me surpreendi com algumas coisas e nem tanto com outras. Acredito que se eu fosse muito ansiosa ou esperando muito do livro, ficaria menos satisfeita com ele, mas gostei muito do livro, do final que alguns personagens tiveram, do epílogo e dos novos personagens que já estou louca para conhecer melhor na próxima série de Caçadores de Sombras, que se passará 5 anos após Fogo Celestial, ou seja, em 2012 com Emma Carstairs e Julian Blackthorn como protagonistas e eu já me apaixonei pelos dois, que tem um bom destaque nesse livro <3




15 comentários:

  1. Eu lia as fanfics da Cassandra Clare sobre Harry Potter há muito tempo. Fiquei até com vontade de ler Os instrumentos mortais por causa disto. Mas a série acabou se esticando tanto que me desanimou. Apesar de eu ainda ter vontade de ler As peças infernais por ser meio steampunk (segundo dizem) e por causa das capas lindas.

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa,
    Eu sou louco para ler As Peças Infernais e Os Instrumentos Mortais,mas ela já tem tantos livros (E cadê vez aumenta mais mais,né?rsrs') que bate uma preguiça de começar a lê-los.Eu tenho Cidades dos Ossos desde o seu lançamento aqui no Brasil,mas falta mesmo é coragem...rsrs'.Futuramente pretendo ler todos se Deus quiser!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Oi Andresa, tudo bem? Eu também gostei mais de As Peças Infernais do que os Instrumentos Mortais, e só preciso ler o último livro de ambas as séries para finalizá-las, então valeu pela dica sobre a ordem de leitura. Eu achei meio enrolada essa série, pois a autora conseguiu fazer um ótimo trabalho escrevendo apenas 3 livros da série As Peças Infernais, mas enfim, irei conferir o final ^^ Ando meio receosa com o fato de a autora não para4 de escrever novas séries sobre o mundo dos caçadores de sombra, e não sei se isso é bom ou ruim, rs.
    Beijinhos,
    Andréia - StarBooks

    ResponderExcluir
  4. Ei Andresa,
    Acho super caprichada as capas dessa série. Mas nuca li nenhum, não faz meu estilo. O sobrenatural, e é o que mais temos hoje né? =P
    Tbm num gosto muito quando ficam poucas páginas pra contar o que acontece ou como termina a história para alguns personagens. As vezes acertam, mas tem vezes que deixam a desejar.

    Abs...

    ResponderExcluir
  5. Ganhei esse livro e iria ler rapidamente se não fosse o fato de não ter o 5º :/
    Gostei da resenha nesse estilo, ainda mais porque é tão difícil resenhar ultimo livro de série sem soltar spoiler e você não soltou nenhum :)
    Ainda bem que não teve esse banho de sangue, parece que é moda chegar ao ultimo livro e matar vários personagens bons e que não faz sentido que morram, mas pelo menos nesse vou ficar aliviada.
    Ruim o que aconteceu com seu livro, pior coisa esses erros e letra apagada, eu que sou bem detalhista e reparo nessas coisas acaba atrapalhando minha leitura.
    Ainda não li As Peças Infernais, ainda mais porque estou com aquele medinho porque muitas pessoas dizem que tem um acontecimento bombástico no ultimo que dá raiva e fiquei com um pé atrás.
    Apesar de eu ter bastante interesse na série, me chateia o fato de ela ser tão interminável ao mesmo tempo que gosto, vai entender rs

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jess! Pois é =\
      Ah mas com relação à As Peças Infernais... LEIAAAAA <3 kkkk você vai adorar (eu espero)! E claro que tem coisa bombástica, ter parte triste, mas tem parte feliz e a série acaba lindamenteeeeeee <33333 É tão melhor que Instrumentos Mortais (minha humilde opinião) e você precisa ler kkkk. E como eu disse acima, seria melhor finalizar essa série antes de terminar Instrumentos Mortais, devido à spoilers.
      Se tiver a oportunidade leia <3 O primeiro livro eu nem gostei tantoooo, mas segui e me apaixonei demais pela série no segundo... o terceiro fechou com chave de ouro! Mas tem que estar preparada pra chorar (se você for desse tipo que chora com livro), pq eu me acabeiii com o último, choro de tristeza e de felicidade!!!
      Bjos!

      Excluir
  6. Oi Andresa.
    Li os 5 livros da série e felizmente tenho o último livro.
    Mas, como você avisou, vou ler a trilogia Peças infernais primeiro para não pegar nenhum spoiler e entender melhor a história.
    Estou super ansiosa para saber o desfecho dessa série que amo tanto! *-*

    ResponderExcluir
  7. Estou louca pra terminar de ler essa série que apesar de ser bem New Adult me cativou completamente.
    P.S. Ainda bem que não me importo com spoillers hauhauhauha

    Conversas de Alcova

    ResponderExcluir
  8. Mais uma ótima série que foi finalizada. Que bom que a Cassandra terminou com um saldo satisfatório. A única pena foi esse descuido da editora com a parte gráfica do livro. Eu mesmo acho inadmissível para uma editora desse porte, publicar um livro com todo esses problemas de impressão e diagramação. No mais, quero muito ler tudo o que a Cassandra Clare publicar.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  9. Andressa sigo essa série a muito tempo, e quando a autora não parou nos três livros já fiquei chateada, depois fez o prequel e agora essa nova série... rsss, sei lá, sei que o mundo é ótimo e talz, mas acredito que seria bom ela dar crédito a criatividade dela e fazer algo novo. Ela sabe escrever, sabe criar. Não li ainda esse último livro por não ter lido peças infernais, mas perdi o ânimo. Livros demais! Acho cansativo.

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda nao li nenhum livro dessa serie.. =/
    estou me sentindo um E.T. vejo varias pessoas falando da série e tal, e eu aqui sem nem conhecer, triste... mas eu so tenho o primeiro livro dessa serie, quero ver se consigo todos, pra ja ler a serie toda de uma vez, ahh eu tenho aquele O Codex dos caçadores de sombras *-*

    ResponderExcluir
  11. Andressa, não li essa série da cassandra ainda. Quando a série tem muitos livros me bate a maior preguiça, acho que três é um bom livro e um bom tamanho. Mas, falam tanto e positivamente que pretendo ler em breve.
    MAs 3 Livros de Peças Infernais e 6 Livros de Instrumentos Mortais são leituras para meio ano para mim. Que bom que terminou, se é que podemos falar assim, a série de um modo satisfatório e deixando gostinho de quero mais com o Caçadores de Sombra.
    Eu acho lamentavel uma edição com erros, com paginas coladas ou algo meio apagado numa obra com o nome de Cassandra que causam tanto na Bienal.

    ResponderExcluir
  12. Não acredito que minha série tão amada chegou ao fim. :'( :'( Pelo que vi o livro será o máximo, cheio de surpresas, cenas lindas e marcantes.apesar de ter as cenas que vc disse serem desnecessárias (enrolada). Estou louca pra ler e apreciar essa obra incrível e assim como você não gostei muito do livro anterior (como senti raiva do Jace..sssssr). Parabéns pela resenha e obrigada pela dica sobre ler a trilogia antes desse..
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Amor pelos livros da Cassie.
    Já terminei as duas sagas dela e espero em breve ter em mãos As crônicas de Bane. Você citou pontos que não gostou, realmente a primeira parte do livro é um pouco parada, mas a segunda é amor demais. A Cassie sempre consegue deixar os fãs felizes com seus finais.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Andresa, fiquei ansiosa para ler esse, mas vou ler os outros antes rs.
    Eu vi o filme do primeiro livro e simplesmente amei. Ano que vem sairá o segundo e já estou contando com isso, rs.
    Ah, odeio quando o livro vem cheio de errinhos, eles precisam caprichar mais no quesito revisão.
    Mas adorei, vou querer ler o quanto antes

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails